Erva Cidreira Para que Serve

A planta medicinal erva cidreira (Melissa officinalis) faz parte da família da hortelã e do boldo. Trata-se de uma planta bastante rica em terpenos, polifenóis, flavonoides, ácido cafeico e taninos. Uma das características medicinais dessa planta que mais se destaca é a sua ação antioxidante.

A erva cidreira pode ser bastante útil em casos de problemas com gases e de estomago. Além disso, essa erva tem poder calmante e pode ajudar quem sofre de insônia, depressão e ansiedade. Uma planta que ainda pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar dores de cólicas.

Os Nutrientes da Erva Cidreira

Dentre os principais nutrientes que essa erva possui estão os polifenois, terpenos, flavonoides (que é um tipo de antioxidante), taninos entre outros. São substâncias que promovem uma ação antioxidante bastante intensa. O poder antioxidante do ácido rosmarínico (presente na erva cidreira) é maior do que o poder da vitamina E.

A importância da ação antioxidante resido no fato de que combate os radicais livres contribuindo para evitar a degeneração das células além de oferecer proteção para o coração e ainda retardar possíveis doenças degenerativas. A erva cidreira ainda oferece uma quantia grande de fibras para tornar melhor o trânsito intestinal.

Os Benefícios da Erva Cidreira

Calmante – Um dos principais e mais famosos efeitos da erva cidreira é atuar como calmante e sedativo. A erva ajuda a melhorar o sono de pessoas que sofrem de insônia, com ansiedade e que estão sob forte estresse. Na aromaterapia o óleo essencial dessa erva é usado por seu efeito sedativo.

Problemas Estomacais – Uma planta que tem forte efeito para tratar de problemas estomacais, porém, há que se dizer que não existe um consenso a esse respeito. Os especialistas observaram que a erva cidreira tem ação antiespasmódica e calmante que ajuda a melhorar a atuação do sistema digestivo melhorando inclusive a indigestão que é causada por nervosismo.

Algumas pessoas desenvolvem problemas gástricos devido ao estresse. A erva cidreira possui efeito sedativo e ansiolítico de maneira a amenizar os sintomas estomacais e assim torna a digestão mais simples.

Cólicas – Quem sofre com as cólicas menstruais pode aliviar as dores com erva cidreira uma vez que essa erva oferece uma sensação de relaxamento em especial dos tecidos. O problema pode ser aliviado com a ajuda da erva.

Gases – Se o seu problema são os gases também pode se valer do uso da erva cidreira uma vez que ela reduz a produção dos mesmos. Acredita-se que essa redução acontece devido ao relaxamento dos tecidos é promovido pela ação da planta.

Antioxidante – Essa planta possui uma forte ação antioxidante e dessa forma age no combate dos radicais livres e também contra o envelhecimento das células. São prevenidas doenças como o câncer que tem ação degenerativa. Protege o coração e contribui para evitar doenças degenerativas do cérebro.

Benefícios Possíveis da Erva Cidreira

Os benefícios listados abaixo ainda estão em estudo pelos especialistas então não existe certeza e consenso a respeito deles.

Redução da Pressão Arterial – Existem pesquisas que indicam que a erva cidreira ajuda a reduzir a pressão arterial pelo fato de gerar vasodilatação leve dos vasos sanguíneos que são periféricos.

Redução do Colesterol Ruim – Estão sendo feitas pesquisas que demonstram que a ação intensa antioxidante da erva cidreira contribui para reduzir os níveis de colesterol ruim, o chamado LDL. Dessa forma a erva contribui para a prevenção do aparecimento das doenças cardiovasculares.

A Quantidade Indicada

A indicação dos especialistas é que se consuma entre 1 e 4 gramas de folhas para cada 150 ml de água por dia. Esse consumo pode ser feito duas ou três vezes por dia na forma de chá. Com isso concluímos que uma pessoa não deve ingerir mais do que 12 gramas de olhas de erva cidreira e não passar de 450 ml de chá.

Como Consumir a Erva Cidreira

A maneira mais fácil de consumir a erva cidreira é sob a forma de chá em infusão. Para isso precisaremos de 1 a 4 gramas das folhas da erva, devem estar de preferência frescas. Essa quantidade de gramas para em torno de 150 ml de água, a água deverá ser fervida.

Em seguida coloque as folhas num recipiente e deixe que abafe por um período de cinco a dez minutos. O passo seguinte é coar o seu chá e aguardar. Beba o seu chá em temperatura morna, para chegar a essa condição pode levar entre 10 e 15 minutos. A dica é não adoçar o chá.

Cuidado

Como a erva cidreira tem efeito sedativo pode acabar tendo interação com medicamentos ou suplementos calmantes. Consulte o seu médico a respeito do consumo de erva cidreira junto com os medicamentos.

Contraindicações

O consumo da erva cidreira é contraindicado para gestantes, lactantes e crianças que tenham menos de 12 anos de idade. Também não é indicado o consumo de erva cidreira para pessoas que sofrem de hipotensão e hipotireoidismo.

Não se deve combinar o uso da erva cidreira com medicamentos que tenham ação sedativa como calmantes, por exemplo. Tenha atenção ao uso excessivo dessa erva, pois pode fazer com que a frequência cardíaca seja reduzida e pode deixar a pressão arterial mais baixa. Por isso consulte o seu médico sobre fazer uso prolongado da era cidreira e cuidado com os excessos.

História e Curiosidades Sobre a Erva Cidreira

A erva cidreira é uma planta que faz parte do gênero Melissa e seu nome vem do grego que significa “mel de abelha”, a flor preferida das abelhas. Na mitologia a erva cidreira era tida como sagrada no templo de Diana. Dessa erva se extrai um óleo essencial com um tom amarelo pálido que possui aroma de limão fresco.

Uma curiosidade é que esse óleo possui um custo bastante alto já que se mostra necessário cultivar até sete toneladas dessa planta para fazer a extração de um litro de óleo essencial puro. Dessa forma pode ser um bom negócio cultivar erva cidreira, embora possa ser difícil cultivar sete toneladas, não é mesmo?


Esta é uma erva que pode nos ajudar em muitos casos, pois tendo efeitos sedativos e tranquilizantes acaba por nos impelir ao sono, o que é um remédio dos mais indicados em casos de nervosismo.

Sendo uma planta de pequeno porte facilita para que muitas pessoas possam tê-la em casa, seja no pomar, no jardim ou até mesmo em um grande vaso, embora neste caso seu desenvolvimento não seja tão satisfatório.

Entre as múltiplas propriedades dessa planta existem algumas que ajudam para aliviar as dores e também tem efeitos benéficos nos casos de hipertensão.

Além disso, é revitalizante, antidepressiva, rejuvenescedora, tendo também efeito calmante e sudorífero.

É ainda muito apreciada pelas pessoas que sofrem com os problemas de coração, pois atua como balsamo cardíaco.

Para completar a lista de propriedades, ela pode ajudar a regular a menstruação e tem efeito tônico sobre o útero o que faz com que as cólicas aliviem quando tomamos o chá de cidreira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *