A Importancia Do PH Do Solo Para As Plantas

O crescimento das plantas dependem muito das condições externas, incluindo o solo, um dos fatores mais importantes para que as plantas de várias espécies possam se desenvolver bem. Um dos fatores que conta bastante na hora de realizar um plantio é sempre conferir o pH da terra onde se vai realizar a plantação. É ele quem vai determinar se ali é um bom lugar para cultivo ou não. Pára aprender mais sobre o pH do solo e a sua importância para as plantas, você não pode deixar de ler este artigo aqui no Cultura Mix!

O Que é pH ?

Para quem prestou bastante atenção nas aulas de química no colégio com certeza conhece esta sigla tão peculiar. o pH nada mais é do que o potencial hidrogeniônico de uma mistura liquida, ou seja, ele determina a concentração dos íon hidrogênico dentro de uma amostra qualquer. A intensidade desta determinação depende de fatores já estipulados durante todo o estudo deste aspecto. Por isso, o pH de uma mistura líquida pode ser definido em termos de números, indo de 0 até 14.

Se o Ph tiver com um valor menos do 7, significa que a mistura ou amostra estudada possui um caráter ácido, como o vinagre, que possui um pH bem baixinho. Por outros lado, de o pH de uma amostra ou mistura for maior do que 7, significa que o objeto de estudo é básico, ou seja, alcalino, como a amônia que possui pH em torno de 12. Quando o valor de pH tem o valor exato em 7, significa que a amostra é neutra, assim como a água para consumo humano, sem aspectos ácidos ou básicos.

Solo X PH

Porque será que o pH do solo acaba se tornando tão importante para o crescimento das plantas , mais ainda do que as condições climática que as mantém em determinado lugar ? É porque dependendo do valor atingido pelo solo, alguns micronutrientes da própria planta acabam não funcionando e muito menos conseguem assimilar os nutrientes necessários para o desenvolvimento da espécie. Por isso, é muito importante verificar sempre o pH das terras onde as sua horta será cultivada por exemplo, possui algumas espécies não conseguem crescer em pH’s muito ácidos e outras em pH com valor alcalino demais, tendo que haver um equilíbrio entre estes valores.

o Ph do solo pode variar muito relacionado as suas características. Muitas terras possuem rochas, substancias orgânicas, concentração de sais e metais que podem ajudar a determinar facilmente os valor de íons hidrogênio contido em determinado tipo de solo.

Além de todas estas características, é o pH do solo quem determina de verdade se ele é ou não apropriado para cultivo de algumas espécies. Existem aquelas que toleram solo muito ácidos, outras e a maioria, que somente sobrevivem em solos próximo a neutralidade. Poucas espécies conseguem se desenvolver em solos alcalinos demais.

Medindo o PH Do Solo

Você deve estar se perguntando como faz para medir o pH do solo. É bastante simples, visto que a medição é feita através de kist específicos. Porém, a sua regulação é possível, mas somente através de um especialista. Mas, isto não é motivos para a preocupação, pois muitas lojas de produtos agrícolas ou para a jardinagem possuem estes kits para a venda e especialistas capacitados que podem ensinar ou até mesmo realizar a regulagem do pH do seu solo de plantio.

Como Nivelar Ou Ajustar o PH Do Solo

Como a regulagem do pH do solo é extremamente importante para o crescimento da sua planta, é sempre bom saber como fazer a regulagem, por mais complexa que ela pareça. Sendo assim, já se sabe que o solo não pode estar muito ácido e muito menos básicos demais, existindo diversas formas e produtos que ajudam no funcionamento do pH.

Se o pH da terra estiver muito alto, é sinal que ele precisa de uma ajudinha para que o seu valor aumente um pouco, chegando pelo menos perto da neutralidade, lembrando que o valor não precisa ser exatamente 7. Com a acidez muito alta, o solo pode recebe rum pouco de calcário por exemplo, uma substancia alcalina que pode ajudar a neutralizar a acidez do solo de forma rápida. Para saber se um solo está ácido apenas de vista, basta prestar atenção em sua coloração: Os solos com acidez elevada costumam ser mais escuros do que o normal.

Por outro lado, se um solo estiver excessivamente alcalino é preciso adotar uma substancia mais ácida, a fim de neutralizar o solo. Neste caso, usam-se diversos produtos, como aqueles a base de enxofre, farinha de caroço de algodão ou então, até mesmo, adubos compostos produzidos para tal finalidade. A característica predominante dos solos alcalinos é a sua cor esbranquiçada, por isso, é preciso prestar bastante a atenção quando for cultivar a sua espécie em terras como esta.

Quando é Importante Corrigir Os Níveis De PH?

Para corrigir os níveis de pH em uma época correta, é bom prestar a atenção. No outono, recomenda-se que todo este trabalho seja feito, tanto para solos mais ácidos quantos para aqueles mais alcalinos. É nesta época do ano que as terras conseguem absorver melhor as substancias que nela são colocadas para regular o pH das mesmas.

PH Apropriado

Existem aquelas espécies que conseguem se desenvolver melhor em solos mais ácios, como é o caso da hortênsia (Hydrangea macrophlylla). Mesmo assim, o seu aspecto pode variar de acordo com os valores de pH. Em valor mais ácidos, a hortênsia muda de coloração e fica azul. Em solos mais alcalinos, esta espécie adquire tonalidade mais rosada. Neste caso, quem se beneficia é o jardineiro que pode escolher a tonalidade da espécie que mais o agrada, podendo alcalinizar ou acidificar o seu colo com as substancias já mencionadas acima.

Para a agricultura por exemplo, o pH do solo pode ser levemente ácido, se aproximando apenas um pouco da neutralidade. Neste caso , o kit, conhecido como “pH-metro” deverá medir um valor entre 5,5 e 6 para o pH do solo.


Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *