Alho Doce: Espécie Vegetal Da Família Das Alliaceae

O Alho Doce é uma espécie vegetal que pertence à família das Alliaceae, que se caracteriza por ser uma subfamília de plantas da ordem Asparagales, que é constituída de 795 espécies e 20 gêneros diferentes. As Alliaceae incluem plantas terrestres, de ciclo de vida perene, aquelas que possuem ciclos de vida longos, também são herbáceas, bulbosas e possuem caule subterrâneo. As espécies desta família são identificadas pelo cheiro forte e característico delas (exemplo: alho e cebola, que possuem um cheiro chamado de aliáceo), por suas folhas que possuem aspecto macio e carnudo e por suas flores pequenas.

Alho Doce: Espécie Vegetal Da Família Das Alliaceae

Alho Doce: Espécie Vegetal Da Família Das Alliaceae

O Alho Doce possui o nome cientifico de Tulbaghia Simmleri. A Tulbaghia Simmleri possui como sinônimos as seguintes nomenclaturas: Tulbaghia Fragans, Tulbaghia Cepacea e Omentaria Cepacea.

O Alho Doce é um dos nomes populares da Tulbaghia Simmleri, que também é conhecida popularmente por:  Agapanto Rosa.

O Alho Doce é uma planta nativa do continente Africano, mais precisamente da África do Sul.

As Características Do Alho Doce – Tulbaghia Simmleri

O Alho Doce é uma planta bulbosa (são espécies que possui órgãos subterrâneos de armazenamento de nutrientes que são chamados de bulbos. Exemplos: lâmpadas, rizomas e tubérculos) e bastante florífera.

O Alho Doce possui um aroma completamente diferente do seu “primo” o alho social (Tubaghia Violacea), que é o alho mais conhecido por todos nós e utilizado em nossas cozinhas como condimento para temperar os alimentos. O Alho Doce se caracteriza por possuir um aroma doce, fragrante e bastante suave.

O Alho Doce é uma espécie vegetal que possui um ciclo de vida perene, isto é, apresenta um ciclo de vida longo (maior que dois anos). Ela também é uma planta de pequeno porte, que possui uma altura média que varia de 40 (quarenta) centímetros a 60 (sessenta) centímetros.

As Características Do Alho Doce – Tulbaghia Simmleri

As Características Do Alho Doce – Tulbaghia Simmleri

Os bulbos do Alho Doce se caracterizam por apresentarem formato estreito e alongado e são muito mais fortes, resistentes e robustos que os bulbos do Alho Social.

As folhas do Alho Doce são longas, laminares, possuem coloração verde escura e possuem textura e aroma muito similares aos apresentados pelos Agapantos (planta ornamental, originada da África do Sul, que é popularmente conhecida por Lírios do Nilo).

As flores do Alho Doce se caracterizam por serem cerosas e tubulares, possuem forma de estrela e podem se apresentar nas cores rósea e branca, ou dependendo da variedade (espécie) podem ser de cor rósea com a sua coroa branca. Uma das principais características das flores do Alho Doce é o odor (perfume) que elas exalam.

A inflorescência (parte das plantas onde ficam as flores) do Alho Doce são do tipo umbela, que são aquelas que possuem forma que lembram um guarda-chuva. As inflorescências abrigam inúmeras flores, pois uma das características do Alho Doce é de ser uma planta muito florífera.

Quando o Alho Doce é cultivado em condições climáticas ideais e propicias ao desenvolvimento da planta, ela chega a florescer duas vezes no período de um ano (nas estações da primavera e do outono).

O Cultivo Do Alho Doce – Tulbaghia Simmleri

O Alho Doce é uma espécie vegetal que aprecia um clima ameno, sendo típica de clima Tropical, no entanto, ela consegue se adaptar com facilidade a regiões que apresentem climas: Subtropical, Mediterrâneo, Oceânico e Temperado.

O Alho Doce é uma planta que de ser cultivado a pleno sol, e preferencialmente em solo que seja fértil e com boa capacidade de drenagem.

O solo para o cultivo do Alho Doce pode ser trabalhado e enriquecido com a aplicação de material orgânico que auxilie nas condições de fertilidade do solo para que a planta se desenvolva perfeitamente.

O cultivo do Alho Doce exige que sejam realizadas irrigações (regas) de forma regular para que a planta encontre condições apropriadas para se desenvolver e florescer. Contudo, a planta não suporta ser cultivada em solos que sejam úmidos e pesados, portanto o solo em que o Alho Doce é cultivado não pode ficar encharcado, pois esta situação irá sufocar os bulbos e esses irão apodrecer, levando a planta a morrer. Por isso, é interessante que o Alho Doce seja cultivado em canteiros com elevação, para que as condições de drenagem sejam facilitadas.

O Alho Doce é uma planta que apresenta certo grau de resistência, e a planta tolera geadas leves. No entanto as inflorescências sofrem queimaduras com muita facilidade quando acontecem geadas de qualquer grau.

Quando chega o inverno ou os momentos de frio mais intenso, nas regiões de climas: subtropical, mediterrâneo e temperado, o Alho Doce tem a tendência a perder as suas folhas e volta a brotar somente na primavera com toda força, vigor e beleza.

O Alho Doce é uma planta que pode ser plantada em qualquer época do ano (primavera, verão, outono e inverno).

As Utilidades Do Alho Doce – Tulbaghia Simmleri

O Alho Doce é um bulbo de características exclusivamente ornamentais, sendo bastante utilizada no paisagismo, para a decoração de belos jardins.

O cultivo do Alho Doce é ideal para quem deseja formar maciços (paisagisticamente, Maciço é a denominação dada a um grande numero de plantas da mesma espécie cultivadas no mesmo local) e bordaduras (composição de delimitação de canteiros de jardins).

O local ideal para o cultivo do Alho Doce é o Canteiro, preferencialmente elevado. O Alho Doce se caracteriza por ser uma planta bastante rústica e que necessita da baixa manutenção, isto é, precisa de poucos cuidados e manejos por parte de quem a cultiva. O único cuidado exigido pelo Alho Doce é que sejam realizadas adubações semestrais para a planta manter-se forte e vigorosa.

As flores do Alho Doce se caracterizam por apresentarem alta durabilidade, e por isso podem ser utilizadas como flor de corte e na composição de belíssimos arranjos florais.

A Multiplicação Ou Propagação Do Alho Doce – Tulbaghia Simmleri

O Alho Doce é uma planta que pode se multiplicar de 03 (três) formas: através da divisão dos bulbos, através da divisão de touceiras e por dispersão das sementes.

A multiplicação por divisão dos bulbos acontece através dos bulbilhos que são formados de forma lateral a planta mãe. Esse pequenos bulbos laterais são retirados e são plantados em outros locais para se transformarem em bulbos normais, que irão servir para o plantio e geração de novas plantas.

A multiplicação por divisão de touceiras consiste na fragmentação de um individuo para conseguir outras espécies com as mesmas características. Através desta divisão, são formadas mudas que serão plantadas em outro local para gerar novas plantas.

A multiplicação por sementes é o principal método de propagação de plantas. As sementes que são geradas pelas flores das plantas são dispersas e colocadas em condições ideais de cultivo para serem plantadas e gerarem novas espécies. No caso do Alho Doce, quando elas são cultivadas através da dispersão de sementes, levam em torno de 04 (quatro) anos para iniciar a floração.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *