Como Montar uma Floricultura

As flores são ótimas opções de presente em diversas ocasiões.  Não existe momento na nossa vida que não caiba uma flor e que esta não nos faça ver um lindo sorriso de quem recebe, mesmo em ocasiões mais tristes, como quando depositamos uma rosa para um ente querido que se foi. Segundo a lenda perpetuada pelos nossos antepassados, a flor dada á uma pessoa morta, a orientava aos campos de Deus além de ser o último presente que representa todo o nosso amor e carinho por aquela pessoa que não vive mais. Nesse caso, a flor é o único objeto que o morto consegue levar nessa vida, por ela brotar da terra.  E quem não ficaria feliz ao acordar e encontrar aquela linda flor ao lado? Quando as flores passaram a ser um dos atos representativo do amor e carinho mais bonito que existe, ninguém dá conta, mas cada vez mais o número de floricultura aumenta e estas nunca são em numero excessivo. Flores nunca saem da moda, flores nunca deixam de existir e por isso precisamos sempre delas. Se você busca uma ideia para começar um bom e certo negócio, floricultura é uma ótima dica e sabendo diferenciar além de administrar, você pode ganhar muito dinheiro e muita gratidão em troca. Interessou-se pelo assunto? Que tal conversarmos um pouco então sobre como você poderia abrir aquela floricultura de sucesso?

O Mundo (não) Tão Perfeito das Flores

Começar falando de um problema pode parecer desanimador, mas acreditem, vai ser mais animador que qualquer outro assunto que poderia ser abordado primeiro. Sabemos já do poder representativo das flores, porém esquecemos que tratá-las merece uma atenção extrema. Quando se fala em começar um negócio com essas plantas, vai parecer lindamente perfeito, afinal conviver diretamente com flores sempre nos traz uma paz e uma sensação de leveza incrível. Só que não é bem assim. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Flores e Plantas Ornamentais de São Paulo, o comércio de flores movimenta cerca de 1 bilhão de reais por ano, porém muitas floriculturas fecham com menos de 01 ano de funcionamento. Mas como explicar essa diferença nas estatísticas? É bem simples. O problema maior está na falta de experiência em lidar com o estoque, já que as flores são delicadas e precisam de um manejo especial, afinal, quem vai querer comprar uma flor machucada ou murcha? Ninguém não é. Além de não saber como estocar, muitos donos não sabem o que estocar. Algumas flores desabrocham e 24 horas depois estão completamente murchas e isso representa cerca de 30% das flores mais vendidas, ou seja, estocar esse tipo de planta pode ser prejuízo certo, pois se você não as vende antes de murcharem, não venderá mais. Então se vocês puderam perceber, na verdade os problemas não são e não devem ser encarados como tal se você atentar primeiramente para isso. Antes de começar seu negócio, procure conhecer tudo sobre as flores que você vai vender e principalmente sobre tempo e quantidade de estoque porque afinal, você não quer começar um negócio para ter prejuízos.

Escolhendo o Local

Essa escolha é imprescindível independente do ramo do seu negócio. A localização vai ajudar bastante no crescimento do seu estabelecimento e quando mais visibilidade ele tiver, mais vendas consequentemente você fará. Quando se fala em floriculturas, focar nas datas comemorativas é o ideal. As compras de buquês para ocasiões como aniversários e festas são bem ocasionais e não rende tanto para seu negócio, o que impulsiona mesmo, são as vendas grandes, nesse caso o estudo do local que você vai abrir sua floricultura deve ser focado no fator quantitativo. Especifique um direcionamento, por exemplo, se você vai vender flores mais focadas para 15 anos, bodas, casamentos, decoração de salões ou mesas, cerimoniais variados, coroa de flores para sepultamentos, etc. Estando bem direcionando em relação a isso, você poderá a começar procurar seu ponto. Agora é só escolher um ponto estratégico próximo a um cemitério, Buffet, igrejas, dependendo do que você deseja focar e começar a construir sua floricultura.

Escolhendo o Local

Escolhendo o Local

Montando o seu Espaço

Agora que você já tem o local onde abrirá sua floricultura, começar a montá-la é o próximo passo.  Você provavelmente vai pensar que por ser um local já “decorado” você não vai precisar investir nisso. Ledo engano, você não só precisa como deve investir na decoração da sua floricultura. Deixe o ambiente o mais agradável possível e evite erros fatídicos como um espaço aberto com flores por todos os lados, mais parecendo um galpão de entulhos. Pense em cores que lembrem a natureza, use quadros também com paisagens nesse sentido. Divida sua floricultura em pelo menos 3 ambientes: o local de exposição das suas flores, uma pequena recepção onde provavelmente ficará o caixa, os atendentes e possíveis catálogos para que você possa conversar com seus clientes de forma mais privativa e por último, um estoque para reposição das flores que forem sendo vendidas da exposição. Uma ótima pedida também é colocar à disposição, outros produtos à venda, como chocolates, ursos, cestas de café da manhã etc. Esses serviços farão com que você consiga uma rentabilidade maior para o seu negócio já que raramente o cliente procura apenas as flores. Podemos seguir o mesmo parâmetro para casos de vendas em grandes quantidades. Ofereça sempre um serviço extra como de organização de casamento, decoração de ambiente e o que encaixar na sua venda. Da mesma forma do exemplo citado mais acima, os clientes que fazem grandes compras, jamais precisam apenas das flores.

Fornecedores

Esse é o último e não menos importante tópico a ser discutido. Fornecedores são essenciais para uma floricultura crescer. Evite terceirizar esse serviço sem saber exatamente de onde suas flores estão vindo e principalmente como elas são tratadas. Isso evita problemas com clientes também, pois caso algum alegue má qualidade do seu produto, você terá base para se defender. Caso tenha como, seja você seu próprio fornecedor, isso com certeza rentabilizará muito mais para o seu negócio. Se puder, evite também ter apenas um fornecedor em mãos. Muitas vezes um especialista em um único tipo de planta, fornecerá flores com muito mais qualidade do que aquele que oferece todas. Lembre-se sempre que a qualidade nesse caso é mais que fundamental.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • amigo gostaria de reabrir minha floricultura ajude-me

    rafael severiano 29 de janeiro de 2015 19:03 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *