Benefícios Terapêuticos da Jardinagem

Muitas pessoas gostam de cultivar plantas em casa e ter um pequeno jardim para com as plantas ornamentar o ambiente e ter um aspecto de vida no local. E todos os cuidados com a manutenção e preservação dos jardins são chamados de jardinagem.

A Jardinagem, nada mais é que a atividade de tomar todas as atitudes relacionadas ao cuidado e manutenção de plantas com o intuito de ornamentar e trazer beleza aos ambientes. Em determinados países, a jardinagem é tida como uma arte.

Muitas pessoas executam as atividades relacionadas a jardinagem (cuidar de plantas) como profissão, outras pessoas como hobby e outras como uma espécie de terapia para aproveitar os benefícios que o cuidado com as plantas trazem.

De acordo com as especialistas, a natureza gera uma espécie de distração positiva nas pessoas o que ajuda a desenvolver os sentidos, influenciando a saúde física e mental das pessoas.

Os jardins e espaços verdes tendem a humanizar as pessoas, através do contato direto e pleno com a natureza. Esse contato faz com que os seres humanos se conscientizem que eles fazem parte da natureza, trazendo para a pessoa a paz, a harmonia e o equilíbrio necessário para viver bem o dia a dia.

O jardim é um lugar onde as pessoas encontram a liberdade, do contato direto e livre com a natureza.

Os Benefícios da Jardinagem

As plantas são seres vivos muito benéficos para a natureza, para o meio ambiente e para o próprio ser humano. As plantas funcionam como reguladores naturais da temperatura do ambiente, ajuda a melhorar a qualidade do ar de um local, funcionam como medicamentos naturais (propriedades medicinais) e apresentam um grande numero de benefícios.

No entanto, para as plantas atingirem sua fase adulta e de maturação para gerar esses inúmeros benefícios ao meio ambiente, elas necessitam passar por inúmeros cuidados. Esses cuidados tomados com as plantas é o trabalho denominado de jardinagem, e realiza-lo seja para fins profissionais ou para fins de ocupação pessoal e atividade que a pessoa goste de fazer traz diversos benefícios para a saúde das pessoas.

A atividade de cuidar de um jardim é uma das formas da pessoa sair do ócio e do sedentarismo, pois quando a pessoa está cuidando das plantas trabalha vários músculos do corpo, sendo uma atividade física de baixo impacto. Quando a pessoa está cuidando do seu jardim a pessoa faz diversas atividades físicas, como por exemplo: caminha, se abaixa, levanta, enterra, cava buracos, rega as plantas, aplica adubo e substratos e outras atividades, que fazem com que a pessoa queime algumas calorias. Alem disso, devido a essas atividades que são executadas na jardinagem, a pessoa obtém aumento da flexibilidade corporal e consegue reforçar as articulações do seu corpo.

Alem disso, a realização de atividades na área da jardinagem pode agir como prevenção de doenças que são oriundas da modernidade e das grandes cidades: obesidade, diabetes, osteoporose e outras enfermidades.

O cuidado com as plantas ajuda a recuperar a auto estima, e reforça a importância da pessoa tomar conta de si e se cuidar para que seja uma pessoa saudável.

Outro beneficio que podemos ter é o cultivo de pequenas hortas em nossas residências, através delas conseguiremos ter hortaliças fresquinhas para serem utilizadas em nossa alimentação, o que acaba nos dando uma alimentação mais saudável, pois estaremos consumindo produtos naturais, frescos e sem a aplicação de produtos químicos e colhidos na horta de sua casa.

Os Benefícios Terapêuticos da Jardinagem

Um ambiente que apresenta um belo visual, composto por plantas e por flores que exalam um aroma agradável, trazem para as pessoas um espírito de paz e tranquilidade, e esses fatores passaram a ser estudados e usados no tratamento de pessoas que encontram-se enfermas e necessitando de tranquilidade e paz.

Por isso, cuidar de plantas é tido como um remédio para o corpo e para a alma das pessoas, e existem diversos estudos que comprovam que os inúmeros benefícios que são trazidos para a saúde das pessoas através da realização da atividade de cuidar plantas.

As plantas trazem benefícios terapêuticos muito alem do que a paz e tranquilidade gerados pelo contato entre as pessoas e as plantas. os benefícios gerados estão aliados ao contato com a natureza, assim como também no desenvolvimento de atividades de jardinagem (cuidado com as plantas).

O contato direto com a natureza para fins terapêuticos e medicinais é chamado de hortoterapia, e funciona como uma espécie de tratamento complementar ao tratamento convencional para diversas doenças. A hortoterapia está sendo usada para tratar dependência química, doenças mentais, tratamento de idosos e tratamento de pessoas com necessidades especiais.

A prática da atividade de jardinagem reduz o estresse e faz com que a pessoa adquira mais calma e paciência na execução das atividades.

O exercício de cuidar de plantas está sendo recomendado como tratamento para a reabilitação de pessoas que possuem problemas de comunicação e socialização; deficiência física; hipertensão (a jardinagem ajuda a reduzir a pressão arterial); regula o funcionamento do coração; ajuda no relaxamento muscular e para pessoas que possuem algum tipo de problema mental.

Apesar da atividade de cuidar plantas gerar todos esses benefícios para a saúde das pessoas, é necessário que sejam tomados cuidados e cautela para que a pessoa inicie na jardinagem. Cada pessoa deve passar por um processo gradativo na execução de atividades relacionadas aos cuidados com as plantas, isto é, a pessoa deve começar com trabalhos de pequena proporção e ir aumentando as atividades aos poucos, conforme a pessoa for adquirindo o costume a prática na execução das atividades.

A jardinagem pode ser uma maneira de manter as pessoas idosas e que apresentem problemas de visão ativas e responsáveis por algo, fazendo com que elas se sintam mais uteis e aproveitem melhor o tempo, dessa forma as atividades ligadas aos cuidados das plantas acaba se tornando uma terapia. Nesses casos a jardinagem funciona como um estimulante para a realização de atividades, alem de manter a coordenação motora ativa e ajudar na parte mental das pessoas, afastando a solidão.

Por isso, os especialistas recomendam que os jardins possuam caminhos definidos, de forma que as pessoas (principalmente os mais velhos) tenham uma trilha, um caminho seguro a percorrer no jardim.

Inclusive, pessoas que sofrem do Mal de Alzheimer podem cuidar de plantas, no entanto é necessário que o jardim possua menos espécies vegetais para que a pessoa possa tomar de conta e cuidar.

Por isso, é possível aprender bastante com os cuidados a serem tomados com as plantas e aproveitar as propriedades e benefícios terapêuticos que essa atividade produz.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá, adorei a matéria, gostaria de saber quais são as referências destas pesquisas. Podem me passar?

    Obrigada,

    Priscilla 2 de outubro de 2013 18:15 Responder
  • Gostei da matéria em pauta. Vai ser aplicado aos idosos no local onde trabalho.

    Paulo Cesar da Costa Lima 30 de outubro de 2013 23:18 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *