Como Cuidar da Árvore da Felicidade?

O aumento do cultivo da árvore da felicidade acontece não apenas por causa da beleza ornamental como também em consequência das histórias folclóricas que cercam a espécie. Existem pessoas que dizem não trazer sorte o ato de comprar a muda, essa tem que ser um presente para que os bons fluídos fiquem presentes dentro ou fora de casa.

Quando espécies de fêmeas e machos se encontram no mesmo vaso é sinal de sorte. De qualquer maneira vale ressaltar que quem deseja ter esse tipo de espécie dentro de casa precisa ter espaço de cinco metros, seja dentro ou fora de casa.

Problema do Caule: Árvore da Felicidade

Não se pode ignora o fato de que machos e fêmeas são semelhantes, mas possuem distinção em nível a se considerar. De forma práticas as espécies de machos têm caules com maior força e consistência, ou seja, demanda de menores cuidados por parte de cultivadores no sentido de manter de pé. Aos desativados vale destacar o fato de que existe tendência de o caule cair se não existir nenhum tipo de apoio, o que representa a maior parte de reclamação entre pessoas que plantaram a muda e se surpreenderam com a onipresença da árvore.

Independente se macho ou fêmea, quem cultiva além de reserva o espaço também precisa amarrar o caule em estrutura como um pedaço de bambu, por exemplo, conforme indica grande parte dos especialistas em tratar do tipo de árvore.

Qual Melhor Local Para Plantar Árvore da Felicidade?

Independente se macho ou fêmea a primeira providência que deve ser levado em conta se encontra em local que tenha espaço. Outro ponto que não pode ser deixado de lado consiste em implantar o arbusto em local no qual aconteça a meia-sombra. Melhor mesmo é deixar dentro de casa, perto da janela, mas quando não existe a possibilidade por causa do tamanho procure zonas externas que não possuem luzes solares constantes.

Existe o cuidado no sentido de evitar com que o sol não fique atingindo de forma direta o conjunto de folhagem que pode ficar queimada de forma negativa e prejudicar o desenvolvimento da árvore da felicidade. Especialistas também indicam dentro de casa ao levar em conta que por causa da problemática que se relaciona com o caule o conjunto não consegue suportar ventos fortes. De qualquer maneira, inclusive dentro de casa existe a necessidade de existir iluminação a meia-sombra. 

Qual Vaso Usar Para Plantar Árvore da Felicidade?

Nos dias de hoje o mercado oferece diversos tipos de estruturas para usar nesse tipo de árvores. Barro ou plásticos são escolhas interessantes. A cerâmica pode ajudar no sentido de melhorar a combinação da decoração, seja dentro ou fora de casa. De toda forma o vaso precisa ter no mínimo quarenta centímetros, visto que conforme acontece o crescimento há necessidade de fazer o transplante.

Esse tipo de medida consegue segurar macho e fêmeas. Importante frisar que não existe a necessidade de cultivar os dois gêneros no mesmo componente. Tenha em mente de que não existe dependência de ambas as partes para crescer.

Quais Dicas Para Cuidar da Árvore da Felicidade?

Existem diversos tipos de técnicas e processos que devem ser implantados para criar a árvore da felicidade, como no caso de implantar bambu no sentido de segurar o caule e evitar com que aconteçam quedas. Outro tipo de cuidado que deve ser levado em conta no cultivo está em plantar em terra que tenha riqueza no que tange à matéria orgânica. Grande parte dos especialistas indica que o ato de adubar deve acontecer anualmente, de preferência após às épocas frias do ano.

Para a árvore felicidade conseguir se desenvolver com qualidade existe a necessidade de ter umidade na terra. Nesse sentido existe a necessidade de usar um palito de sorvete para saber melhor como se encontram as condições do solo nesse sentido. Ao retirar o pau e o mesmo estiver seco, então é sinal de que falta umidade. Quem não tem o palito pode usar o dedo. Embora não possa estar seco, também é contraindicado o excesso do nível úmido, conforme indica grande parte dos especialistas. 

Quando Podar a Árvore da Felicidade?

Não se pode ignorar o fato de que árvore da felicidade não consiste em espécie que cresce de forma linear. Nesse sentido existe possibilidade de um lado estar com maior número de folhas e galhos do que o outro. Também existe a possibilidade de um flanco estar mais seco do que a outra parte. Em cada sessenta dias toda a parte que se encontra seca precisa ser retirada.

Ao encerrar as épocas frias do ano existe a necessidade de fazer aquele tipo de poda de forma completa não apenas para ajudar na qualidade e retenção arbusto como também em ajudar no desenvolvimento da espécie ao levar em conta que se trata em estação na qual a árvore da felicidade sai do estado da dormência. Outra dica que pode ajudar de formas direta na evolução se recomenta usar óleo NEEN de forma mensal, o que ajuda a evitar o nível de ruga das folhas. 

Quais Características Históricas da Árvore da Felicidade?

De acordo com especialistas a árvore da felicidade consiste em espécie que surgiu na Polinésia e ficou famosa no mundo inteiro não apenas por conta da beleza exótica que encanta os olhares de quem entra na casa como também em consequência das lendas e folclores que envolvem o seu histórico. Nos dias de hoje representa espécie que entrou no conjunto de globalização e pode ser vista em jardins e residências em diferentes locais do globo terrestre.

Dicas Finais Para Cuidar

Uma dica que deve ficar em mente de quem deseja ter esse tipo de espécie dentro ou fora de casa está no fato de amarrar o arbusto junto com bambu para que a árvore não caia. Outro ponto a se considerar se encontra em implantar a árvore em zonas que possuem meia luz solar, visto que o excesso de sol pode prejudicar de forma direta a estrutura ao queimar as folhas. 

Posts Relacionados

Veja maiores informações sobre a árvore da felicidade e o seu cultivo. Aprenda como plantar uma árvore e depois veja como cultivar uma árvore dentro de casa para que ela não seja prejudicada pela ausência de sol e chuva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Prezados
    Me mudei de São Paulo para Santos a 5 meses e deixei minha arvore da felicidade na entrada da porta do lado externo aonde tem luz indireta sem tomar sol direto apenas claridade. Porém ela esta morrendo muito rápido. As folhas estão caindo todas e apareceram pequenas bolinhas verdes que pelo que eu pesquisei são pulgões. Somente achei agora o tal óleo de neem mais não sei como usar. Qual outra opção para acabar com os pulgões. no momento estou usando inseticida CASA E JARDIM. O que posso colocar na terra para fortalecer já ouvi dizer que uma mistura de mel e água fortalece mas tenho receio de formigas. Por favor me ajudem não quero perder minha árvore. Posso cortar o caule para ver se ela fortalece.
    Como faço para tirar uma muda dela antes que morra para eu poder replantar pois essa arvore é a única lembrança que tenho de minha avó ganhei dela de presente e não perder.
    Por favor me ajudem estou desesperada!!!!
    Abraços

    Ana Paula de Freitas 11 de janeiro de 2015 23:09 Responder
  • Adquirir fumo de rolo e deixar de um dia para o outro na agua, coar e borrifar.
    Os pulgões sumirão.

    Tania 24 de abril de 2015 20:20 Responder
  • Olá, tenho uma arvore da felicidade a qual a amo muito, mas infelizmente, fui traca la de vaso , pois ela estava muito cheia com a s raizes aparecendo , estava linda, comprei um vaso maior e replantei ela no novo vaso, cortando o vaso atual e mantendo o mesmo torrão de terra, só completei o espaço que ficou com mais terra.
    Desde de então , minha arvore foi ficando cada dia mais triste, suas folhas foram caindo , as mudas que aparecem no tronco acabam murxando , não sei o que fazer para ela voltar a ficar bonita !!! interessante que é mais com a fêmea, o macho esta se recuperando melhor.
    Por favor, aguardo uma sugestão de ajuda

    nelson 29 de novembro de 2015 18:13 Responder
  • ola tenho arvore da felicidade das duas especie aqui em casa elas estao plantadas em vaso gostaria de saber se elas podem ser podadas pois estao muito alta porem so tem folhas na ponta e se pode ser podada ,como e enquanto enquanto tempo podar .obrigada

    marli 13 de janeiro de 2016 20:11 Responder
    • Quero uma arvore da felicidade femea, o macho tenho, eé mto resistente mas a femea só vi duas veses, uma das quais consegui fazer muda mas ela morreu logo que tentei escorar ela com bambu, aonde amarrei foi morrendo, alguem de Brasilia pr me arrumar?rs

      silvana borges 15 de março de 2016 21:13 Responder
      • Boa tarde, Silvana! Infelizmente não somos de Brasília, mas quem sabe algum outro leitor local possa te ajudar. Boa sorte, abraços.

        Clara Senne 22 de março de 2016 20:41 Responder
  • Boa tarde,

    Gostaria que me ajudasse,estou com o mesmo problema do Nelson, e já tenho esta árvore a 15 anos. Peço por favor me deem um retorno, pois já mudei de local, mas sempre dentro de casa, e não estou tendo sucesso.

    Grata

    Estefania

    Estefania 3 de abril de 2016 15:08 Responder
  • ola tenho crianças pequenas 8 meses e outro 6 anos tem algum problema de ter a arvore dentro de casa perto deles .pois senti que com a casa fechada ela tem um cheiro forte. essa minha é macho e femea no mesmo vaso 1 metrode altura

    ivan 14 de maio de 2016 2:21 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *