Plantas Que Estão Em Alta Na Decoração

As plantas são cultivadas pelas pessoas, desde a formação de pequenos jardins ou hortas em ambientes exteriores, como também existem plantas que são cultivadas em ambientes interiores (casas, apartamentos, escritórios e etc.).

As plantas funcionam como reguladores naturais da temperatura (conseguem tornar a temperatura do ambiente mais amena e agradável) e do ar (as plantas funcionam como purificadores de ar), e os profissionais da área (arquitetos, designers de interior, paisagistas, decoradores e etc.) descobriram o grande poder decorativo e ornamental das espécies vegetais, que quando cultivadas, trazem um novo tom e cor para o ambiente transmitindo maior vida e beleza ao local.

Devido a esses fatores, as plantas se tornaram uma alternativa válida e diferencia para realizar uma decoração bonita e sustentável, trazendo vida para o ambiente e para o próprio mundo.

Os Cuidados a Serem Tomados Com As Plantas

As plantas acabaram se tornando uma alternativa simples, natural e muitas vezes que não apresenta custo elevado para decorar um local. Apesar de todas essas características decorativas e ornamentais, as espécies vegetais não podem ser vistas apenas como um objeto decorativo, pois as plantas são seres que possuem vida e precisam ser extremamente bem cuidadas e necessitam de atenção e cuidados para que possam viver por muito tempo, e por consequência transmitir a sua beleza, delicadeza e um verde forte e brilhante para o ambiente onde está sendo cultivada.

As espécies vegetais precisam de cuidados com relação a questões como: rega (a quantidade adequada de irrigações a serem realizadas), poda (as plantas precisam ser aparadas para crescerem sempre bonitas, vistosas e saudáveis), temperatura, ventilação, adubação e outros pontos de grande importância.

Por isso, é necessário que a pessoa em cultivar plantas, principalmente com o intuito de decorar um local (principalmente ambientes interiores), conheçam as espécies vegetais que estão sendo cultivadas e a serie de cuidados que elas demandam para que a sua planta seja cuidada adequadamente e com carinho e amor, e assim consiga viver e ornamentar o ambiente por muito tempo.

Para as pessoas que não possuem muito tempo disponível para cuidar de uma planta de maneira adequada, no entanto desejam ter o efeito decorativo de uma planta em sua casa, os especialistas em decoração indicam que a pessoa deve procurar fazer uso de arranjos permanentes, que conseguem se alinhar a projetos de decoração e transmitir beleza, além de serem práticas e duráveis.

Contudo, nada é igual a ter uma planta natural em sua casa, que além de transmitir beleza e decorar o ambiente, traz um grande numero de benefícios para o local, tornando a sua decoração sustentável e benéfica para todo o planeta.

Os Cuidados a Serem Tomados Com As Plantas

Os Cuidados a Serem Tomados Com As Plantas

Plantas Que Estão Em Alta Na Decoração

Soa estranho falarmos em plantas que estejam em alta na decoração, contudo a decoração e seus aspectos são iguais à moda, possuindo desta maneira temporadas e tendências que são seguidas. A decoração e por consequência o próprio paisagismo, passam por momentos cíclicos.

Por isso, em cada período existem espécies vegetais que estão sendo mais procuradas e utilizadas pelos profissionais do mundo da decoração, o que acaba deixando essas espécies em alta.

Como no reino vegetal, existe inúmeras plantas que podem ser usadas pelo fato das mesmas apresentarem características ornamentais, é fácil para os profissionais determinarem tendências e ditarem as plantas que serão usadas na decoração de ambientes, polis opções nunca irão faltar se o homem utilizar a natureza de forma racional.

Devido a esses fatores, algumas espécies vegetais são mais procuradas ou menos procuradas em determinadas épocas, pois as pessoas buscam seguir as tendências que estão ditando as regras daquele momento.

Contudo, existem algumas plantas que tradicionalmente são utilizadas na decoração de ambientes, como por exemplo: as samambaias, o xaxim, a dracena pau d’água, o cipó imbé, a maranta, o cróton e outras espécies. Devido ao efeito cíclico da decoração, em alguns momentos elas estão em alta e alta e em outros, essas plantas não são lembradas como plantas para serem usadas na decoração e ornamentação de ambientes.

Essas plantas que tradicionalmente são utilizadas, podem compor espaços com outras espécies vegetais que vem sendo utilizadas atualmente para compor a decoração de ambientes de forma elegante e natural, como por exemplo: as orquídeas, as bromélias, as plantas suculentas, o manjericão, os lírios, algumas espécies de palmeira (exemplo: palmeira Bismarck), a copo de leite, a fícus e as espécies vegetais na arte bonsai.

Plantas Que Estão Em Alta Na Decoração

Plantas Que Estão Em Alta Na Decoração

Segue abaixo algumas informações sobre as espécies vegetais que podem ser utilizadas e estão em alta para a decoração de ambientes:

As Orquídeas

As orquídeas se caracterizam por serem uma das maiores famílias de espécies vegetais existentes. Elas são plantas tipicamente de clima tropical e que possuem inúmeras formas, tamanhos, cores e se caracterizam por serem espécies que estão difundidas por todo o mundo (só não encontramos orquídeas na Antártida).

As orquídeas são plantas de grande beleza e exuberância, e podem ser cultivadas em ambientes internos e fechados, no entanto elas precisam ficar expostas a luminosidade solar durante algum tempo por dia para viverem bem e saudáveis.

As Bromélias

As Bromélias são espécies vegetais muito consideradas e utilizadas pelos paisagistas devido as suas características ornamentais. Elas compõem uma grande família que possuem mais de 1.400 espécies diferentes.

As bromélias são plantas que florescem somente uma vez, e o florescimento acontece quando elas estão no estágio adulto. A flor da Bromélia se destaca por apresentar aspecto exótico e por ser muito resistente, podendo viver alguns meses.

As Plantas Suculentas

As espécies vegetais suculentas são aquelas que apresentam as raízes, o talo ou folhas mais grossas que permitem que essas plantas consigam armazenar uma quantidade maior de água do que as outras espécies vegetais.

Essa possibilidade de maior armazenamento de água permite que essas plantas habitem ambientes de maior calor, que sejam áridos e secos. Entre as espécies vegetais deste tipo encontramos o cacto.

O Manjericão

O Manjericão é uma erva com características culinárias, sendo muito utilizada como tempero no preparo de alimentos (saladas e massas). Em alguns locais é considerada como uma planta mística, e é utilizada em rituais religiosos. As folhas possuem características ornamentais e decorativas.

O Manjericão além de servir como planta decorativa, pode ser cultivada para fins terapêuticos, pois as folhas apresentam diversas propriedades medicinais.

Os Lírios

Os lírios são espécies vegetais que se destacam pela grande beleza de suas flores. A grande maioria de suas espécies são encontradas no continente asiático (China e Japão).

Os lírios são espécies vegetais extremamente ornamentais sendo usadas para decorar ambientes e serve de adorno para festas e casamentos. As suas flores também são usadas para compor belíssimos buques.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *