Flores de Vasos

Você não pode e nem deve usar o mesmo método que usa para plantar flores no jardim quando as for plantar em vasos. Não pense que se trata de nenhum tipo de técnica complicada, porém, sim, é diferente. Veja a seguir como se faz para plantar flores em vasos e quais são as mais indicada para esse tipo de plantio!

1- Primeiro passo é escolher a planta (busque flores que são adequadas para vasos).

Em geral, podemos dizer que as flores de vasos são as suculentas, pois elas conseguem “guardar” água no caule, nas raízes ou nas folhas e isso faz com que as regas não precisem ser em curtos espaços de tempo. Mas, não somente as suculentas são mais indicadas para serem plantadas em vasos, flores com lobélia, gerânio, petúnia, prímula e amor-perfeito se adaptam bem a esse tipo de cultivo.

2- Não é qualquer vaso que serve para plantar flores.

É importante entre as variedades de vasos disponíveis, saber escolher o que é melhor para sua planta. Os materiais mais comuns e recomendados são: barro, cerâmica, plástico, amianto, fibra e cimento. Confira um pouco sobre cada um deles:

a- Plástico: destaca-se pelo preço baixo e porque é leve, mas por outro lado, sendo um material sem nenhum porosidade, merece maior atenção no que diz respeito ao sistema de drenagem.

b- Cerâmica ou barro: ambos materiais são considerados os melhores para o cultivo de plantas, pois são bem porosos e isso ajuda tanto na drenagem quanto na ventilação necessária. Porém, as regas deverão acontecer com um espaço de tempo maior porque o escoamento é mais rápido.

c- Cimento ou amianto: o problema é que assim como o plástico, ambos materiais possuem pouca porosidade e isso faz com que seja necessário caprichar na drenagem no fundo do vaso, com argila, cacos de telhas ou seixos. Por outro lado, a irrigação deverá ser feita com menos frequência.

3- Adubação é outra parte importante para ser levada em consideração por quem está querendo flores de vaso. A primeira coisa que você precisa saber é que ela NÃO deve acontecer logo após a compra das plantas. O momento de adubá-las deve esperar pelo menos duas semanas depois que o cultivo foi feito. Além disso, não se esqueça da fertilização mensal e dependendo da planta, ela vai precisar de um reforço nos meses da primavera e do verão. São informações sobre as necessidades das plantas que você deve ficar sabendo logo no momento em que as mudas foram compradas.

4- Como falamos de vasos e drenagem, esse é um ponto muito importante para quem está cultivando flores em vasos. No fundo, além de furos para o escoamento da água, é necessário criar uma cada de drenagem que pode ser feita com: pedregulho, cacos de telha, argila ou seixo. Além disso, é aconselhável colocar uma camada de manta geotêxtil.

5- Na hora de plantar lembre-se que as raízes devem ser bem colocadas dentro do vaso e se for o caso, faça a poda, quando estão grandes demais. A planta deve ficar na posição reta e a terra deve ser colocada sem amassar a muda e deixando 1 centímetro para a borda. Aperte levemente a terra em volta da planta depois de terminar para ter certeza de que ela ficará firme dentro do vaso.

Flores de Vasos: Dicas

Podemos dizer que os exemplos abaixo são flores que se relacionam muito bem com os vasos. Veja algumas dicas!

1- Onze-horas: além de ser muito fácil de plantá-la no vaso, ela não exige muito tempo para manutenção. Sem falar que as suas pétalas fazem da onze-horas uma ótima flor para decoração dos ambientes.

Ela dá flores o ano todo, mas gosta muito do sol, por isso, o ideal é deixá-la perto da janela ou na varanda.

2- Violetas: podem ser encontradas em várias cores. São bem pequenas, mas lindas para decoração. As folhas têm uma textura especial e as flores fazem um show a parte.

São bem simples na hora do cultivo e também fáceis na hora de cuidar. Elas são mais cultivadas em vasos de plástico e por terem raízes curtas, são melhores ainda. A principal atenção com as violetas é em relação a irrigação. É muito comum colocar muita água e acabar apodrecendo as raízes.

3- Gérbera: é uma flor muito usada para decoração pois as suas cores são marcantes, de um brilho intenso. Assim como a violeta é bem fácil de ser cultivada em vasos e além disso, dispensa muitos cuidados. Ela suporta terra seca e até mesmo dias sem água. Na verdade, o ideal é regá-las somente duas vezes na semana. Porém, ela precisa da luz do sol e para cultivá-la em vasos é necessário comprar os exemplares compactos.

4- Crisântemo: ele floresce no inverno e também se adapta muito bem aos vasos. Por isso, a fase que a planta fica mais bonita é quando os dias são mais curtos.

5- Lisianto: o problema dessa flor, apesar de se adaptar muito bem ao cultivo em vasos é o fato de ser muito vulnerável ao ataque de doenças e pragas. Neste ponto, merece atenção. Fora isso, é muito fácil de cuidar dela.

6- Mini margarida: é muito usada para o plantio em vasos, delicadas e bem pequenas elas fazem o maior sucesso na decoração. Sem falar as pétalas, em várias tonalidades. Para ela se desenvolver bem, o segredo é usar material orgânico e não esquecer de uma boa drenagem no fundo do vaso.

7- Azaleia: vermelha ou rosa, até mesmo branca ou em uma mistura de cores, é uma planta perfeita para vasos que ficarão dentro ou fora de casa. Elas são bem resistentes ao ataque de pragas e exigem pouco, na hora da manutenção. As regas devem ser feitas de forma irregular e elas suportam baixa umidade e falta de luz, por outro lado, isso acaba fazendo com que pragas ataque a sua planta.

8- Begônia: é fácil de cultivar e de cuidar. Ela pode chegar a altura de 30 centímetros e suas folhas verdinhas as fazem especiais na hora de ornamentação. Ela pode ser cultivada como uma planta anual. Observe na hora de escolher a muda, pois se trata de uma planta com diversas variedades, umas que se adaptam melhor aos vasos e outras aos jardins.

Se você deseja fazer uma mudança na decoração de sua casa ou, até mesmo, decorá-la pela primeira vez, aqui vai uma dica bastante interessante: arrase na decoração colocando nos ambientes da casa alguns vasos de flores, pois, com certeza, sua casa ficará linda e com um clima super legal. Isso porque as flores têm o poder de passar boas vibrações ao local onde estão.

Você pode utilizar vasos com flores artificiais ou naturais, isto fica a seu critério. Porém, uma casa com flores naturais é muito mais chique, pois as flores naturais exalam um perfume maravilhoso e são incrivelmente lindas. Confira, a seguir, algumas dicas de flores que são indicadas para serem plantadas em vasos.

Azaleia – Bromélia – Orquídea

Azaleia: Uma dela flor que pode ser cultivada em vasos. Porém, é importante que o vaso tenha pelo menos 30 cm de profundidade para comportar bem a raiz.

Bromélia: Trata-se de uma planta que não precisa de muitos cuidados e é bastante resistente. Na hora de escolher a planta, leve em consideração o tamanho do vaso, que precisa ser proporcional ao da espécie de bromélia.

Orquídea: Uma planta bastante apreciada, a orquídea é bem mais fácil de ser cultivada do que parece. Entretanto, tenha o cuidado de escolher uma espécie que combine com o local onde você pretende deixar o vaso, se tem incidência de sol ou não.

Brinco-de-Princesa – Gardênia – Moreia

Brinco-de-Princesa: Por ser uma flor que cresce de forma pendente, é ideal para o cultivo em vasos suspensos.

Gardênia: Trata-se de uma planta muito bonita e resistentes. Entretanto, uma de suas características mais marcantes é o perfume, por isso não é indicado colocar o vaso em lugares fechados se você não quer que o cheiro fique ainda mais forte.

Moreia: Uma flor delicada, porém fácil de ser cultivada. Combina com ambientes decorados em diversos estilos e também perfuma.

Vídeos Com Dicas de Flores Para Vasos

Posts Relacionados

Veja dicas de como fazer vasos com plantas penduradas e decorar diversos ambientes da sua casa. Saiba como adubar plantas em vasos para que elas cresçam tão saudáveis como se estivessem plantadas no solo. Conheça o melhor vaso para cada espécie de planta e faça as escolhas certas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vasos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Oi!!

    Maravilhosos esses vasos, vc pode me informar como faço p/ comprar??

    Mto obrigada!

    Abigail 4 de julho de 2011 5:10 Responder
    • OLA,
      SOU PAISAGISTA E FIZ ALGUMAS ENCOMENDAS DE VASOS IGUAIS A ESTES.
      ENVIE EMAIL PARA wangermacedo@hotmail.com, ASSUNTO: VASOS DE BONECA.

      WANGER MACEDO CAMARGO 5 de fevereiro de 2014 20:15 Responder
  • GOSTARIA DE SABER ONDE COMPRAR OS VASOS EM FORMA DE BONECA QUE APARECEM NO SITE ACIMA NA TELA, COM FLORES DENTRO, APARECE A MONTAGEM DE DOIS VASOS COM BRAÇOS , PERNAS, PÉS, MÃOS COLORIDOS E QUAL O VALOR.
    AGUARDO RESPOSTA,

    GRATA

    ANA MARIA – BELÉM/PA 17/10/11.

    ANA MARIA MENEZES 17 de outubro de 2011 16:53 Responder
    • é muito lindo quero comprar porfavor responda

      vali Scherer 29 de janeiro de 2014 19:50 Responder
  • gostaria de saber sobres esses jarros coloridos como crianças,quanto custa …

    caroline 5 de novembro de 2011 17:34 Responder
  • SOCORRO, PARA TUDO, QUE COISA MAIS LINDA ESSES VASOS!
    GOSTARIA DE SABER ONDE COMPRAR OS VASOS EM FORMA DE BONECA QUE APARECEM NO SITE ACIMA NA TELA, COM FLORES DENTRO, APARECE A MONTAGEM DE DOIS VASOS COM BRAÇOS , PERNAS, PÉS, MÃOS COLORIDOS E QUAL O VALOR.
    AGUARDO RESPOSTA,

    GRATA

    Heleusa Magnino 6 de dezembro de 2011 3:06 Responder
  • Quero comprar os vasos em forma de bonecas.
    Aguardo respostas e preço.
    Abraços

    Eliete Amorim 11 de janeiro de 2012 15:26 Responder
  • Estes vasos são maravilhosos!!!!

    Onde podemos comprá-los?

    Aguardo resposta.

    Adriana 23 de janeiro de 2012 21:52 Responder
  • Maravilhosos esses vasos, vc pode me informar como faço p/ comprar??Onde encontro??

    Mto obrigada….Aguardo respostas.

    Maria Alice 15 de fevereiro de 2012 14:51 Responder
  • Obrigada, por essa exposição de arte. Mais que criatividade, quanta meiguiçe tem, nessa alma, que fez esses vasinhos, em forma de bonequinhos. Adoraria, saber onde comprar alguns para enfeitar, meu jardim.
    Espero que me respondam, um grande abraço e parabens!

    Neuza Silva 29 de fevereiro de 2012 13:11 Responder
  • oi gostaria de saber onde posso achar os vasos em forma de bonecos
    grata

    fernanda 20 de março de 2012 18:56 Responder
  • lindos…..gostaria de mais informações sobre os vasos de bonecos, para compra.

    vera Lucia de Oliveir 25 de abril de 2012 20:00 Responder
  • Adoreiii os vasos de bonecos, gostaria de informações aonde posso compra-los.

    Obrigada!!!

    Cristina 3 de maio de 2012 20:52 Responder
  • /boa tarde! gostaria de saber aonde posso comprar os vasos acima( de bonequinhos…..são uma GRAÇA)

    obrigada
    mariana

    mariana 6 de maio de 2012 17:22 Responder
  • Muito lindo os vasos com pernas e braços, amei! gostaria de adquiri los. Como devo proceder? Onde comprar?
    Desde já, agradeço a atenção .

    Karla 8 de maio de 2012 20:57 Responder
  • Boa tarde!!

    Onde encontro os vasos de boneca acima para comprar.

    Grt

    waldirene 10 de maio de 2012 15:18 Responder
  • Quero esses vasos, onde compro?

    Magali 25 de maio de 2012 2:56 Responder
  • onde compro esses vasos de boneca??

    Nome sirlei 31 de julho de 2012 22:40 Responder
  • Gostaria de saber como fazer estes lindos vasos de bonecas.
    Aguardo retorno Grata Eliege

    NomeEliege da Silva 7 de agosto de 2012 22:50 Responder
  • gostaria de saber o preço dos vasinhos de bonecos aguardo resposta!!!

    Nome silvana 29 de outubro de 2012 15:47 Responder
  • como faço pra comprar os vasos em formato de bonecos obrigada

    gennia 7 de março de 2013 16:02 Responder
    • Olá bom dia.Desejo muito saber onde encontro esses belíssimos jarros com carinha,bracinhos e perninhas para comprar.Peço gentilmente que me respondam o quanto anres.Desejo adquirir duas unidades de cada modelo.MUITO OBRIGADA.

      Kathyane 1 de maio de 2013 13:48 Responder
  • Achei o seu site excelente. E desejo saber qual o preço dos vasos semelhantes a bonecos e onde comprar, tá?

    Att

    Dália

    NomeDália Torres Coelho 6 de junho de 2013 19:56 Responder
  • Adorei, onde posso comprar?

    Andressa 23 de agosto de 2013 12:52 Responder
  • Boa tarde.como faço para comprar esse vaso de boneco.
    grata
    Cinthia

    cinthia 21 de setembro de 2013 17:10 Responder
  • QUERIA SABER ONDE ENCONTRO O MATERIAL ADEQUADO PARA MONTAR OS VASOS QUE SÃO LINDOS.,

    MARIA BERNADETE 9 de outubro de 2013 15:23 Responder
  • Desejo saber qual os preços dos vasos de bonequinhos e onde compra-los em São Paulo ou online.
    aguando contato obrigada.

    Maria do Carmo Cavalcanti 18 de outubro de 2013 22:35 Responder
  • Boa tarde! Gostaria de saber quanto custa esses vasinhos de flores, e onde compro, se vocês vendem??

    * Aguardo a resposta, obrigada!

    Beatriz Ribeiro 29 de outubro de 2013 20:49 Responder
  • Gostaria de adquirir alguns destes vasos,por favor entre em contato,obrigada.

    Euridice S.Ribeiro 22 de março de 2014 20:22 Responder
  • Onde eu posso comprar esses vasos de bonecas….
    Aguardo a sua resposta,obrigada!

    Susana 25 de março de 2014 16:39 Responder
  • Olá, alguém sabe onde podem ser encontrados esses vasos maravilhosos? Por favor, compartilhe com todas nós. Obrigada

    juliana 9 de setembro de 2014 0:12 Responder
  • Poderia informar onde vende esses vasos bonecos? Obrigada e aguardo retorno!

    Barbara Paim 1 de outubro de 2014 3:49 Responder
  • Pingback: Como cuidar das flores de vasos - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *