Agrião-do-seco – Lepidium Sativum: Como Cultivar e Outras Curiosidades

Antes de começarmos a falar sobre o agrião-do-seco, vamos dar a ficha técnica dessa planta. Esse é o primeiro passo para conhecer melhor qualquer espécie. E essa, temos certeza que você já conhece, se não com o nome de agrião-do-seco, com um outro nome. Veja!

Agrião-do-seco - Lepidium Sativum: Como Cultivar e Outras Curiosidades

Agrião-do-seco – Lepidium Sativum: Como Cultivar e Outras Curiosidades

Ficha Técnica: Lepidium Sativum

Vamos começar conhecendo quais os outros nomes populares recebe o agrião-do-seco: agrião-da-índia, agrião, agrião-de-jardim, agrião-mouro, mastruço-ordinário e mastruço.

O nome científico é o complicado: lepidum sativum, que ninguém precisa se preocupar em decorar, porque dificilmente a planta será chamada por esse nome.

O agrião-do-seco é da família brassicaceae.

Ficha Técnica: Lepidium Sativum

Ficha Técnica: Lepidium Sativum

E veja em quantas categorias ele se incluiu: medicinal, plantas hortícolas, folhas e flores, ervas condimentares.

O ciclo de vida dessa planta é anual e ela adora os raios solares, precisa de sol pleno.

Origem: o agrião-do-seco vem do Egito, da África e da Ásia e gosta dos seguintes climas: mediterrâneo, tropical, temperado, subtropical, continental e equatorial.

Falando de uma das suas características, a altura, ele pode ficar entre três medidas, são elas: 0.1 a 0.3 metros, 0.4 a 0.6 metros e 0.3 a 0.4 metros.

Conheça o agrião-do-seco: Informações e Detalhes

Pela ficha técnica do agrião-do-seco deu para perceber em quantas coisas ela pode ser usada. Essa planta herbácea  pertence a família Brassicaceae, o que significa que ela faz parte de um grupo que conhecemos muito bem no nosso universo culinário. Isso mesmo, fazem parte da mesma família, alguns alimentos muito comuns na mesa das famílias brasileiras, são eles: brócolis, os vários tipos de couves e a mostarda.

Somando “um mais um”, é isso mesmo que você está pensando, faz parte da mesma família de plantas comestíveis e é uma delas. O agrião-do-seco pode fazer parte do cardápio das pessoas, e normalmente, ele é consumido quando ainda são brotos.

Falando um pouco das características do agrião-do-seco, ele tem as folhas chamadas de basais, isto é, elas não são exatamente iguais as daquelas do caule.

A características das folhas basais é a formação de longos pecíolos, com duplamente lobadas, e a parte do contorno é cheia de “dentes em forma de roseta. Já as folhas que pertencem ao caule, são algumas lanceoladas e outras, lineares, são menores que as da parte de cima e não apresentam os “dentes”.

A altura máxima que um agrião-do-seco atinge, na fase adulta é de 60 centímetros de altura e também possui flores, que são classificadas como tipo rácimo, isto é, são pequenas e na cor branca. E não é só isso, das flores nascem um fruto, chamado deiscentes, que faz parte do tipo síliqua.

Sobre o Cultivo Do Agrião-do-seco

É muito comum que o agrião-do-seco seja cultivado em grande escala para fins comerciais, o que não impede de cultivá-lo até mesmo em um apartamento, para ser consumido como alimento pela família.

O agrião-do-seco é uma daquelas plantas que podem ser cultivadas em lugares pequenos, isto é, adequado ao plantio hidropônico, que significa que sobrevive sem os adubos da terra.

Falamos em planta, mas a melhor forma de falar sobre o agrião-do-seco, se não por um dos tantos nomes populares é chamá-lo de hortaliça. Uma perfeite espécie para ser cultivada em lugares pequenos. Sem falar que ter a própria horta em casa, mesmo que improvisada é uma boa maneira de melhorar a qualidade de alimentação da família, deixando-a mais saudável.

Você também pode usar o plantio do agrião-do-seco para iniciar a despertar o gosto da criançada em ter contato com a natureza, criar meios para se alimentar e saber o quanto é importante incluir esse tipo de alimento na dieta. Quando estiver pronto para ser consumido, o agrião-do-seco pode sair direto da sua varanda de casa ou apartamento para as saladas ou sanduíches (cru), como parte de cozidos ou até mesmo para reforçar o uso.

O agrião-do-seco é rico nas seguintes vitaminas: A, complexo B, C e ainda, sais minerais. Se você nunca experimentou saiba que diferente dos outros tipos de agrião, esse apresenta um sabor com um leve toque de picante, se comparado, por exemplo, como o agrião-da-terra e o agrião-da-água.

Saiba Um Pouco Mais Sobre o Plantio

Já foi falado aqui que o agrião-do-seco é consumido, na maioria das vezes em forma de brotos, por isso esse é o tipo de produção mais comum. Caso você esteja pensando em usá-lo assim ou até mesmo comerciazá-lo, o plantio deverá ser feito em bandejas. Nelas deverá ser colocado algodão ou areia, em ambas opções, devem ser umedecidos e é importante que seja molhado todos os dias. Quanto a hortaliça chega na altura de 6 centímetros é hora de colher. Esse processo poderá ser feito ou retirando-a inteira ou cortando-a com a ajuda de uma tesoura de jardinagem.

Se a ideia é produzir sementes, é necessário que o processo de cultivo seja feito com sol pleno, e neste caso, o apartamento está descartado, porque será necessário solo fértil. E mais, a terra deverá ser enriquecida com matéria orgânica e a plantação deverá receber água diariamente.

As sementes se multiplicam quando estão em um solo arenoso e mais, quando o clima é ameno.

O Agrião-do-seco Como Planta Medicinal

Inclua o agrião-do-seco como planta medicinal na sua lista, e o melhor, sem nenhuma implicação com o uso. Sabemos que algumas plantas apesarem de nos fazer bem para determinados problemas, quando ingeridas em excesso, acabam é criando um novo problema. Esse não é o caso do agrião-do-seco.

Veja Para o Tratamento De Que o Agrião-do-seco é Aconselhável:

  • afecções de pele
  • afecções dos cabelos
  • anorexia
  • desnutrição
  • reumatismo
  • atonia muscular
  • inflamações em geral
  • afecções respiratórias em geral
  • amenorréia
  • bócio

Ele Pode Ajudar a Combater As Doenças Listadas Acimas Porque Possui As Seguintes Propriedades:

  • tem o poder adstringente
  • antiescorbútica
  • tem poder antiinflamatório
  • funciona como antitérmico
  • antitussígena
  • é cicatrizante
  • tem poder descongestionante
  • é diurético
  • é hidratante
  • é fluidificante
  • é expectorante

O agrião-do-seco como planta medicinal tem todas as suas partes usadas, normalmente, é feito um chá com eles, mas simplesmente, comê-la crua em saladas, já ajuda combater determinadas doenças. Uma vez que o importante é ingerir os nutrientes da planta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *