Como Utilizar Plantas Frutíferas em Paisagismos

Incrementar a decoração com plantas é um jeito certo de deixar o local mais bonito e mais atraente, afinam estudos comprovam que plantas exalam aromas que enviados ao cérebro humano aumenta a sensação de tranquilidade e paz. Além da questão harmoniosa da natureza, o fator saúde tanto pessoal como do nosso planeta sempre entra em pauta. Sabemos muito bem que as áreas verdes estão há cada dia mais escassas e cada um de nós fazendo um pouquinho vai ajudar a melhorar as condições atuais do nosso meio ambiente. Por causarem essas sensações está cada vez mais comum a preocupação das pessoas em atribuírem o verde ás suas decorações sejam em casa ou em um ambiente de trabalho e por isso, é mais comum encontrarmos pequenos canteiros e até imensos jardins pelas cidades grandes.

Paisagismo

Paisagismo

As árvores frutíferas por sua vez ganham espaço nessa nova visão de paisagismo estão sempre presentes nas novas decorações de ambientes. De fato elas são além de interessantes, bem úteis para as nossas vidas vide que os frutos podem ser consumidos diretamente do pé o que é muito melhor do que comprar em feiras e mercados, já que através destes não sabemos a exata procedência. Talvez metade das pessoas em nosso país tenha alguma experiência com campo ou diretamente ou através de parentes de interior e sempre é confortante lembrarmos como era bom ser criança e poder conviver em um espaço com árvores desse tipo, comendo aquela saborosa fruta extremamente natural e sem falar nas brincadeiras e na sombra proporcionada.

Então como essa é a aposta do momento, vamos tentar entender um pouco como funciona a adaptação de árvores frutíferas em decorações? Porque elas estão sendo tão utilizadas por paisagistas e porque as pessoas se agradam tanto?

Espaço

Pode parecer que esse tipo de paisagismo exija muito mais espaço do que a realidade. Plantar algumas árvores frutíferas com intuito de decorar o ambiente não é permitido apenas para locais com grandes áreas a serem arborizadas. Dependendo do tipo de árvore que você plantar, apenas 2 ou 3 metros quadrados podem resolver. Um bom exemplo disso são os condomínios residenciais que estão apostando nessas árvores mesmo não tendo tanto espaço assim, pois sabemos muito bem que as áreas de construção de grandes condomínios  destinadas ao verde está crescente, de fato, mas ainda está entre as menores cotas.

Claro que escolhendo esse tipo de planta para seu paisagismo vai exigir um cuidado melhor com o local que você irá construir. Se for em condomínios, o espaço deve ser de preferência em uma área que fique totalmente direcionada ao verde ou em parquinhos, de fronte a portaria, uma pequena passarela térrea ou algo do tipo. Evite utilizar árvores frutíferas próximo a estacionamentos, piscinas, áreas de lazer ou zonas do tipo, pois além de sujarem com a queda dos frutos e de folhas, pode causar algum acidente.

As Mais Populares

Se você, como paisagista, perguntar a uma pessoa que optou por plantar uma árvore desse tipo em casa, qual planta vai querer, você corre o sério risco de receber desejos impossíveis. O impulso nos leva a querer de cara aquelas árvores das frutas que mais gostamos, porém nem sempre é possível. Então nessas horas é bom deixar um pouco o gosto pessoal de lado e ouvir o paisagista, se você é cliente ou ser sincero com seus clientes e dar dicas de quais árvores seriam as melhores opções para aquele espaço, caso você seja o paisagista.

Frutas e Paisagismo

Frutas e Paisagismo

Entre as árvores frutíferas que são mais procuradas para paisagismo podemos citar: Jabuticabeira, pitanga, limão, laranja, romã, amora e lichia. Essas ocupam os primeiros lugares na busca, pois são as mais práticas de cultivar além de não causarem muita sujeita. Profissionais de paisagismo indicam que os proprietários devem evitar as árvores com frutos vermelhos e roxos, pois esses causam manchas no chão quando caem, se sua árvore estiver plantada na terra com grama, o cultivo dessas árvores é tranquilo, mas caso seja cimento ou piso, principalmente em cores claras, evitar essas últimas citadas.

Criando Árvores Frutíferas em Vasos

Você agora vai pensar: “Isso não é tão possível assim”, mas saiba que é tão possível  quando cultivar qualquer outra planta de pequeno porte e está muito comum utilizar esse tipo de recurso no paisagismo. As árvores frutíferas cultivadas em vasos, claro que não podem ser de todas as variedades pois não suportariam o limite de espaço, mas algumas frutas já estão a venda no mercado e são muito procuradas.

Esse recurso teve atenção voltada para si desde que pequenos cultivadores começaram e montar os seus próprios pomares no quintal de casa ou até mesmo em uma varanda no apartamento. Os frutos de menor porte foram desenvolvendo-se de uma forma que independente das árvores estarem plantadas em terra firme ou nesses vasos, continuavam saborosos do mesmo jeito. Foi aí que deram a grande sacada quanto ao tamanho das árvores.

A técnica utilizada é a mesma para o bonsai onde são desviados alguns aspectos que fazem com que a árvore não cresça até seu tamanho natural. São sementes e mudas especiais que devem ser compradas especificadamente. Não adianta você comprar uma semente de laranjeira comum e plantar em um vaso, pois tempos depois essa árvore vai desenvolver-se normalmente. Procure uma loja especializada em plantas ou veja com um paisagista a melhor opção para você.

Quanto Custa

Diante o conforto e a beleza que esse tipo de plantação vai causar em seu ambiente, contratar o serviço de um paisagista não é tão dispendioso. O valor cobrado por esses profissionais pode variar muito pois alguns cobrem apenas o serviço de plantio e primeiros cuidados, quando já outros englobam o pacote inteiro desde análise e tratamento do seu solo até escolha e compra das sementes ou mudas. Então diante os valores e a sua necessidade, escolha o que for mais eficiente para o seu bolso.

Então levando em consideração os fatores acima, você poderá gastar entre 500 e 3 mil reais podendo aumentar de acordo com o espaço. Esse cálculo foi orçamentado em cima de uma área de 15 metros e residencial.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *