Ave Do Paraíso: Informações Sobre Essa Planta Exótica

As plantas ornamentais são muito utilizadas em ambientes amplos assim como os menores, para dar aquele toque especial. Geralmente são dois fatores que se destacam desse tipo de planta: as cores e o formato. Elas apresentam um dinamismo incrível entre esses dois e por isso muitas são tão peculiares. Quem gosta de cultivar plantas, sabe muito bem do que estamos falando, do prazer causado por ter algo diferente em seu ambiente, algo que torne o seu jardim diferente de todos os outros.

Ave Do Paraíso: Informações Sobre Essa Planta ExóticaAve Do Paraíso: Informações Sobre Essa Planta Exótica

Ave Do Paraíso: Informações Sobre Essa Planta Exótica

Quando falamos em cores e formatos diferentes, podemos exemplificar muito bem com uma planta chamada Ave do Paraíso. Ela é assim chamada devido o formato de sua flor ser bem parecido com a de um pássaro pousado e sua cor alaranjada bem viva, dá uma visão muito especial, principalmente se observada de longe ou do alto. Hoje é uma das plantas preferidas para ornamentarem jardins públicos.

Então sabendo de todas essas particularidades da Ave do Paraíso, vamos conhecer um pouco mais sobre a espécie, assim como sua família.

Ficha Técnica

A Ave do Paraíso ou Strelitzia Nicolai como tecnicamente é chamada, é uma planta da família das Strelitziaceae. A origem dá-se à região nordeste da Província do Cabo, na África do Sul, mas foi levada para outras regiões como planta ornamental, o que causou a popularização da mesma. O nome Ave do Paraíso foi dado com a chegada da planta em Portugal, e foi assim chamada devido o formato de suas flores. Além desse último nome a Strelitzia Nicolai recebeu outros nomes populares como Bananeira Rainha, Bico de Pássaro e Flor do Paraíso.

Ficha Técnica

Ficha Técnica

Como Cultivar

A Ave do Paraíso gosta de solos úmidos e enriquecidos de matéria orgânica. Se for plantar, evite deixa-a em locais que não tenham muita luz. Essa planta gosta da luz total do sol para que as flores brotem mais rapidamente e em maior quantidade. Depois de florescerem, você pode transportá-la para locais com meia sombra para que as flores e as folhas permaneçam vivas e bonitas por mais tempo contanto que a sua planta tenha acesso à luz do sol por pelo menos 4 horas por dia.

Ao plantar, é recomendado fazer pequenas covas e adicionar fertilizantes como húmus de minhoca e adubo animal do tipo curtido. Dessa forma, você pode “alimentar” a planta uma vez por mês apenas até que ela se desenvolva por completo. Quando já estiverem adultas, no tamanho desejado, você pode retirar os fertilizantes para reduzir o crescimento e manter a planta no mesmo tamanho.

Quanto à drenagem, a Ave do Paraíso exige ser regada constantemente exceto nos meses de frio onde você evita que jogar água nas folhas e principalmente na terra, que nesse período deve ser mantida mais seca.

Quando Florescem

A vontade de toda pessoa que cultiva uma planta a partir da semente ou mudas, é ver a florescência por completo. No caso da Ave do Paraíso, se você quer logo a sua planta decorando o ambiente, o mais indicado é o cultivo através de mudas. O crescimento nesse caso leva de 4 a 6 semanas para chegar à fase adulta. Se a plantação for feita através de sementes, o florescimento vai durar muito mais do que isso, sendo a média de pelo menos 24 meses para germinarem e até 7 anos para aparecerem as primeiras flores.

A planta cresce de forma vertical podendo chegar até 1 metro e meio de altura, porém para que alcance esse tamanho máximo levará muitos anos, basta fazer o comparativo com o tempo de germinação da semente na terra. As flores da Ave do Paraíso medem cerca de 500 milímetros e nascem individualmente em cada broto. A folha já pode atingir bem mais do que isso, chegando até 2 metros de comprimento e possui um verde acinzentado que dá um toque bem especial à planta. Depois de brotarem as primeiras flores, estas podem ser recolhidas para o surgimento de novas, já que a Ave do Paraíso faz brotar flores durante todos os meses do ano.

Ornamentando Com a Ave Do Paraíso

Como quando plantadas por sementes elas levam um tempo maior para crescer totalmente, essa planta é muito solicita em decoração interna de casas, por sustentar-se após chegar a sua fase adulta, em locais com sombra. As flores enquanto fechadas, apresentam uma cor bem roxa e a medida que vão brotando, ficam amarelas mais alaranjadas. Então um conjunto de vasos com Ave do Paraíso causa um efeito de cores magnífico e pode ser trabalhado para compor uma decoração também muito bela.

Se cultivada em jardins ou áreas verdes, elas acabam por atrair pássaros para fazer a polinização de suas flores. Os chamados “Sunbirds” ou traduzindo para o nosso português “Pássaro do Sol” são responsáveis por fazer esse processo de polinização o que contribui para que as flores brotem mais rapidamente. Então além de lindas flores em seu jardim, você ainda terá a possibilidade de encontrar lindos pássaros também.

Na África do Sul, ela ainda serve como alimentos de macacos das espécies Vervet e Samango. Eles se alimentam das sementes que são germinadas dentro das flores. Essa planta é uma das preferidas dos jardins públicos africano devido o baixo custo de manutenção e assim como na África, alguns países também estão adotando a Ave do Paraíso para a mesma finalidade.

Onde Comprar

Aqui no Brasil não existem grandes cultivadores desse tipo de planta, porém é possível encontrar mudas à venda em sites da internet. Em lojas online você encontra a muda com valores consideravelmente baixos, a cerca de 8 reais a unidade da planta. Você pode também encontrar a Ave do Paraíso em floriculturas aqui do Brasil, pois a planta está sendo muito cotada para arranjos, principalmente nas regiões litorâneas, onde a temperatura é mais elevada o que é ideal para o seu desenvolvimento.

Elas são cortadas com poucas folhas antes de desabrocharem. Dessa forma são colocadas em um vaso com um pouco de água e até dois terços desse volume de pedrinhas brancas, bem típicas de arranjo de flores. Dessa forma sua Ave do Paraíso pode durar até três semanas fazendo troca de água diariamente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *