Transagem Chá

Quem já ouviu falar de chá de transagem já deve ter ouvido que ele auxilia nas dietas de emagrecimento, sua efusão é diurética e faz com que o metabolismo se acelere. As suas flores são pequenas branco-amareladas e agrupam-se em espigas que chegam a 30 cm de comprimento. Cresce facilmente em terrenos baldios e em muitos lugares é considerada uma planta daninha.

Transagem Chá

Transagem Chá

Plantio da Transagem

Seu plantio é feito exclusivamente por sementes. Seu cultivo é muito simples, é necessário regar dia sim dia não no verão (ou em dias quentes) e a cada dois dias no inverno (ou em dias frios). Mas tome cuidado, plante essa erva em um vaso, porque se colocada no jardim é possível que se alastre muito rapidamente tomando conta de todo o espaço, podendo até matar a grama e outras plantas comuns no ambiente.

Tansagem, Tanchagem ou cinco nervos, são nomes comuns para essa erva que tem muitas propriedades medicinais e bem conhecidas por pessoas mais idosas, que não são da geração sem fármacos e buscam na natureza soluções simples para problemas de saúde as vezes até complexos.

Transagem Chá

Transagem Chá

Uso do Chá de Transagem e Seus Benefícios 

Entre os principais benefícios desse chá se destacam a adstringência, combate a inflamação dos ouvidos,  dos olhos, conjuntivite, rins, bexiga, hemorroidas entre outras.  O suco das folhas ou o cozimento é utilizado para curar feridas, doenças de pelo e crostas na cabeça, nesse caso são feitas compressas e colocadas em cima do machucado. É bom para os fumantes, pois serve como desintoxicante. Outra maneira de usufruir dessa erva é fazendo gargarejo. É indicada para males da garganta também.

Um de seus principais e mais impressionante usos deste chá é para infecções do trato uterino. É um remédio caseiro bem eficiente para infecção de útero. Os ferimentos nesse órgão podem ser causados por uso de outros remédios fortes, como antibióticos, abortos e até por vida sexual com múltiplos parceiros sem proteção. Os principais sintomas dessa inflamação é o corrimento vaginal fétido e com aspecto de pus, dores de cabeça, vômito e menstruação desregulada.

Transagem Chá

Transagem Chá

Claro que um médico não deve ser descartado nunca, mesmo ingerindo o chá.Para fazer o chá é necessário que você tenha de 20 gramas de transagem seca para 1 litro de água ou quatro canecas, coloque a água no fogão, tome cuidado para não ferver, assim que aquelas bolhas estiverem nas bordas da panela, apague o fogo e coloque a erva, tampe e deixe descansar.

Tome o chá até 4 vezes ao dia até a infecção se curar.Muitas são as vantagens  dessa erva, que em muitos lugares é considerada uma praga. Lembre-se sempre: Nada substitui uma visita ao médico, não se auto medique e tenha sempre em mente que sua saúde vem em primeiro lugar.

Posts Relacionados

Saiba como fazer uma horta de chás em casa e tenha sempre a mão uma erva medicinal. Conheça os benefícios da erva cidreira para a saúde e como cultivar e preparar o chá. Saiba mais sobre o uso de flores em chás e os seus benefícios.


Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • quem estiver amamentando pode tomar??

    Nomemarilza santos 16 de outubro de 2012 15:38 Responder
  • eu gostei pq ensina sobre plantas medicinais

    Roberta kelly de jesus 7 de novembro de 2012 11:29 Responder
  • Eu gostei das informações, a minha medica indicou para mim o suco de transagem. tomar meio copo duas vezes ao dia.Eu achei o gosto ruim,mas estou me esforçando em tomar o suco, agora vou me esforçar ainda mais.
    Muito obrigado por essas informações.

    Keila Soares 3 de dezembro de 2012 12:06 Responder
  • Nossa achei muito enteressannte

    Ciara reis 10 de junho de 2013 5:05 Responder
  • GOSTARIA DE SABER SE SERVE TAMBEM PARA GASTRITE?

    NomeJUNIOR 23 de agosto de 2013 17:54 Responder
  • Fazer acontecer
    As pessoas podem ser dividas em três grupos:
    Os que fazem as coisas acontecerem;
    Os que olham as coisas acontecendo;
    e os que ficam se perguntando o que foi que aconteceu.
    Nosso caráter é aquilo que fazemos quando achamos que ninguém está olhando.
    Nunca deixe de ter dúvidas, quando elas param de existir é porque você parou em sua caminhada.
    /////////////////////////////////////////////

    Flanklin Stem Santos da Silva 9 de setembro de 2013 22:17 Responder
  • SIGNIFICADO DE HONESTIDADE

    O que é Honestidade:

    Honestidade, é uma qualidade de ser verdadeiro; não mentir, não fraudar, não enganar. A honestidade é a honra, uma qualidade da pessoa, ou de uma instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem a esperteza de querer levar vantagem em tudo.

    Honestidade, de maneira explícita, é a obediência incondicional às regras morais existentes. Existem alguns procedimentos para alguns tipos de ações, que servem como guia, como referência para as decisões. Exercer a honestidade em caráter amplo, é muito difícil , porque existe as convenções sociais que nem sempre espelham a realidade, mas como estão formalizadas e enraizadas são tidas como certas.

    Para muitos, a pessoa honesta é aquela que não mente, não furta, não rouba, vive uma vida honesta para ter alegria, paz, respeito dos outros e boas amizades. Atualmente, o conceito de honestidade está meio deturpado, uma vez que os indivíduos que agem corretamente são chamados de “careta”, ou são humilhados por outros.

    Flanklin Stem Santos da Silva 9 de setembro de 2013 22:18 Responder
  • Cultivo a transagem na minha horta, sempre tomo o suco que é bom pra todo quanto é tipo de inflamação além de saciar a fome e consequentemente colabora na perda de peso. As minhas colegas de serviço vivem me pedindo e levo sacoladas de folhas desse remédio para elas.

    Gilcélia 9 de novembro de 2013 11:53 Responder
  • Vai uma receita anti-desintoxicante e sicatrizante: Ferva 2 litros agua deixe esfriar. bata 15 folhas bem lavadas da planta em um liquidificador,coe e adicione uma colher de sal-amargo. coloque na geladeira e tome um copo 200 ml por dia. fiz e deu resultado excelente pra mim.

    Jacob favaro 20 de dezembro de 2013 10:43 Responder
  • Eu uso tansagem já algum tempo. Fui na ginecolista ela pediu ultrassom das mamas, eu fiz duas ultrasons, uma em maio de 2013 e outra em novembro de 2013 e deu diferença uma da outra quando começei a tomar o chá os nódulos esparsaram e alguns diminui de tamanho. Estou tomando frequentemente porque a planta é excelente pra saúde, tem ótimo benefícios.

    Rosilene 27 de janeiro de 2014 17:24 Responder
  • Quando me corto ou meus filhos tenha augun ferimento que inflama pego folha do transagen amaco tiro liquido e aplico no local cicatriza rapdo

    jose maria de soza 23 de março de 2014 0:55 Responder
  • Boa tarde,

    Gostaria de saber se a transagem auxilia no combate a candidise?

    Jaqueline Rocha 23 de abril de 2014 20:48 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *