Plantas Pendentes Para Vasos de Parede

Plantas Para Espaços Pequenos

Para quem é amante de plantas e mora em lugares pequenos, ter suas queridinhas dentro de casa pode ser bem difícil devido à falta de espaço. Muitas vezes os cômodos são pequenos e colocar qualquer vasinho que seja, mesmo num cantinho pode atrapalha a logística do espaço da casa. E se não há um espaço externo que se possa fazer um jardim fica ainda mais complicado.

Porém nem sempre os vasos precisam necessariamente ficarem no chão ou as plantas serem plantadas em lindos jardins na área externa da casa. Uma excelente opção é utilizar vasos suspensos com espécies de plantas pendentes, elas garantirão um resultado lindo e elegante e caberão muito bem em espaços pequenos.

Possibilitando a existência de uma plantinha verde onde antes não caberia mais nada, elas podem ser exibidas de diversas maneiras:

  • Prateleiras altas rente ao teto;
  • Estantes com nichos;
  • Cabide de tecido ou corda;
  • Suportes especiais para fixar na parede.

Todos transformarão o ambiente em um lugar de paz e tranquilidade, pois geralmente é isso que as plantas trazem para gente.

O Que São Plantas Pendentes

As plantas pendentes crescem para baixo de forma que suas folhas ficam derramadas ao redor do vaso. Dependendo da espécie há a preferência por sombras, enquanto outras necessitam de luz solar, assim como outros cuidados, e um deles, o mais importante que é sempre regá-las.

As consequências da poda de uma flor dependem da sua espécie, para algumas isso pode limitar seu crescimento enquanto que para outras estimula ainda mais o seu desenvolvimento. Por isso não é possível generalizar, mas sim levar em consideração as particularidades de cada tipo de planta. Mas caso os ramos mais longos estejam atrapalhando o ambiente, eles podem ser cortados para não interferir no espaço em que estão.

Como em seu habitat natural as plantas não são podadas por alguém nem de alguma forma natural, o desenvolvimento de suas folhagens faz parte de sua genética. Mas caso haja a necessidade de poda, é possível fazer brotos e novas mudas com a parte cortada para realizar um replantio.

As folhas amareladas são indícios de três coisas; primeiro, ou elas estão senis, ou seja, velhas, segundo, elas estão apresentando sinais de deficiência de minerais no solo e terceiro, elas estão sendo sujeitadas a uma grande quantidade de luz solar. Retirar essas folhas amarelas fazem com que as plantas poupem energia, pois não será necessário gastá-la com fragmentos das plantas que já estão adoecidos ou velhos, economizando amido, e assim poderá usar essa energia de outras formas, como na produção de novas folhagens.

Agora se o amarelado atinge todas as partes das plantas o diagnóstico é outro, pois elas podem estar sendo acometidas por fungos ou o solo estar escasso de minerais. Esse último problema é mais fácil de ser resolvido, basta apenas adubar com húmus de minhoca ou utilizar chorume diluído em água, para complementar a escassez de minerais do solo.

Plantas Pendentes Para Vasos de Parede

Plantas Pendentes Para Vasos de Parede

Plantas Pendentes Para Vasos de Parede

Dependendo de onde você mora é necessário escolher plantas que sobreviverão àquele tipo de ambiente. Algumas plantas pendentes que podem ser plantadas em vasos de parede se encontram abaixo.

Samambaia: Talvez seja a planta mais conhecida desta lista, a samambaia tem um baixo custo, pode ser encontrada em qualquer floricultura e até mesmo em alguns mercados, não requer grandes habilidades para serem cuidadas. Ela não precisa receber luz solar e nem gosta de muito vento, por causa disso é preciso colocá-la em um local onde a luz seja indiretamente refletida sobre ela.

Samambaia

Samambaia

Elas existem na terra desde a época dos dinossauros, o que as tornam extremamente resistentes.

O solo de seus vasos deve estar sempre úmido, porém não encharcados, por isso os vasos devem possuir furinhos para que a água possa escorrer quando aguadas.

Peperômia: São muito fáceis de cuidar e deixam o ambiente com um ar romântico quando penduradas em vasos pendentes devido as suas folhas que têm o formato de coração. O solo precisa estar sempre úmido e elas também não necessitam de receber luz solar. É uma ótima forma de decoração para ficar pendurada na parede de qualquer ambiente da casa.

Peperômia

Peperômia

Véu de Noiva: Suas folhas são bicolores, de um lado são verdes escuras e do outro tem um tom de berinjela, pequenas e delicadas flores brancas parecem levitar sobres suas folhas. São semelhantes a bordados de véus e por essa razão recebeu este nome.

Véu de Noiva

Véu de Noiva

Elas têm certas demandas de luz, porém não podem ficar diretamente expostas ao sol, então o local onde elas serão colocadas devem ser estratégicos para que recebam a luz de que precisam indiretamente. Elas não morreram se não receberem luz solar, mas suas flores também não nasceram. O solo deve estar sempre úmido.

Jiboia: É uma planta muito popular. Ela se prende a galhos de árvores, por esta razão, quando for plantá-la em vasos é preciso colocar pequenos troncos dentro deles. Mas para que elas fiquem pendentes devem ser retiradas dos troncos de madeira.

Jiboia

Jiboia

Elas também não apresentam grande afinidade pela luz direta do sol, apesar de gostar da locais muito iluminados. A despeito de conseguirem sobreviver em ambientes pouco iluminados, isso afeta a sua beleza, as folhas ficam com apenas um tom e nascem mais devagar. Não apreciam o frio e nem muita água, porém seu solo não pode ficar completamente seco, precisa de um pouco de umidade.

Tostão: Também recebe o nome de dinheiro. É usada de forração para cobrir áreas no solo de jardins, mas se for plantada em vasos nasce o suficiente para ficar linda e exuberante, como todas as plantas pendentes.

Tostão

Tostão

O recomendável é aguar o tostão duas vezes por semana com pouca água, pois ele não pode com muita umidade, assim como não gosta de vento nem de frio. Como as outras plantas pendentes não é fã de luz solar, pois suas folhas variam em sua coloração e em sua quantidade dependendo do tanto de luz que ela recebe. Quanto mais claro, mais densa e escura serão suas folhas.

Outros Tipos de Plantas Pendentes

Rhipsalis: Também recebe o nome de “Cacto Macarrão” devido a sua principal característica, pois tem o formato de macarrão. É originária do continente americano e nasce fixado em árvores parecido com as orquídeas. Quando ficam em vasos formam fios verdes que chegam a ter até um metro. Essa planta pendente é semelhante às orquídeas em questões de hábitos. Eles são um tipo de cacto, porém não têm espinhos.

Rhipsalis

Rhipsalis

Avenca: É um outro tipo de espécie de samambaia, porém com folhas menores. Ao serem penduradas formam um belo véu verde no ar. Elas são como as outras samambaias e não florescem. São nativas do continente americano, nascem em lugares úmidos e recebem a iluminação indiretamente. Elas exigem cuidados especiais, com o solo sempre úmidos e uma ótima drenagem.

Avenca

Avenca

Asplênio: Suas folhagens são longas, simétricas e brilhantes. Tem origem nas florestas tropicais e equatoriais da Ásia. Seu habitat natural são as árvores assim como as orquídeas, porém não absorvem seus nutrientes. São bem adaptáveis podendo ficar tanto penduradas em vasos, ou no chão. O seu solo deve ser rico em matéria orgânica e ela gostam especificamente de ambientes úmidos e quentes, por isso são encontradas com mais facilidades em regiões tropicais.

Asplênio

Asplênio

Hera Inglesa: Por causa de como suas raízes se formam elas são chamadas de trepadeiras, mas o que mais impressiona são suas folhas que tem um corte característico e são muito coloridas. É nativa da Europa e Ásia e pode chegar até 12 metros sem muita dificuldade, pois é uma planta de fácil cultivo. Além do mais ela é multifuncional pode servir como planta pendente, trepadeira ou de forração.

Hera Inglesa

Hera Inglesa

Flor de Maio: É um cacto tropical que não apresenta espinhos, tem o formato de belos cachos com flores rosas em sua extremidade. Como o próprio nome já diz é uma flor que nasce somente em maio. É de origem da Mata Atlântida, no Sudeste brasileiro, mas pode ser encontrada em todo mundo devido ao seu fácil cultivo.

Flor de Maio

Flor de Maio

O solo sempre deve estar bem drenado e rico em matéria orgânica. Diferentemente das maiorias das flores pendentes elas se dão bem em solo úmido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vasos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *