Carambola (Averrhoa carambola): Características e Benefícios

A carambola é um fruto da árvore conhecida como caramboleira (Averrhoa carambola), uma árvore ornamental que pertence a família das Oxalidaceae e tem pequeno porte. Essa árvore também possui flores que podem ser brancas ou purpúreas, bastante usada como uma planta de arborização em jardins e quintais.

A origem da caramboleira é a Índia, mas ela é bem conhecida na China. O nome Carambola vem da palavra francesa carambole. Um fruto que parece um pouco exótico em algumas regiões do Brasil, mas que tem o seu espaço. Conheça as principais características da Carambola.

As Características Da Carambola

O sabor desse fruto é agridoce, a sua cor fica numa variação que começa no verde e termina no amarelo. Dependendo da fase de maturação em que esse fruto se encontra trata-se de uma importante fonte de sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e também de vitaminas como a A, C e também complexo B.

Uma coisa interessante sobre a Carambola é que ela é uma fruta febrífuga, ou seja, serve para combater a febre. Essa fruta também é antiescorbútica, ajuda a curar a doença do escorbuto, um tipo de carência de vitamina C e que tem como principal característica a tendência a hemorragias.

Uma fruta que tem uma grande quantidade de ácido oxálico que estimula o apetite. O suco da carambola pode ser ainda usado para tirar manchas de ferro, de tintas e até mesmo para limpar metais. A casca é utilizada como um antidisentérico, isso porque possui um alto teor de tanino que tem poder adstringente que pode chegar a prender o intestino. 

A Carambola

Uma fruta considerada como fruta de quintal, isso porque não é cultivada em grande escala, é bastante comum de ser encontrada em sítios, fazendas, granjas, pomares dentre outros espaços rurais.

A produção dos frutos começa em torno dos anos de idade, pode chegar a dar em média uns 200 frutos. Uma árvore de carambolas pode chegar a durar em torno de 50 a 70 anos.

A fruta em si parece com uma estrela quando é cortada, ela tem cinco gomos. O consumo da carambola pode ser feita ao natural ou mesmo na forma de caldas, geleias, conservas, sucos e outras formas.

Quando essa fruta é cortada em fatias e deixada no fogo brando com açúcar ficar com um gosto e consistência bem parecidos com o doce de ameixa-preta. Na índia e na China essa fruta é bastante consumida como sobremesa bem como os frutos verdes e flores que são usados em saladas. 

A Carambola e a Insuficiência Renal

As pessoas que sofrem com insuficiência renal não podem nem pensar em comer carambola. Como essa fruta possui uma toxina natural que o rim não consegue filtrar acaba ficando retida no organismo, ela atinge o cérebro e pode culminar na morte da pessoa.

Os sintomas da intoxicação pela toxina da carambola incluem crises de soluços, convulsões, confusão mental e até coma. Os portadores e diabetes devem consultar o seu médico antes de comer carambola, pois podem ter problemas de insuficiência renal e não saber. 

Descrição Da Caramboleira

A Caramboleira, a árvore que dá origem as carambolas como fruto, é de pequeno porte podendo medir entre 3 e 5 metros de altura. Dependendo da região essa árvore pode ficar mais alta. A forma dessa árvore é ovalada quando jovem, mas quando se torna adulta assume uma forma mais arredondada.

As folhas dessa árvore são compostas por dois folíolos, são alternas e as suas flores são pequenas e completas. As cores das flores são tons de rosa e amarelo, em geral ficam reunidas em inflorescências do tipo racemo.

O fruto é uma baga de forma oval no tom amarelo-claro, mas também pode ser visto em tom vermelho com uns 12 cm aproximadamente. Esses frutos têm cinco gomos bem acentuados.

A polpa é suave, tem sabor acidulado e é perfumada. As sementes são pequenas, achatadas e ovais. A sua cor é marrom e não tem capacidade de germinação. 

Como Cultivar Caramboleira

Essa árvore é pequena e vistosa e é bastante utilizada para ornamentação e decoração de jardins. Pode também ser usada como uma planta para o paisagismo urbano. O seu fruto pode ser consumido assim que é retirado da árvore ou na forma de doces, como geleias, sucos e compotas.

Uma árvore que além de muito bonita também é considerada uma árvore medicinal que pode ajudar a tratar a carência de vitaminas A e C. O cultivo dessa árvore é feito quase sempre em regiões quentes em que não ficarão sujeitas a frios e geadas.

A temperatura para o bom cultivo da caramboleira é em torno de 25°C. O regime de chuvas para que o cultivo seja bem sucedido é de mais de 1000 mm anuais e também é importante que haja muito sol. A umidade deve ficar em torno de 80%. 

Solo e Substrato

O solo ideal para fazer o cultivo da caramboleira é o aquele do tipo areno-argiloso que tenha boa profundidade. Esse solo precisa ser bem drenado e ter um pH que fique em torno de 6 a 6,5.

Já para o cultivo de pomares comerciais é importante a análise do solo para realizar a correção da acidez e assim garantir melhores resultados no crescimento das caramboleiras.

Confira Ainda a Receita De Doce De Carambola Em Caldas

Ingredientes

  • 30 carambolas
  • 1/2 kg de açúcar
  • 1/2 litro de água
  • Cravo a gosto
  • Canela a gosto

Como Fazer

Passo 1

Comece cortando a carambola no formato de estrelinhas (em fatias)

Passo 2

Leve a carambola ao fogo com os demais ingredientes.

Passo 3

Deixe esfriar no fogo baixo durante uns 30 ou 40 minutos.

Confira Também a Receita De Doce De Carambola

Ingredientes

  • 9 carambolas maduras
  • 1/2 kg de açúcar

Como Fazer

Passo 1

Lave bem as carambolas e corte as frutas em rodelas finas.

Passo 2

Leve ao fogo o açúcar com duas xícaras de chá de água e espere até que forme uma calda rala.

Passo 3

Em seguida junte a carambola e cozinhe até que a calda fique grossa.

Passo 4

Tire do fogo e deixe esfriar antes de servir.

Dica

Para saber quando a calda está grossa o suficiente levante-a com uma colher e verifique se ela está pastosa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *