Feijões e ervilhas são fáceis de crescerem. Uma boa escolha para um jardineiro de primeira viagem ou novo enredo no jardim. Estes legumes também têm uma relação simbiótica com bactérias fixadoras de nitrogênio e melhoram a nutrição do solo.
Ervilhas de grão amadurecem em tempos diferentes. São redondas e possuem rugas sem variedades e sementes. Escolha as redondas para rusticidade e semeaduras precoces. Exige solo ensolarado, rico em nutrientes, com umidade retentiva. Cave o solo e adicione abundância de adubo ou estrume bem apodrecido, isso vai ajudar a melhorar a capacidade da terra em reter umidade nos verões quentes e secos.
Como Semear As Ervilhas?
Ervilhas semeadas em solo frio e úmido apodrecem, por isso se certifique que o solo esteja quente. No início da primavera, cobra a terra com polietileno antes da semeadura e em seguida proteja mudas. Procure semear variedades mais curtas em uma vala plana com profundidade de 25 cm de largura
Para as variedades mais altas se faz necessário semear única linha de cinco a dez centímetros de distância, garantindo que não haja espaço suficiente para suportes de plantas. Faça uma broca em forma de V único, cinco centímetros de água profunda a base da broca e semeie as ervilhas. A segunda linha pode ser adicionada, desde que tenha trinta centímetros de distância da broca.
Para uma sucessão longas de ervilhas é preciso semear em intervalos de duas semanas. Use bastões de bambu para criar apoios para as plantas. Uma vez que as ervilhas alcancem poucos centímetros de altura os tentáculos começam a chegar para apoiar as estacas no lugar.
Colheita Precoce
Para crescer uma colheita mais cedo, tente semear em um comprimento de caleiras velhas do final de setembro até meados de novembro. Faça furos de drenagem em intervalos regulares ao longo da base. Preencha ao topo com composto das sementes e adicione variedade precoce de ervilhas. O espaçamento das sementes deve ter cerca de oito centímetros de distância. Mantenha a umidade do composto e transplante para o jardim quando as mudas estiverem estabelecidas. Cave uma vala rasa e transplante as mudas de ervilha.
Especialistas apontam que para obter colheitas frescas é necessário colher de maneira regular. Não puxe a planta após recolher os grãos, tenha em mente que as raízes estão cheias de bactérias fixadoras de nitrogênio. Corte os caules ao nível da terra e permita que as raízes apodreçam de leve para soltar nitrogênio que volta para o solo à próxima safra utilizar e melhorar o desenvolvimento.
As flores evoluem após algumas semanas dos brotos aparecem. Quando as flores secam, uma vagem vai começar a crescer a partir do mesmo lugar. Colha os frutos. A variedade é comestível. Existem consumidores que preferem as ervilhas quando estão jovens. Colha no mesmo dia em que pretende usar. O sabor começa a desaparecer assim que acontece a colheita.
Escolha as vagens antes de ficarem velhas. Embora não sejam prejudiciais para comer, as antigas não são saborosas. A textura é grosseira e concisa, por isso perdem a doçura.
Localização
Escolha boa localização. Ervilhas requerem pleno sol por no mínimo seis horas. Algumas variedades, como as cultivadas nos campos de milho, são mais tolerantes a sombra. Faça uma tabela para determinar quais partes do quintal ou pátio será melhor para desenvolver a espécie.
Selecione variedade que vai se adequar à localização. Cada uma terá luz diferente, espaço, plantio, colheita e requisito, para não mencionar o sabor diferente. Alguns grãos são cultivados por serem consumidos crus, ao passo que outros são feitos para serem descascados e secos para uso posterior na culinária.
Sementes e Ervilhas Secas
Obtenha algumas sementes em mercado de agricultores. Compre secas desde que não sejam muito antigas. Coloque em recipiente de dimensões adequadas (sem adubação) ou escave a terra. Necessário cavar quinze centímetros de solo frouxo.
A terra deve ser composta em sua maioria de barro ou areia. Tome cuidado com a fertilização. Tenha em mente que ervilhas e feijões obtêm os próprios nitrogênios. Fertilizantes tornam as videiras grandes, mas haverá menos feijão e ervilhas para a colheita.
Solo Para Ervilhas
Plante as sementes. Aperte para baixo no solo e depois coloque a semente no buraco. Derrame água sobre a mão e espalhe onde cada semente foi plantada. Embora dependa da variedade, feijões são plantados em cerca de uma ou duas semanas antes da data prevista das geadas na primavera.
Temperatura do solo confiável está acima de 60°F (16°C) como sugestão. Não se esqueça de que as variedades com sementes coloridas são mais propensas a germinar em terras frescas se comparadas com as brancas.
Ao comprar sementes em pacotes destinados para o plantio na parte de traz do envelope devem existir instruções para plantar com números gerenciáveis. É possível seguir as indicações desde que a pessoa que esteja cuidando da espécie não coloque água em excesso, evitando crescimento precoce e alta concorrência por nutrientes.
Apoio Para Plantas
Forneça apoio para plantas. A maioria das ervilhas e feijões se retorce quando evoluem. Utilize uma rede amarrada entre dois postes individuais para cada planta. É melhor ter um suporte pronto logo que plantar as sementes. Os apoios podem também ajudar a marcar os locais de sementes. É possível utilizar cerca de arame, desde que não se importe de sacrificar o lado oposto do muro.
Dicas Para Regar
Configure um plano de rega. Molhe pouco e de maneira diária, aumente a frequência quando a terra estiver seca. Para testar o solo, empurre com o dedo. Se ficar molhado então ainda existe centro nível de umidade. Procure regar com “chuva” de spray da mangueira ou regador. Não execute a mangueira de forma direta sobre as sementes.
Dicas Gerais: Plantio De Ervilhas
Se tiver frutos maduros recolha e ao invés de consumir coloque as sementes em local fresco e seco para deixar secar. Plante no próximo ano.
Uma opção de bom planejamento é encontrar um viveiro ou loja de sementes por perto e perguntar recomendações às pessoas experientes.
Viveiros locais muitas vezes sabem segredos sobre o clima local e do solo que não estão em livros de jardinagem em geral;
Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier