Cultivo Orgânico

O cultivo orgânico é uma forma de se ter alimentos saudáveis, sem nenhum tipo de agrotóxicos e colaborar com a preservação ambiental. Quando o solo parece empobrecido, por exemplo, ao invés de se usar produtos químicos, um agricultor orgânico usa de plantas e outros produtos naturais para reestruturá-lo deixando-o pronto para o plantio. Assim nenhum produto químico é utilizado poupando a saúde de quem planta, de quem consome o produto plantado e do próprio solo.

No caso de pragas atacarem as plantações muitos pensam que a única solução são os agrotóxicos, mas isso não é verdade, pois as pragas são um aviso de que há algo errado com o equilíbrio biológico na região. E uma excelente forma de acabar com pragas sem prejudicar o solo é o uso de predadores contra as pragas, além de afastá-las você estará colaborando para a reestruturação do equilíbrio biológico.

Cultivo Orgânico

Cultivo Orgânico

Horta Orgânica

Ter uma horta em casa além de ser uma distração ainda é uma ótima alternativa para se ter legumes e verduras frescos e sem produtos químicos.

Para fazer uma horta primeiramente é necessário se escolher o local, se você tem um espaço no seu quintal ou se terá que plantar em caixotes ou vasos. Escolha um local onde tenha sol durante a maior parte do dia, o solo precisa ser plano ou um pouco inclinado e a terra adubada. Ao regar deve-se tomar cuidado com a água, pois esta deve ser bem limpa para que sua plantação não seja contaminada.

O adubo pode ser feito por você mesmo, usando esterco ou outros materiais, como restos de vegetais da cozinha, folhas secas, cascas de frutas, etc. Para preparar basta fazer um buraco na terra, pode ser em um vaso, e colocar todo o material que você separou, tampe e jogue água duas vezes por semana e o adubo estará pronto para o uso assim que a terra estiver fria, para testar coloque um metal no buraco por dez minutos, sem ao tirar ele estiver frio é sinal de que seu adubo orgânico está pronto.

Plantando Hortaliças

Para plantar as hortaliças em sua horta, é necessário destacar alguns pontos importantes, você deve optar por plantar sementes, brotos, bulbos ou mudas. A grande vantagem de plantar as hortaliças que sua família irá consumir é que você saberá exatamente a procedência do alimento, a água que foi regada, a terra, os cuidados tomados, etc.

Em se tratando de folhas, você pode plantar: alface, almeirão, repolho, escarola, couve, espinafre, agrião, salsa, cebolinha, mostarda, etc. Os vegetais com raízes você pode optar por: cenoura, batata doce, beterraba, rabanete, etc. Sobre as flores pode-se plantar: couve-flor e brócolis. E finalmente os frutos, dos quais você poderá plantar: tomate, vagem, pimentão, pepino, chuchu e mais uma infinidade de outras vegetais que deixarão sua refeições e de sua família muito mais saudáveis.

Por Heloisa Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Achei suuuuuuuuuuuuuper legal, estou fazendo um trablho pra escola e várias coisas que eu queria encontrei aqui, mais queria mais coisas sobre ALMEIRÃO, se puderem mandar no meu e-mail agradeço. beeeijos :*’

    Hiana 26 de agosto de 2010 19:02 Responder
  • Olha muito legal isoo mas eu queria saber mesmo se você poderia postar um texto sobre o cultivo natural,por curiosidade….
    Agradeço muito se você puder fazer isso.
    Beijossss

    Bibiana 27 de setembro de 2010 15:07 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *