Araçá – Psidium Cattleyanum: Como Cuidar e Fazer Receitas Deliciosas

Perfil Científico da Planta:

Nome: Psidium cattleyanum

Família: Myrtaceae

Categoria: Arbustos Tropicais, Arbustos, Árvores Frutíferas, Árvores.

Origem: América do Sul, principalmente o Brasil.

Clima: Equatorial, Tropical, Oceânico, Subtropical.

Luminosidade: Sol pleno.

Araçá

Araçá

Nomes populares: Araçá, Araçá-comum, Araçá-da-praia, Araçá-de-comer, Araçá-de-coroa, Araçá-do-campo, Araçá amarelo.

Onde se desenvolve bem? Essa planta costuma crescer em campos abertos.

Principais características: Essa é uma árvore de pequeno porte, que atinge de um a quatro metros de altura na média. O fruto dessa planta é redondo, macio e pequeno. É um ótimo alimento para a fauna da região na qual cresce.

Período de floração e frutificação: A coleta de sementes ocorre em Agosto e a floração acontece várias vezes ao ano, em especial durante Setembro.

Ciclo de Vida: Perene.

Descrição Mais Detalhada do Araçá Amarelo:

A árvore do araçazeiro, que tem como fruto o araçá, possui uma copa esparsa de porte arbustivo, e pode atingir até oito metros de altura. É encontrada facilmente por toda a Mata Atlântica. O tronco dessa árvore é tortuoso e forma uma casca lisa, escamosa, de coloração vermelha e acinzentada. As folhas são oblíquas com tamanho de cinco a dez centímetros de comprimento. As flores são solitárias e brancas, com estames compridos. O período de florescimento varia de junho a dezembro, ou seja, ocorre ao longo da primavera e do verão. Os frutos são do tipo baga, globosos, de casca amarelada, com polpa de cor creme, sabor que varia do doce ao ácido, lembra a goiaba e possui muitas sementes. Os frutos são ricos em vitamina C e podem ser consumidos de diversas maneiras: ao natural, como sucos, doces, licores, compotas ou sorvetes.

Araçá Amarela

Araçá Amarela

Essa planta é ideal para ser cultivada em pomares domésticos. Isso porque é uma árvore de pequeno porte, ou seja, não exige muito espaço para se desenvolver. Outro atrativo interessante é o poder que o araçazeiro tem de atrair uma infinidade de passarinhos silvestres, interessados em se alimentar do fruto dessa planta. O melhor modo de cultivar o Araçá é sob sol pleno, em solo profundo e fértil, de preferência enriquecido com matéria orgânica e irrigado com regularidade. O araçazeiro se adapta bem ao clima tropical, que é quente e úmido, além disso, é capaz de sobreviver às geadas do clima subtropical. Mesmo se desenvolvendo melhor sob o sol pleno, essa planta tolera sombreamento parcial. O araçazeiro é sensível à podas e à pragas como a moscas das frutas. A multiplicação dessa planta ocorre facilmente pelas próprias sementes da mesma.

Muitos se preocupam com o fator estético ao decidir plantar uma árvore. Não somente a beleza mas, também, as árvores nos trazem conforto de ambiente devido a diminuição da incidência de luz e de calor nas épocas mais quentes do ano. Ainda abrigam e alimentam a fauna, e protegem as nascentes e os rios. Somada a todas essas vantagens, espécies como o Araçá, apresentam grande potencial para exploração econômica, devido as características dos frutos que produzem. Os frutos são excelentes para o consumo ao natural ou industrializados, como doces ou como geléias. Outro modo de utilizar esses frutos é para fazer sucos. O óleo extraído das folhas é utilizado na medicina tradicional como combatente à diarréias e também é utilizado como antibiótico em alguns casos. Apesar de todo o potencial do Araçá, são poucos os dados sobre o cultivo, produção e utilização dessa planta.

Os Frutos:

Os frutos, conhecidos por araçá, são do tipo baga com globos achatados e coroas. A casca é amarela e levemente áspera, ainda assim o fruto é inteiro comestível. A parte interior do fruto varia do tom amarelado ao esbranquiçado, sempre clareando em direção ao centro. Tem sabor adocicado e levemente ácido, lembra muito a goiaba. É uma fruta suculenta e perfumada. Contêm várias sementes reniformes no seu respectivo interior. Há vários tipos de araçá, sendo que o mais comum é o araçá-vermelho, o araçá-do-mato, o araçá-de-praia, o araçá-pêra, o araçá-de-coroa, o araçá-do-campo, o araçá-rosa e o araçá-pitanga. É comumente utilizado no preparo de sucos, sorvetes e geléias, como se faz com as goiabas.

A Madeira:

A madeira dessa planta é muito densa, elástica, resistente e, também, de longa durabilidade mesmo em lugares secos. Na marcenaria é indicada para cabos de ferramentas, para confecção de peças que exijam resistência obras de torno, esteios e, ainda, para carvão e lenha.

As Flores:

As flores do araçazeiro são pequenas, hermafroditas e de coloração brancas com nuances esverdeadas e levemente perfumadas.

Em Que Regiões do Brasil Encontramos O Araçazeiro?

Essa planta está presente nos mais diversos ecossistemas do país. Podemos encontrá-las no nos Pampas Gaúchos, no Cerrado, ao longo de toda a Mata Atlântica, no Pantanal e, também, na Amazônia.

Faça Receitas Com A Fruta do Araçá!

Suco de Araçá:

Você Vai Precisar de:

  • • Dois litros de água tratada;
  • • Vinte folhas lavadas de hortelã;
  • • Suco puro de quatro limões;
  • • Dez folhas lavadas do araçazeiro;
  • • Açúcar ou adoçante, como preferir;
  • • Gelo a gosto.

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por cinco minutos pelo menos, para que as folhas fiquem bem moídas. Coe o suco com uma peneira fina, para não ficar farelinhos no suco, e, em seguida, adicione gelo. Se referir bata o gelo com todos os ingredientes. Sirva em seguida, assim o suco não perde as propriedades nutricionais dos ingredientes!

Geléia de Araçá Com Mamão:

Você Vai Precisar de:

  • • Um de mamão pequeno e maduro;
  • • Meio quilo de araçá amarelo;
  • • Um copo e meio de açúcar;

Modo de Preparo:

Deixe as frutas sem caroço e bata-as em um liquidificador sem água. Despeje a pasta formada em uma panela, acrescente o açúcar e leve ao fogo médio. Misture os ingredientes da panela aos poucos e deixe esquentar por cerca de duas horas. Retire a borra branca, que se parece com uma espuma que se formará durante o tempo de fervura da geléia. Quando atingir textura de caramelo, ou assim que der as duas horas desligue e deixe descansar. Guarde em embalagens de vidro com tampas bem vedadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ola gostaria de sabe como devo cuidar da fruta , pois ela depois de grande racha , fica manchas pretas no fruto e a casca bem dura? o que devo faze obrigado

    robson souza 24 de novembro de 2013 23:02 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *