Árvore Guarda-chuva – Schefflera Actinophylla

Você já ouviu falar em árvores guarda-chuva? Não? Talvez, por algum dos outros nomes populares, que são: brassaia, cheflera, árvore polvo ou cheflera da folha grande. Tudo bem que os nomes são bem complicadinhos para populares, mas o nome científico então, não fica atrás, schefflera actinophylla.

Essa árvore é classificada também em outras categorias, são elas: folhagens, árvores ornamentais, arbustos tropicais e arbustos. E faz parte da família araliaceae.

Árvore Guarda-chuva - Schefflera Actinophylla

Árvore Guarda-chuva – Schefflera Actinophylla

Já falando de clima, ela se adapta bem ao nosso, o tropical, mas também gosta e pode viver bonita e sem problemas nos climas subtropical, oceânico e equatorial. Porém, não é uma planta originária do nosso país, ela tem origem na Oceania, na Indonésia, na Austrália, em Nova Guiné e em Java.

Falando um pouco das características da árvore guarda-chuva, mas detalhes você conhecerá a seguir, e do que ela precisa para viver. Podemos dizer que ela possui o ciclo de vida perene e que precisa de sol pleno para ficar saudável e bonita, mas também fica bem na luz difusa e na meia sombra. Sobre as características, a altura varia entre: acima de 12 anos, 9 a 12 metros, e antes disso, de 6 a 9 metros ou de 4.7 a 6 metros.

Saiba Mais Sobre a Árvore Guarda-chuva e As Suas Características

Como você já viu, ela tem os climas preferidos, mas a sua origem é bem exatamente no meio das florestas úmidas da Oceania e da Indonésia, principalmente.

Você pode até visto essa árvore, mas não saber o nome. Ela tem um único tronco ereto e ele tem pouca ramificação. As raízes se apresentam superficiais e “agressivas”. Por isso, elas afloram a superfície da terra daquelas que são mais velhas.

As folhas da árvore guarda-chuva se apresentam com as seguintes características: ovaladas e um pouco elípticas, os folíolos são pêndulos, além disso, elas são compostas, digitadas e muito grandes. A cor das folhas da árvore guarda-chuva é um verde bem escuro e brilhante e a apresenta uma textura que faz lembrar do couro.

A árvore guarda-chuva também tem frutos, que são vermelhos, pequenos e globosos. Dentro deles, você pode encontrar sementes, entre 10 a 12, que parecem ter o mesmo formato de um rim. Quem gosta mesmo dos frutos e também das flores são as aves silvestres. Elas encontram em ambos um néctar abundante, sem falar que a polpa é muito suculenta.

Falando em flores, a inflorescência começa no fim da primavera e continua durante o verão. É o mundo que a folhagem aparece ainda mais vistosos e grande.  Sobre as suas características, podemos dizer que elas são racemo, isto é, com divisões recobertas de pequenas flores, todas elas, na cor vermelha.

Saiba Mais Sobre a Árvore Guarda-chuva e As Suas Características

Saiba Mais Sobre a Árvore Guarda-chuva e As Suas Características

Uma Curiosidade Sobre a Árvore Guarda-chuva

Os pássaros depois de saborearem o néctar dos frutos e das flores da árvore guarda-chuva, eles acabam fazendo a dispersão. Porém, a parte curiosa é que uma semente pode germinar bem no galho de uma outra árvore, o que é chamado de epífitas.

http://www.youtube.com/watch?v=xn6yqU11PIU

A Árvore Guarda-chuva Na Ornamentação e No Jardim

Você pode usar a árvore guarda-chuva para enfeitar o seu jardim, ela simplesmente assumindo o papel de árvore. Porém, ela pode ser usada de outras formas e por isso, é chamada de versátil. Uma outra maneira de ter um exemplar da espécie e conduzindo-a em vasos, enquanto ainda são mudas jovens e neste caso, elas passam a ser um perfeito ornamento. Nesta fase, elas possuem uma folhagem linda que é perfeita para usar em vasos. E como ela não gosta de muita luz, não tem problema nenhum deixá-la dentro de casa, pelo contrário.

Quando você opta por usá-la em um vaso dentro de casa, procure deixá-la em um lugar que pegue pouco sol ou de dia ou da tarde, mas que ela não esteja sujeira a correntes de ar. Também é importante que ela não fique em um ambiente com ar condicionado.

A árvore guarda-chuva, além da primeira espécie, pode ser encontrada em mais duas, a chamada “Nova”, que tem como principal característica os folíolos com recortes ou a variegata, que se apresenta com os folíolos com manchas creme.

A árvore guarda-chuva é considerada de fácil propagação e por isso é dita como invasiva em determinados casos.

Sobre o Cultivo Da Árvore Guarda-chuva

Como já falamos do tipo de luminosidade que a árvore guarda-chuva gosta. Agora vamos somente reforçar dizendo em que tipo de luminosidade ela deverá ser cultivada, que é na meia sombra ou no sol pleno.

Outra coisa muito importante é a preparação do solo, que precisa ser enriquecido com matéria orgânica, fértil, e que seja drenável. Falando em irrigação, no primeiro ano ela deve ser feita regularmente. Todas essas indicações também servem para o cultivo em um vaso.

A árvore guarda-chuva não é uma planta que se adapta fácil, uma vez fora do clima e da luminosidade que ela precisa, ela perde a vistosidade o brilho. Por outro lado, é considerada uma árvore rústica, na prática significa que é muito difícil que ela adoeça.

Apesar de preferir o calo, ela até que suporta o frio, quando o mesmo não persiste por um longo período. O mesmo serve para os períodos de estiagem, se forem curtos ela suporta. Porém, quando o frio é muito forte, e diante de geadas fortes, ela não suporta. Por isso, não vale a pena tentar plantá-la em um jardim cujo o clima do lugar não é o ideal para ela. Prefira os locais com clima temperado.

Para completar, se você quer saber como multiplicar a árvore guarda-chuva, isso pode ser feito com alporques, sementes ou estaquia dos ramos.

O Que é Alporques Ou Alporquia

Fazer alporques significa estimular a planta para que as raízes cresçam mais rápido e forte, e isso se faz, enrolando um pedaço de ramo ou musgo, com um pedaço de plástico, que precisa ter sido umedecido antes. Espere passar um tempo para ver que serão formadas raízes, e daí elas podem ser retiradas para serem plantas.

Se você está planejando em fazer a decoração do seu jardim do zero, pode ter certeza, que a árvore guarda-chuva é uma boa opção.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *