Eucalipto

Os eucaliptos são plantas angiospermas, ou seja, plantas com flores e frutos, pertencentes ao gênero Eucalyptus, à família Myrtaceae, à ordem Myrtales, à classe das magnoliopsidas e, claramente, ao reino plantae.

O gênero abriga mais de setecentas espécies e a maioria é nativa da Austrália e outras são de terras próximas, como a nova Guiné e a Indonésia. Entretanto são adaptadas a praticamente todos os climas e solos. Apesar do que parece, nem todos são árvores, mas existem também arbustos. Exatamente por serem adaptáveis à maioria dos ambientes, elas são amplamente cultivadas em todo o mundo em plantações florestais.

Essas árvores são uma característica que define a Austrália. Com certeza dominam as paisagens mais úmidas do país. Além do gênero citado, recentemente alguns outros gêneros foram incluídos, como o Corymbia e o Angophora.

Desde o século dezesseis os eucaliptos foram se tornando populares, a partir da colonização de Timor pelos Europeus. Hoje é comercializada em boa parte do mundo. E, as vantagens econômicas, apesar do que parece, não se limitam a madeira de reflorestamento, mas também no uso de seus óleos, na redução do nível de lençóis freáticos, horticultura, sombra, ornamentação, etc.

Distribuição

Os pesquisadores encontraram evidências de que os eucaliptos evoluíram a partir de plantas pioneiras de florestas tropicais, após muitas mudanças na paisagem relacionadas à mudanças no clima e movimentação de placas tectônicas e também em coevolução com alguns animais. Não há ainda um ponto específico determinado em que tenha ocorrido a origem da primeira espécie de eucalipto, entretanto supõe-se que seja na Austrália mesmo. E a partir disso a espécie foi migrando para outros pontos terrestres próximos.

Enfim então se tornou popular e começou a ser comercializada e cultivada em vários pontos do mundo (muitas espécies, mas não todas), geralmente em países tropicais e temperados. Por isso os eucaliptos são hoje plantas de grandíssima importância econômica, principalmente na África do Sul, na China, na Índia e no Brasil.

Características

O crescimento da maioria das espécies é relativamente rápido e atinge grandes alturas. A goma gigante é uma das maiores espécies e pode atingir noventa metros de altura com uma circunferência de sete metros e meio, impressionante, não?

A casca do tronco varia de espécie pra espécie. É chamada de súber e é a camada mais externa de células do tecido de revestimento. Formada por um tecido com células mortas impregnadas por lignina, o súber é grosso e duro. Em algumas espécies essa casca vai ficando lisa e se quebra e se solta aos poucos, mostrando a camada interna lisa e de muitas cores. Em súber rugosos o ritidoma (súber permanente) vai secando aos poucos e formando uma estrutura cheia de rugas, agarradas às camadas mais internas do caule.

A maioria das espécies de eucaliptos possuem folhagem perene e resistente, entretanto algumas costumam perder as folhas no fim do inverno. As folham são cobertas por glândulas secretoras de um óleo que é muito utilizado na medicina, em cosméticos e outros setores do comércio. As folhas jovens são opostas, ovais e sem pecíolo. Folhas maduras apresentam folhagem alternada, lanceoladas e falciformes, como foices, com longos pecíolos.

As flores possuem pétalas que formam uma estrutura parecida com a flor do dente de leão. Com um número grande de estames. O nome do gênero refere-se à anatomia das flores, que significa boa cobertura, pois refere-se ao opérculo que protege os órgãos reprodutores antes do amadurecimento. Os frutos se formam como uma taça com muitas sementes minúsculas.

Principais (mais Populares) Espécies De Eucaliptos Com Importância Econômica

Eucalyptus Camaldulensis Dehn

Eucalyptus Camaldulensis Dehn

Eucalyptus Camaldulensis Dehn

É uma espécie muito popular e atualmente ela ocorre em toda a Austrália praticamente, não apenas na Tasmânia. É uma espécie que ocorre em margens de rios e em locais com precipitação anual de 250 a 625mm. A temperatura fica entre 29 e 25ºC no verão e no inverno de 11 a 20ºC. Vive em ambientes com período seco de quatro a oito meses com inverno sem geadas.

Esta é também uma das principais escolhas para madeira de reflorestamento, pois cresce em ambientes com deficiências hídricas e problemas no solo que, para outras espécies, seriam fatores limitantes de crescimento. Os motivos para que ela seja a espécie mais escolhida para madeira de reflorestamento incluem: adaptação alta a solos pobres em nutrientes e água; tolerante a épocas de inundação; resistência a geadas;  caules tortuosos; madeira densa e colorida; alta regeneração por brotações de cepas. Em SP houve estudos que mostraram utilidade para, além de reflorestamento, também serralheria, postes, lenha e carvão.

Eucalyptus citriodora Hook

Ocorre em norte e centro do estado de Queensland, na Austrália. Vivem em altitudes de 80 a 800m. Em precipitações anuais médias de 625 a 1000mm. As temperaturas variam entre 5 a 35ºC.

A madeira é muito comercializada. Para construções, estruturas em geral, caixotaria, postes, mourões, lenha, carvão, etc.

Eucalyptus grandis Hill ex Maiden

Eucalyptus grandis Hill ex Maiden

Eucalyptus grandis Hill ex Maiden

Em ambiente nativo a espécie vive em altitudes de 300 a 900m. Em precipitações que variam entre mil e mil e setecentos mm anuais, concentradas mais no verão. A seca dura três meses ou mais e as máximas de temperaturas podem chegas a 32ºC e a mínima a 5ºC, por isso é bem resistente à grande amplitude térmica. Naturalmente encontrara ao norte da Austrália.

Sua madeira é muito utilizada em SP para produção de celulose. Isso se deve ao fato de ser leve e fácil de ser trabalhada. O crescimento é muito rápido, o que cria contrações e rachaduras no caule e por isso serve bem para produção de madeira apenas se for bem manejada.

Eucalyptus pellita F. Muell

Eucalyptus pellita F. Muell

Eucalyptus pellita F. Muell

Vivem em altitudes muito variáveis, desde 0 a 800m. Em precipitações de 900 a 2.400mm, com chuvas distribuídas pelo ano todo, mas mais no verão, sem períodos de seca. Aguentam temperaturas de 16 a 33ºC.

A madeira as E. pellita é amplamente utilizada para construções e estruturas.

Eucalyptus pilularis Sm

Eucalyptus pilularis Sm

Eucalyptus pilularis Sm

Na Austrália ela ocorre em regiões de planícies e montanhas próximas ao litoral. Em altitudes que variam desde o nível do mar até setecentos metros. A precipitação média anual fica entre mil e mil e quinhentos milímetros, com chuvas uniformes.  O período de seca dura de três a quatro meses e as temperaturas ficam entre 5 e 32ºC.

A madeira dessa espécie é ideal para produção de móveis, para uso na construção e estruturas, para postes, escoras, caixotaria, etc. Além disso pode ser ótima para produção de celulose e papel. Tolerância alta à geada e ao fogo, mas com baixa capacidade de regeneração por brotamento.

Eucalyptus robusta Sm

Eucalyptus robusta Sm

Eucalyptus robusta Sm

Ocorre no litoral de New South Wales e no sul de Queensland. A altitude fica restrita ao nível do mar, ou seja, é uma espécie altamente adaptada a viver em ambiente próximo ao litoral. A precipitação anual média varia entre mil e mil e quinhentos milímetros e concentra-se no verão. O período de seca é no inverno mas não ultrapassa quatro meses. As temperatura ficam entre 3 a 32ºC. Muito resistente a geadas de cinco a dez dias no inverno.

A sua madeira é amplamente utilizada em muitos setores do comércio. Dentre eles, laminação, móveis, estruturas, caixotaria, postes, escoras, mourões. Além de sua resistência à seca, também tolera fogo baixo e se regenera facilmente por brotação.

Eucalyptus saligna Sm

Eucalyptus Saligna Sm

Eucalyptus Saligna Sm

Na Austrália ela ocorre na região litorânea e em cadeias montanhosas próximas ao litoral. Altitudes podem chegar a mil metros. A precipitação pluviométrica anual média fica entre oitocentos e mil e duzentos milímetros e as chuvas são uniformes pelo ano todo, mas pouco mais concentradas no verão. Estação seca pode durar até quatro meses. Temperaturas ficam entre mínima de 3ºC no inverno e máxima de 30ºC no verão. Também toleram geadas fortes que duram até dez dias.

É recomendada para todas as regiões que não possuam deficiências hídricas severas. Mas toleram geadas graves, fogo baixo e possui alta regeneração. Sua madeira é indicada para muitas áreas também, incluindo laminação, estruturas, construções, postes, escoras e também celulose e carvão.

Eucalyptus tereticornis Sm

Eucalyptus tereticornis Sm

Eucalyptus tereticornis Sm

É amplamente distribuída pela Austrália, distribuídas por latitudes que variam de 6 a 38ºS e altitudes que variam desde o nível do mar até mil metros. A precipitação média fica entre 500 e 1500mm, com chuvas predominantes no verão ou no inverno. O período seco é relativamente alto, podendo chegar a durar até sete meses e as temperaturas variam muito, chegando à mínima de 2ºC no inverno e a máxima de 32ºC no verão. Geadas podem ou não ocorrer.

A madeira é amplamente comercializada para uso na serraria, em estruturas e construções, postes mourões e produção de carvão. Além disso é uma das espécies mais utilizadas para reflorestamento na África e poderá ser no Brasil.

O plantio pode ser realizado em praticamente qualquer ambiente, exceto em locais com geadas muito severas. Entretanto ela possui ótima resistência ao aparecimento de pragas e doenças, como cancros. Também alta resistência à deficiência hídrica e ao fogo baixo. Possui alto poder de regeneração por brotação de cepas.

Benefícios Do Eucalipto Para a Saúde

As folhas e o óleo de eucalipto têm sido amplamente utilizados por muitas gerações como uma cura para muitos problemas de saúde. Os ingredientes ativos presentas nas folhas são expectorantes, ou seja, elimina o muco das vias respiratórias, assim evitam o aparecimento de bactérias e vírus.

  1. Melhoria Nas Condições Das Vias Respiratórias

O óleo de eucalipto é um dos mais eficazes remédios para doenças pulmonares crônicas, asma, bronquite, sinusite, resfriados, tosses e gripes. Ele estimula o funcionamento do sistema imunológico, atua como antioxidante e melhora a circulação. Além disso ele possui a capacidade de ativar receptores presentes na mucosa do nariz e com isso aumentam a proteção contra vírus e bactérias. Na bronquite crônica ela reduz a inflamação e inibe a secreção excessiva de mucos, de acordo com estudos realizados com animais.

  1. Alivia a Tosse

O óleo de eucalipto é, dos óleos essenciais, o mais eficaz contra a tosse. Um estudo de 2014 constatou que o cineol (substância do eucalipto) é capaz de melhorar significativamente os sintomas da bronquite.

  1. Antialérgico

O óleo de eucalipto possui componentes chamados de eucaliton e citronelal, que possuem capacidades imunomoduladores e antiinflamatórios e por isso tratam os sintomas de alergias. Os imunoreguladores alteram a resposta imunológica fazendo com que o corpo responda rápido contra alérgenos.

Chá de Eucalipto

Chá de Eucalipto

  1. Antibiótico

Numerosos estudos demonstram que o óleo de eucalipto possui a capacidade de combater infecções de bactérias, de vírus e de fungos, ou seja é também um antifúngico. A aromaterapia e o uso tópico mostram resultados positivos no aumento do funcionamento do sistema imunológico. Inclusive alguns estudos específicos mostraram que o óleo essencial combate o vírus da herpes simples, contra E. coli e E. aureus e contra a cândida.

  1. Analgésico E Anti-Inflamatório

O óleo de eucalipto, usado topicamente na pele pode diminuir a dor muscular, o inchaço e a inflamação. Ele, quando inalado, melhora significativamente respostas inflamatórias após cirurgia do joelhos e outros pós-cirúrgicos.

  1. Cicatrizante

Tradicionalmente utilizado como pomada cicatrizante, o óleo de eucalipto possui capacidades antissépticas e antimicrobianas. E é por isso que e um ótimo remédio para muitos problemas relacionados a pele.

Feridas de machucados, queimaduras, cortes, picadas de inseto, úlceras, furúnculos, abcessos, micoses, dermatites, bolhas, alergias, etc. podem ser curadas com o uso tópico do eucalipto.

  1. Calmante

Este óleo essencial pode melhorar a clareza mental, o estresse e a insônia pois possui capacidades cevigorantes, suavizantes e purificadoras. Ele além disso contribui para melhorar a respiração, levando mais oxigenação aos pulmões e cérebro. Um estudo mostrou que o uso tópico na testa e nas têmporas aumenta o desempenho cognitivo.

  1. Dor de Cabeça

De acordo com vários estudos, o óleo de eucalipto é o melhor óleo para alívio de dores de cabeça pois aliviam a pressão sinusal. Também causam relaxamento de músculos faciais tensos.

  1. Repelente de Ratos

A pulverização de óleo de eucalipto em ambientes reduz significativamente a população de ratos e por isso é um ótimo repelente caseiro. Para fazer misturar 20 gotas de óleo em borrifador com 500mL de água. É tóxico para gatos, portanto se tiver algum bichano de estimação evite utilizar o óleo de eucalipto como repelente em casa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *