Cebolinha (Allium fistulosum): As Propriedades Desse Delicioso Tempero

Temos uma infinidade de plantas que podem ser utilizadas como tempero. Essas plantas inclusive dão um toque mais que especial nos pratos e algumas fazem toda a diferença no sabor. Sempre é bom conhecer as propriedades e características dessas plantas, pois isso pode nos ajudar a compor novas receitas, evitar processos alérgicos, assim como conhecer mais sobre como cultivar e manter uma boa horta em casa.

Vamos então conhecer um pouco mais sobre a cebolinha, tão utilizada em temperos de pratos tipicamente brasileiros mesmo não sendo uma planta nacional. A cebolinha pode ser cultivada exclusivamente para uso pessoal ou em grande escala para venda em grande quantidade. Tanto o cultivo como a germinação da planta não é difícil, pois é uma espécie que cresce rápido e não exige cuidado muito especial.

Vamos entender melhor, conhecendo mais sobre a cebolinha e de quebra, ter algumas receitas deliciosas que podem ser temperadas ou ornamentadas com essa planta.

Ficha Técnica

A Allium Fistulosum, nome técnico da Cebolinha, é uma planta de origem europeia, mas muito comum aqui no Brasil. Além de Cebolinha, essa planta também é popularmente chamada de cebolinha francesa ou cebolinho, este último termo, em Portugal. Ela recebeu esse nome devido as suas folhas terem um sabor levemente acebolado o que fez com que elas passassem a ser utilizada como tempero e agregado em muito de nossos pratos, principalmente na região nordeste e em pratos orientais.

Cultivo

As cebolinhas podem ser cultivadas tranquilamente em vasinhos na sua casa. Elas são plantas de pequeno porte chegando a no máximo 45 centímetros de comprimento e 30 centímetros para as laterais. Como elas são muito utilizadas na culinária, constantemente nós estamos renovando as plantações, tirando as mais adultas para dar espaço as que estão brotando. Se você tiver terreno arenoso suficiente, opte por plantar a terra firme, pois as raízes dão continuidade e sua plantação de cebolinhas só tende a crescer dessa forma.

Elas se desenvolvem bem em solo nem tão arenoso, nem tão argiloso, uma média entre os dois. Precisam de muita luminosidade para se desenvolver mesmo que após atingirem o tamanho máximo sejam movidas para um ambiente com mais sombra. Como precisam de muita luz do sol, consequentemente precisarão de muita rega também e você precisa regar tanto as folhas quanto a raiz para que ela mantenha-se sempre úmida, mas também sem exageros, sendo 2 regas por dia o suficiente.

Para plantar, basta fazer uma cova de no máximo 10 centímetros no solo já fertilizado e coloque as sementes. Elas levam cerca de 4 meses para aparecerem os primeiros ramos e logo após esse período, elas florescem e ficam a ponto de colher rapidamente. Quando for colher, é importante não arrancar a planta manualmente da terra, o certo é cortar a cebolinha sempre na sua base, logo abaixo dos bulbos. Com o corte dessa maneira você evitará que o seu ramo de cebolinha seque nas hastes e possa assim haver uma nova brotação.

Uma outra forma de cultivo e muito inteligente por sinal, é ao invés de plantar do zero, com sementes, você pode comprar um maço de cebolinha na feira e com raízes. É importante que seja em feira para se certificar que não ramos frescos.  Você vai cortar as raízes do maço com uma distância de pelo menos dois dedos do final do talo. Plante essa parte cortada em um vaso bem fertilizado e regado, em pouco tempo você já perceberá folhas novas brotando. A partir daí é só cuidar como o habitual e depois de crescidas se quiser, pode transferir para a terra.

http://www.youtube.com/watch?v=A4hiOQO3paQ

Uso terapêutico

Assim como a maioria das plantas, a cebolinha pode ser usada como remédio natural e tem algumas funções terapêuticas muito boas. É um ótimo estimulante de apetite e auxilia a digestão, por isso é componente presente nos mais variados tipos de dieta. Em sua composição podemos encontrar ferro e vitaminas do tipo A e C, sendo uma ótima aliada no combate à gripe e doenças no aparelho respiratório.

Recentemente foi publicado no site norte americano Diet Health Club que a cebolinha foi considerado um dos melhores antibióticos naturais, devido a sua composição que é rica em uma substância chamada flavonoide. Devido essa substância a cebolinha também tem despertado a atenção de cientistas pesquisadores por ajudar na prevenção de câncer, principalmente de próstata e estômago. Hábito também  como o de comer cebolinha todos os dias, ajuda a regular a pressão arterial e combater o estresse.

Culinária

A cebolinha é muito utilizada como tempero e cai bem com os mais variados pratos. Apesar de ter função terapêutica muito importante, ainda não superou na popularidade de pratos saborosos que podem ser preparados com essa planta. As partes que são utilizadas na gastronomia são as folhas verdes que é a cebolinha em si e as partes claras próximas ao bulbo.

Você pode consumir a cebolinha em seus pratos como tempero e como verdura. Na segunda opção, elas são agregadas em saladas verdes e deve ser consumida crua, pois também ajuda a prevenir da salmonela. Já na primeira opção, a cebolinha cai muito bem como tempero para qualquer tipo de prato. Você pode acrescentar a carnes, peixes, frutos do mar e aves ou dar aquele gostinho especial em sopas e caldos. Para que ela dê um gosto especial quand usadas como tempero, acrescente a cebolinha apenas no final do cozimento. Assim você terá o gosto mais apurado e poderá ao mesmo tempo, saborear o tempero.

Onde e Como Comprar

Você pode comprar a cebolinha em feiras ou supermercados. Elas são facilmente encontradas e geralmente o maço é vendido junto com salsinha. Agregando os dois temperos nos seus pratos, você terá uma combinação de sabores muito incrível também. Quando for comprar a sua cebolinha, evite escolher as que se encontram murchas e amareladas. A folha, que é o tempero em si, se mantém sempre na vertical então aqueles maços onde a folha está mais “molinha”, com certeza já estão envelhecidos.

Para guardar, o ideal é que você deixe na geladeira e de preferência dentro de algum recipiente. Caso não tenha, pode envolver o tempero em uma folha de papel toalha. Ela dura cerca de uma semana.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *