A Importância da Conservação das Plantas

As plantas são essenciais para a vida do nosso planeta e consequentemente para as nossas vidas. O que acontece é que pouquíssimas pessoas se dão conta disso. É através das plantas que tiramos o oxigênio que respiramos e sabendo disso, como viveríamos em um planeta sem verde? A resposta é simples: Não viveríamos. Nos últimos 15 anos o número de projetos voltados para a conservação das áreas verdes do nosso planeta tem aumentado consideravelmente e isso é um grande sinal de que as pessoas estão começando a mobilizar-se sobre o assunto e não mais esperar os líderes governamentais tomarem uma atitude.

Dicas

Dicas

Só aqui no Brasil existem hoje mais de 56 mil espécies diferentes de plantas, excluindo-se os fungos e aquelas não estudadas. Estamos entre as floras mais ricas do mundo com 19% da totalidade mundial. Isso para o número de leis e projetos “verdes” é muito grande, mas temos grandes e boas iniciativas e vale muito a pena conversar um pouco sobre elas, pois a maioria não cai no conhecimento popular e não existe mobilização do país. Saber mais sobre esses estudos é importante, pois o nosso conhecimento ainda é muito incompleto, a começar pelas escolas que não dão maior visibilidade a disciplinas que estudam a ecologia e o ecossistema, principalmente o nosso ecossistema. Tudo é ensinado de uma forma muito global e pouco aprofundado o que não gera incentivo de jovens a investirem em carreiras voltadas a isso.

Então vamos conhecer um pouco mais sobre como anda o conceito de conservação das plantas no nosso país e no mundo, claro, além de conhecer também alguns poucos e bons projetos voltados à esse assunto.

Estratégia Global Para Conservação das Plantas

A GSPC, sigla para Global Strategy for Plant Conservatin, é uma iniciativa da Convenção sobre Diversidade Biológica iniciada pela Organização das Nações Unidas, a ONU. O programa foi adotado por unanimidade na Conferência das Partes da Convenção que foi realizada em Haia no ano de 2002. Na ocasião, a GSPC lançou a iniciativa de diminuir o ritmo de extinção das plantas do nosso planeta de 2002 até 2010, isso aconteceria focando o programa nos 5 objetivos pré-elaborados e com 16 alvos diferentes.

Isso seria feito em conjunto com governos, instituições, organizações intergovernamentais, organizações com trabalho dedicado à conservação e à pesquisa, universidades, instituições de pesquisa, organizações não governamentais com trabalho voltado para o setor além do setor privado e com suas metas lançadas em 2002 alcançadas, em 2010 ainda foi lançado a segunda etapa do projeto que agora visa atualizar as metas e substituir as já atingidas na primeira etapa do programa.

Nessa segunda etapa um dos principais objetivos é preservar pelo menos 10% das regiões ecológicas do nosso planeta. Com isso, a ONU poderá abrir discussões com todos os governos sobre as áreas verdes e solicitar que parte dos impostos cobrados aos cidadãos sejam voltados à isso. Essa segunda etapa do programa teve início em 2011 e são válidas até 2020.

Hoje, a Estratégia Global para Conservação das Plantas desenvolve ações sobre conservação e educação ambiental em cerca de 800 jardins botânicos dos 120 países que fazem parte do programa.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre a didática do programa, basta acessar o site clicando aqui, conteúdo em inglês, ou acessando aqui para ler o programa todo em português.

Dia Mundial da Conservação das Plantas

Uma iniciativa de organizações portuguesas onde escolheram o dia 18 de maio para comemorar e propagar o incentivo à conservação de espécies ameaçadas ou em extinção. O dia sempre é comemorado pelo Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural e do Jardim Botânico da Ajuda onde são ministradas palestras gratuitas e com acesso popular, exposições entre outras diversas atividades. Durante os dias que antecedem esse comemorativo, as organizações visitam escolhas e empresas afim de melhor conscientizar as pessoas sobre como preservar as plantas.

Fique Por Dentro

Fique Por Dentro

Em 2009, o Dia Mundial da Conservação das Plantas conseguiu com o governo de Portugal uma atenção maior à preservação de recursos naturais devido a oito espécies estavam correndo risco de extinção no país português. Essas espécies foram inclusas no Livro Vermelho, uma espécie de tabela onde são encontradas todas as espécies que merecem um pouco mais de atenção quanto à sua preservação. Mas ao mesmo tempo em que a iniciativa conseguiu a atenção do governo para isso, meses depois existiram denúncias sobre a falta de comprometimento de Portugal à Convenção para a Biodiversidade.

Importância de Quintais na Conservação de Plantas

Um estudo feito em 2006 na zona rural de Caruaru, em Pernambuco, comprovou que o cultivo de determinadas plantas, principalmente as frutíferas, nos quintais das residências ajudavam consideravelmente na conservação dessas espécies de plantas. Pode parecer de imediato que uma simples árvore plantada naquele espaço do seu quintal, com intuito apenas de dar bons frutos e uma deliciosa sombra, não vá fazer diferença diante inúmeras árvores da mesma fruta, mas faz e faz principalmente para a preservação dessa espécie na região.

Aqui no Brasil acontece constantemente de frutas exóticas serem conservadas em quintais e posteriormente serem descobertas como uma nova espécie ou até mesmo entrando na zona de preservação, já que tal plantação está entre as poucas existentes no país. Recentemente foi descoberto em Campo dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, duas plantações de groselha. Isso mesmo! Aquela frutinha que achávamos que na verdade não passava de uma deliciosa essência artificial, estava sendo conservada no quintal da casa de um sítio.

Apesar de acharmos que algumas plantas jamais poderão entrar em extinção, não devemos julgar nunca como um fato. Com a extrema e constante mudança que acontece no nosso planeta, biólogos afirmam que se não existir uma atenção maior, principalmente de órgãos governamentais, muitas plantas podem sim entrar em extinção ou em escassez em alguns países. O fato se dá por diversas razões que vão desde a falta de plantações como a preferência por alimentos industrializados. Hoje em dia tudo é procurado de uma forma mais fácil e as pessoas não estão tão conscientes quanto deveriam sobre o consumo e plantação de certas espécies. Podemos então finalizar firmando o que já falamos mais acima: as plantações caseiras fazem toda a diferença na conservação de espécies de plantas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *