Como todos os seres vivos, as espécies vegetais possuem a necessidade de alimentação para conseguir se desenvolver e crescer de maneira saudável.
Uma das formas de auxiliarmos as plantas no processo de obter os alimentos necessários para o bom desenvolvimento é através do processo de adubação. As plantas precisam de um solo rico em nutrientes para que possam se desenvolver bem, e para que o solo se mantenha forte e rico em nutrientes é necessário que ocorra a adubação.
Quando um solo é adubado, ele sofre um processo de enriquecimento, ganhando maior qualidade e um número maior de nutrientes que serão disponibilizados para que as espécies vegetais ali cultivadas possam se alimentar, suprindo as suas necessidades e se desenvolvam fortes e saudáveis.
Quando o solo é bem adubado e as plantas possuem uma boa quantidade de nutrientes, elas apresentam folhas bonitas e vistosas, com a presença de flores e frutos, o torna o jardim muito mais bonito e agradável.
Os Tipos de Adubação
A adubação pode ser dividida em: adubação química ou mineral; adubação orgânica; adubos de liberação controlada e os adubos foliares.
a) Os Adubos Químicos ou Minerais
Os adubos químicos são aqueles constituídos de compostos químicos e inorgânicos. Esses compostos podem ser tirados de rochas ou mesmo elaborados em laboratório. Esse tipo de adubo se caracteriza por apresentar alta concentração por isso deve ser manejado com bastante cuidado, pois se usado em excesso ou colocado em contato direto com folhas, flores e caule pode ocasionar a queima da planta. Além disso, os adubos químicos apresentam pouca durabilidade.
Entre as vantagens de utilizar os adubos químicos estão o fato deles não produzirem cheiro ruim e por isso podem ser usados nas plantas cultivadas em ambientes internos. Outra vantagem é que esse tipo de adubo é rapidamente absorvido pelas plantas, o que gera resultados com maior rapidez.
b) Os Adubos Orgânicos
Os adubos orgânicos nada mais são que os fertilizantes que são oriundos de materiais que possuem origem animal ou vegetal.
O material orgânico além de enriquecer o solo com nutrientes, possui as vantagens de melhorar a qualidade do solo, ajuda a evitar a compactação do solo que acaba impedindo que a oxigenação da planta aconteça adequadamente e dificulta que as raízes se desenvolvam.
No entanto o uso de material orgânico como adubo apresenta algumas desvantagens como o mal cheiro, e por precisarem passar pela decomposição para poder serem absorvidos pelas plantas, eles acabam levando um tempo maior para a absorção.
Além disso, o adubo orgânico pode ser economicamente inviável para grandes plantações e que possuam grande necessidade de nutrientes.
Entre os principais adubos orgânicos estão: húmus de minhoca, esterco, farinha de ossos, torta de mamona e etc.
c) Os Adubos de Liberação Controlada
São adubos que tem um tempo de vida útil de 03 (três) a 06 (seis) meses. Esse tipo de adubo é muito bom para ser usado em plantações residenciais, pois fornece os nutrientes para as plantas de maneira continue e controlada.
Os adubos de liberação controlada geralmente possuem alta concentração de macronutrientes (NPK), por isso é importante verificar e fornecer os micronutrientes necessários para o desenvolvimento da planta.
d) Os Adubos Foliares
A adubação foliar é aquele tipo de adubação em que o fertilizante é aplicado diretamente sobre as folhas, sendo uma espécie de adubação complementar, pois a mesma não renova os nutrientes do solo, o que por consequência não substitui a adubação solar.
Os adubos foliares são assimilados rapidamente e conforme os estudos, as plantas absorvem rapidamente os nutrientes.
A Adubação Foliar
A adubação foliar consiste em um processo nutricional complementar a alimentação das espécies vegetais. Esse tipo de adubação deve trabalhar em parceria com a adubação do solo, inclusive a adubação foliar deve procurar fornecer nutrientes diversificados, além do NPK normalmente fornecido pelos adubos.
A adubação foliar é usada regularmente na agricultura, principalmente nas plantações de café, laranja, soja, arroz e outros alimentos.
Com relação as plantas ornamentais, a aplicação do adubo foliar é mais rara, sendo restrita a espécies como orquídeas e bromélias.
Todos os tipos de nutrientes (orgânicos e químicos) podem ser aplicados via adubação foliar. E a técnica comumente utilizada para aplicar o adubo foliar é a pulverização e através dos irrigadores, junto com a água da irrigação das plantas.
Para fazer uso da adubação foliar, é importante que seja consultado um especialista na área, para que seja feita a aplicação do adubo com as quantidades e os tipos de nutrientes corretos e necessários para o bom desenvolvimento da planta.
As Vantagens da Adubação Foliar
Segue abaixo as principais vantagens de que seja feita a aplicação da adubação foliar nas plantas cultivadas:
- A rápida absorção dos nutrientes que foram aplicados via adubação foliar por parte das folhas das espécies vegetais e a eficiente absorção dos nutrientes. Nesse tipo de adubação, as plantas conseguem assimilar algo em torno de 90% do adubo aplicado, enquanto que no caso da adubação normal no solo, as plantas absorvem em torno de 50%;
- A adubação foliar melhora a capacidade de absorção das plantas, aumentando e melhorando a absorção e o aproveitamento dos adubos aplicados diretamente no solo;
- Através da adubação foliar, pode ser feita a aplicação de nutrientes específicos que estejam sendo necessitados com maior brevidade pela planta em momentos de doença ou escassez de determinado nutriente;
- A adubação foliar causa estímulos ao metabolismo das plantas, ajudando na formação de aminoácidos, clorofila, proteínas e outros elementos;
A Absorção dos Nutrientes na Adubação Foliar
A rapidez na absorção dos nutrientes pode ser considerada a grande vantagem da realização da adubação foliar, no entanto é necessário cuidado na aplicação desses para que não haja nenhum tipo de sobrecarregamento de nutrientes na planta.
A absorção dos nutrientes através das folhas é rápida, pelo fato dos estômatos – estrutura que fica na superfície das folhas – serem permeáveis a água e a soluções que contêm adubo, por isso aceleram a absorção dos nutrientes sendo responsáveis pela maior parte do recebimento destes por parte das plantas na adubação foliar.
E para que as condições das folhas absorverem os nutrientes sejam melhoradas, pode ser adicionada às soluções que contem os nutrientes, uma substancia chamada de agente umectante. Essa substancia possui ação adesiva, o que acaba impedindo que o líquido com nutrientes aplicados escorra das folhas e se perca.
Cuidados a Serem Tomados na Adubação Foliar
Segue abaixo alguns cuidados a serem tomados no momento de realizar uma adubação foliar:
- É importante verificar o PH – acidez e alcalinidade – da solução aplicada na adubação foliar, pois as espécies vegetais absorvem os nutrientes em uma restrita faixa de PH e essa condição varia de planta para planta;
- Não faça a aplicação do adubo foliar nas horas mais quentes do dia, pois o calor pode causar a evaporação da solução e a planta não tenha tempo suficiente de absorver os nutrientes;
- Cuidado com a aplicação simultânea de adubo e pesticidas ou fungicidas, pois caso a combinação não for bem feita pode gerar desequilíbrios e até mesmo incompatibilidade no adubo aplicado nas plantas;
- Cuidado com os excessos na aplicação dos nutrientes via adubação foliar, pois o que iria fortalecer pode causar doenças nas plantas;
- Não se esqueça que a adubação foliar funciona como um complemento nutricional para as plantas, e mesmo fazendo uso dela, as outras formas de adubação não podem ser deixadas de lado, para que o solo se mantenha rico e cheio de nutrientes.
O processo de adubação é muito importante no cultivo da terra, pois é ele que permite que as plantas cresçam com saúde e com os nutrientes que precisam. O Adubo Foliar é uma boa alternativa para complementar a adubação feita através do solo. Apenas suprir as necessidades de NPK não é suficiente. Porém, que fique claro que o Adubo Foliar não substitui o Adubo Via Solo apenas o complementa. O diferencial desse adubo é o fato de ele ser aplicado através das folhas e é mais comum na agricultura em produções de café, arroz, laranja, soja e outros.
Mas, antes de sair aplicando o Adubo Foliar consulte um especialista para ter a certeza da necessidade real desse procedimento. Uma das principais vantagens desse tipo de adubo é que ele é facilmente absorvido através das folhas das plantas. Esse tipo de aplicação garante que a sua folha receba o adubo que precisa e corrija as deficiências que podem aparecer.
Hola amigos,,,gostaria de saber se o adubo foliar da empresa pode ser usado na plaqntação de abóbora kabotia com eficácia,,,grato,,.