Como Plantar e Cultivar Mamão Durante Todo o Ano

Não há pessoa no mundo que não parecia uma boa fatia de mamão doce. O mamão é conhecido em várias partes do mundo e apreciado pela grande maioria das pessoas.

Nesse artigo vermos como plantá-lo e cultivá-lo durante todo o ano para que a pessoa sempre possa desfrutar dessa delicia de fruta.

Mamão é Fácil de Cultivar Quando se faz A Coisa Certa

Para quem ama mamão aí vai uma boa notícia: eles são muito fáceis para cultivar e crescer se a pessoa souber como plantá-los de maneira adequada.

Eles se desenvolvem tão rápido que podem ser consumido durante os dias do ano.

Além disso, inda podem ser consumidos tanto maduros, ou ainda verdes, em compotas de doces, por exemplo. Com se não bastasse eles também servem para alimentar aves como galinhas, e pássaros se eles aparecerem no jardim de sua casa.

Como Plantar e Cultivar Mamão

Segundo os especialistas, os mamões possuem um rápido crescimento quando são cultivados a assombra de uma arvore rápido além de serem apreciados por grande parte da população para consumo diário.

O mamão que cresce a partir da sua semente é a maneira mais fácil e prática para quem deseja começar seu cultivo, além de ser muito mais econômico, do ponto de vista financeiro.

Para cultivar o mamão é só entrar em uma loja especializada e comprar sua semente.

Porém, o mamão também pode ser exigente em seu desenvolvimento. Eles são fáceis de cultivar, mas não são necessariamente fáceis de manterem-se vivos e dar bons frutos às pessoas, por isso alguns cuidados específicos devem ser tomados, como por exemplo:

-Para fazer o mamão crescer facilmente partir de suas sementes e garantir uma boa colheita dessa fruta durante todo o ano, deve-se em primeiro lugar conhecer as regiões nas quais os mamões se desenvolvem.

Segundo especialistas em plantio de frutas, o mamão é originário de áreas baixas tropicais da América do Sul, mas atualmente é possível encontrar mamão se desenvolvendo em todos os locais tropicais e subtropicais.

Para que a pessoa possa fazer os mamões se desenvolverem de maneira certa, ela vai precisar de um clima adequado, com um bom solo muita água e luminosidade.

Se a pessoa tiver todos esses os itens acima, ela poderá plantar somente algumas sementes de mamão no solo, em qualquer época do ano, e em torno de seis a dez meses, ela verá começarem a dar frutos.

No entanto, existem alguns cuidados que devem ser tomados no plantio e cultivo de mamões, para que não haja obstáculos para uma boa colheita são eles: um solo e um clima inadequados, ou um local onde não haja boa luminosidade ou água para o plantio das sementes dos mamões.

Conhecendo Melhor os Mamões

Os mamões são frutas que apresentam um rápido crescimento, além de serem plantas com um caule simples. O tronco deles é mais macio e não possui a casca da fruta.

As folhas dos mamões são bastante grandes, apresentam pouca durabilidade. Geralmente, o mamoeiro tem um tronco alto, com um tipo de coroa de folhas em cima dele. Alguns dizem que ele se parece mais com uma palmeira.

Quando um mamão perde sua ponta ou ela é cortada, ele poderá desenvolver uma grande quantidade de troncos.

O fruto do mamão cresce nesse tronco, e os mamões continuam a se desenvolver. Sua fruta deve ser logo colhida, senão ela poderá ficar velha ou podre, não adequada para o consumo das pessoas.

Como Usar as Sementes de Mamão Para seu Crescimento

A pessoa pode adquirir a semente do mamão em qualquer loja especializada em jardinagem, mas para obter melhores resultados ela deve usar sementes de mamão cultivadas no local.

Para isso, é bastante cortar na metade o mamão, retirando na sequência suas sementes, limpando-as e secando-as.

Desse modo o indivíduo acabará tendo muitas sementes para fazer seu cultivo e uma plantação de mamão.

O local escolhido deve ser algum onde haja luminosidade suficiente, ou onde bata o sol com frequência, mas que seja protegido dentro do jardim da pessoa e não em um vaso de plantas.

Os mamões são de certa maneira um pouco frágeis para cultivar e qualquer problema que afete as suas raízes poderão realmente destruir todo o seu processo de plantio e cultivo.

De uma maneira geral, os mamoeiros precisam para se desenvolverem de muito bom solo, que seja rico em nutrientes ou matéria orgânica.

Se a pessoa não tiver um solo apropriado é melhor procurar um. Ela deve cavar um buraco de cerca de um metro da metade do lado oposto e começar a preenchê-lo com uma mistura de “composto” no solo.

Na verdade, a pessoa deve fazer esse processo em pelo menos dois ou três canteiros, em locais diversos do jardim da pessoa.

Na sequência ela pode polvilhar esse composto sobre algumas de suas sementes de mamão. Em geral um par de dúzias é uma quantia suficiente para a pessoa fazer uma boa colheita.

Depois a pessoa deve cobrir bem de leve as sementes e mamão com mais composto, esse preferirem.

Em geral as sementes de mamão levam cerca de algumas semanas para que possa germinar, e isso poderá demandar mais tempo do que você esperava.

A pessoa que está plantando as sementes de mamão logo irá notar que suas mudas são muito diferentes tanto em tamanho quanto em força. É por isso, que os especialistas aconselham às pessoas a plantarem várias sementes.

Os indivíduos devem retirar as que sejam mais fracas, tirando-as enquanto ainda estiverem pequenas, ou cortando as maiores para ficarem no solo. A regra geral é: apenas mantenha o que há de melhor.

Curiosidade Sobre o Plantio de Mamão

Depois de todo esse processo descrito acima, a pessoa deve manter em torno de seis plantas.

Segundo especialistas, a planta do mamão pode ser masculino, feminino ou bissexual, e a pessoa deve ter certeza de que ela terá algumas plantas fêmeas ou bissexuais entre suas mudas.

Os mamões do sexo masculino não dão frutos, somente os do sexo feminino ou os que possuem os dois sexos.

Considerações Finais

Agora que você já tem uma Idea de como plantar mamão, aproveite e plante várias sementes para colher essa fruta que é tão apreciada pelos povos do mundo inteiro, e principalmente do nosso país.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de saber como reconhecer o mamão macho mamão femea e ermafrodità .eu soube que o macho não daõ frutos e verdade .conto com sua ajuda plantei varias sementinhas estão com dois centimetros ainda

    paulo 5 de setembro de 2014 13:58 Responder
  • Gostaria de saber como reconhecer o mamão macho mamão femea e ermafrodità .eu soube que o macho não daõ frutos e verdade .conto com sua ajuda plantei varias sementinhas estão com dois centimetros ainda

    José Antonio da Silva 15 de setembro de 2014 18:04 Responder
  • Gostaria de saber como reconhecer uma muda de mamão se ela é macho,fêmea ou emafrodita?

    rosana 5 de fevereiro de 2015 1:27 Responder
  • Gostaria de saber como reconhecer em uma muda de mamâo se ela é macho,fêmea ou emafrodita?

    rosana 5 de fevereiro de 2015 1:31 Responder
  • Como reconhecer o sexo do mamão?

    Tereza Haerbe 12 de fevereiro de 2015 13:24 Responder
  • Olá, gostarias de obter mais informaçoes, exemplo: qual a distancia de um pé para outro , e como disse acima, plantar umas duzias em cada cova e retirar os mais fracos ou seja os menores. e como identificar quando o mamoeiro sejam macho….

    Aldo 12 de abril de 2015 1:30 Responder
  • Gostaria de saber como reconhecer uma muda de mamão se ela é macho,fêmea ou emafrodita?

    Elenara 29 de abril de 2015 1:50 Responder
  • Como se sabe fazer a diferença entre o macho e a fêmea?

    lurdes cruz 11 de maio de 2015 10:13 Responder
  • SE PSSIVEL, MANDE UM MATERIAL INFORMATIVO PLANTIO..

    regis 13 de maio de 2015 20:11 Responder
  • planto mamão até dar flores vai bem mas engruvinham o broto o que acontece?

    Luzia Oliveira de Andrade 31 de maio de 2015 3:55 Responder
  • Jaqueline Oliveira 27 de julho de 2015 19:45 Responder
  • Gostei muitíssimo desse artigo. Mas, a minha dúvida é:como saber se é macho, fêmea ou hermafrodita

    José Ribamar Chaves 15 de agosto de 2015 18:38 Responder
  • Meu pé de mamão dei vários galhos. Se deixar apenas um ele continuará dando frutos?Ou esses galhos enfraquecem o desenvolvimento do mamoeiro?

    Elizabeth Mary Lansiquot 7 de dezembro de 2015 23:20 Responder
  • dEPOIS DE DAR FRUTOS O MAMOEIRO DA FRUTOS NOVANENTE

    vERA CAPASCIUTI 24 de dezembro de 2015 13:39 Responder
  • na verdade eu quero saber como cuidar do mamão a partir do plantio ate a colheita

    Elisandra Tibolla 30 de janeiro de 2016 19:59 Responder
  • ola gostaria de saber qual o melhor mamão papaia para transportar qual o mais durinho sei que tem ums mais mole então gostaria de saber qual o mais firme

    natalia 9 de julho de 2016 12:21 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *