Arruda (Ruta Graveolens)

Espécie de Ruta que cresce como uma erva. É nativa da Península dos Balcãs, no sudeste da Europa. Agora cultivada em todo o mundo como uma planta ornamental em jardins, principalmente por causa de suas folhas azuladas e às vezes também por tolerância de quente e condições de solo seco. Também cultivada na forma de erva medicinal, como condimento. Em menor grau produzido como repelente de insetos. As lagartas se alimentam de borboleta na rua, entre outros tipos de plantas.

Arruda (Ruta Graveolens)

Arruda (Ruta Graveolens)

Uso Tradicional Da Arruda

Comum para promover o início da menstruação e das contrações uterinas; por este motivo o óleo refinado de arruda foi citado pelo historiador romano Plínio como um potente abortivo (indução de aborto). Contém pilocarpina, usada em cavalos para induzir o aborto. Também usada no Brasil como o ingrediente chave de xarope para tosse caseiro à base de plantas, quando amassada com açúcar caramelizado e mel.

Uso Tradicional Da Arruda

Uso Tradicional Da Arruda

Utilização Culinária

Tem uso culinário se usada com moderação.  É amarga e desconforte gástrica grave, por isso pode ser experimentado por alguns indivíduos. Embora utilizada em outros tempos, a erva não se adapte às gostos modernos, e, portanto, seu uso diminuiu consideravelmente ao longo do século XX, na medida em que na atualidade representa parte desconhecida do público em geral e da maioria dos chefs. Disponíveis em supermercados.

Amplamente utilizada no antigo Oriente Médio e cozinha romana. Folhas de arruda são importantes da cozinha da Etiópia. Utilizada como condimento tradicional na Grécia e em outros países do Mediterrâneo. Em Istria (região da Croácia) e no Norte da Itália é usado para dar sabor especial à grappa – na maioria das vezes um pequeno ramo da planta pode ser encontrado na garrafa.

As sementes podem ser utilizadas na papa de aveia. A folha amarga é adicionada aos ovos, queijo, peixe ou misturada com ameixas e vinho para produzir um molho de carne. Na Itália, em Venezia, os ramos jovens são mergulhados em massa, frita em óleo e consumido com sal ou açúcar. Também são utilizados por si para aromatizar um tipo específico de omelete.

Composição Química Da Arruda

Também cultivada como planta ornamental. A maioria dos gatos não gosta do cheiro dela, e pode, portanto, ser utilizado como um impedimento para ele. Uma série de furanoacridones e dois acridona alcalóides (arborinina e evoxanthine) pode ser isolados a partir desta Ruta.

Os extratos de clorofórmio da raiz, caule e folha mostra o isolamento do furanocoumarin chalepensin. O óleo essencial contém dois componentes principais: Undecan-2-ona (46,8%) e nonan-2-ona (18,8%).

http://www.youtube.com/watch?v=Yckf_oYcXtg

Simbolismo Da Arruda

Arruda é mencionada na Bíblia em Lucas 11:42: “Mas ai de vós, fariseus, porque dais o dízimo da hortelã, da arruda e todos os tipos de ervas!”. Conhecida por seu significado simbólico, por vezes chamado de “erva-de-graça” em obras literárias. É uma das flores distribuídas pela louca Ofélia em William Shakespeare, em Hamlet. Ela foi plantada pelo jardineiro em Richard II para marcar o local onde a rainha chorou ao ouvir a notícia da captura de Richard III.

Arruda é considerada erva nacional da Lituânia, onde frequentemente está referida em canções folclóricas lituanas, como um atributo de jovens associados à virgindade. Comum nos casamentos tradicionais lituanos as virgens usarem arruda no casamento como símbolo para mostrar a pureza. Da mesma forma proeminente está no folclore ucraniano, em músicas e cultura geral.

Características Da Arruda

  • Natureza: Quente e seca.
  • Ideal: Cultivar perto de uma figueira.
  • Utilidade: Ele aguça a visão e se dissipa flatulência.
  • Perigos: Ela aumenta o esperma e amortece o desejo de coito.

Planta perene que pode crescer até cerca de 1m de altura. As raízes da planta podem atingir uma profundidade de até 6,1 m, se o solo for seco. Floresce entre junho e agosto, no Hemisfério Norte. As flores são brancas e de cerca 3,8 cm de diâmetro. A rodada semente mede entre 1-1,5cm de diâmetro.

Arruda – Harmala

Harmala foi plantada nos Estados Unidos em 1928, no Novo México por um agricultor querendo fabricar a “vermelha iraniana” tintura das sementes. Desde então, ela se espalhou invasiva para Arizona, Califórnia, Montana, Nevada, Oregon, Texas e Washington. Por serem resistentes à seca os africanos podem deslocar as nativas e gramíneas que crescem nas terras do deserto de sal-arbustivas dos EUA ocidental.

Na Turquia, as cápsulas secas da planta são amarradas e penduradas nas casas ou veículos para proteger contra o “mau olhado”. No Afeganistão, Azerbaijão, Irã, Iraque, Turquia, Uzbequistão e Tadjiquistão, as cápsulas são misturadas com outros ingredientes colocados em brasa de carvão, onde explodem com pequenos estalos, liberando uma fumaça perfumada que é levada a redor da cabeça das pessoas atingidas. Como isso é feita, uma antiga oração é recitada. Esta oração é dito por judeus e muçulmanos.

Esta prática persa remonta os períodos pré-islâmicos. No Irã, este ritual às vezes é realizado em restaurantes tradicionais, nos quais os clientes estão expostos aos olhos de estranhos. Ele também é usado na Índia, região da Caxemira, onde as sementes são incendiadas em vasos fogo de carvão para afastar o mal em ocasiões como casamentos.

Arruda Da Síria: Características Gerais

Pode ter sido usada como remédio no Oriente Médio em tempos antigos. Usado como enteógeno nas modernas culturas ocidentais. Um corante vermelho a partir das sementes é usado na Ásia ocidental para tingir tapetes e lãs. Quando as sementes são extraídas com água, um amarelo fluorescente corante é obtido. Se extraídas com álcool, um corante vermelho é obtido. Os caules, raízes e sementes podem ser usados para fazer tintas de impressão, corantes e tatuagens.

No Iêmen foi utilizada para tratar a depressão. A fumaça das sementes mata algas, bactérias, parasitas intestinais e moldes. Tem “atividade antibacteriana” contra bactérias resistentes aos medicamentos.  À “raiz é aplicada paramatar piolhos” e quando queimada, as sementes de matam insetos. Também inibe a reprodução do tribolium castaneum, espécie de besouro.

Também utilizado como um anti-helmíntico (para expelir vermes parasitas). Alegadamente, os antigos gregos usaram as sementes em pó para se livrar de vermes e de tratamento de febres recorrentes possivelmente da malária. Peganum harmala é um abortiva! Em grandes quantidades, pode reduzir a espermatogênese e fertilidade em ratos machos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *