Fibra De Coco Verde

Com a chegada do verão o consumo da água de coco aumenta ainda mais aqui no Brasil, mas você já parou para pensar o que acontece com a casca do coco que é descartada? Só para que você tenha uma ideia a água do coco representa 20% do fruto, ou seja, os 80% que restam fazem parte do que resta do coco e é descartado em praias, lixões a céu aberto e até em estradas.

A preocupação em relação ao que é feito com a casca do coco é totalmente válida, já que é provável que 70% do lixo do litoral seja constituído pela parte do fruto que é descartado, por isso buscar alternativas para reaproveitar o produto tem sido uma busca frequente.

A Fibra De Coco Verde Na Substituição Do Xaxim

O xaxim está ameaçado de extinção, por isso desde 2001 algumas leis de proteção entraram em vigor, mas o problema é que ele ainda continua sendo extraído de forma irregular em determinadas localidades.

Na tentativa de provar que a substituição do xaxim é totalmente possível, a fibra do coco verde reciclada tem se mostrado uma alternativa totalmente eficaz no cultivo de plantas ornamentais e flores.

A fibra de coco tem tido características que comprovam as suas vantagens, já que ela apresenta porosidade, densidade e retém a água. Além disso, quando o substrato comercial é adicionado a mistura os resultados são ainda melhores, já que o produto acaba ficando ainda mais leve.

O interessante em substituir o xaxim pela fibra de coco verde é que além de criar um produto de qualidade, a casca do coco que antes era eliminada, pode gerar lucros e diminui a quantidade de lixo descartado na natureza, muitas vezes de maneira totalmente inadequada.

Como a Fibra De Coco é Preparada

Agora que você já sabe que a substituição do xaxim pela fibra de coco tem sido considerada uma excelente alternativa, entenda um pouco mais sobre o modo utilizado para preparar a fibra de coco.

O processo tem inicio com o corte do coco, que assim que está em pequenos pedaços é triturado na máquina utilizada para picar o capim. Em seguida, o produto passa pelo processo de secagem no ar livre, mas é posto sobre uma mesa com tampo de tela, para que receba ventilação vinda de baixo.

Funções Da Fibra De Coco

Você já conferiu que não são todas as plantas que se adptam a fibra de coco, mas placas e vasos provenientes do mesmo material permitem que outras espécies se desenvolvam.

No caso do produto feito a partir da casca do coco, podemos dizer que o seu uso é bem semelhante ao que era feito com o xaxim. Além disso, o resíduo não torna necessário a colocação de pequenas pedras e/ou de areia na base do vaso, já que a fibra permite que a água corra normalmente.

A Fibra De Coco No Artesanato

O uso da fibra de coco também é totalmente possível no artesanato, por isso confira algumas sugestões que o Culturamix selecionou para você.

Cachepô De Fibra De Coco Com Quadro De Bambu

Que tal fazer um lindo objeto decorativo confeccionado com bambu, fibra de coco e outros materiais fáceis de serem encontrados? Então confira a lista de materiais e coloque a sugestão em prática.

Materiais Necessários:

  • 300 gramas de fibra de coco reciclada
  • 8 varas de bambu (50 cm e 3 cm de diâmetro)
  • 1 litro de adesivo natural
  • Forma (20 cm X 20 cm)
  • 1 metro de arame
  • Alicate de corte
  • Alicate de bico
  • Cipó sintético
  • Luvas de borracha
  • Tesoura
  • Serra de arco
  • Serra
  • Martelo
  • Maçarico
  • Cola branca
  • 4 varetas de bambu de 3mm
  • Furadeira
  • 4 pedaços de arame vulcanizado de 6cm

Como Fazer:

  1. Inicie moldando a fibra em um recipiente redondo. Em seguida, pegue a forma de alumínio de 20 cm e coloque a fibra dentro dela, para deixar a base do seu cachepô quadrada. Deixe secar durante dois dias, depois é só retirar do recipiente.
  2. Com o auxílio da tesoura retire todas as sobras das peças e posteriormente corte o cachepô pela metade utilizando a serra de arco.
  3. Agora pegue dois pedaços do arame de 20 cm e com o auxílio do alicate de bico passe o arame pela parte da frente do cachepô. Em seguida, torça as pontas que restaram do arame e corte-as.
  4. Pegue mais um pedaço de arame de 20 cm de arame e passe-o na parte de cima do cachepô. Em seguida, faça uma espécie de um gancho com o arame na parte de trás do cachepô, pois é por meio dele que o quadro ficará fixo na parede.
  5. Agora corte o bambu na medida que você preferir e queime as pontas dele com o maçarico. Então cruze duas varetas de bambu, deixando uma sobra nas extremidades. Agora pegue a furadeira e faça dois furos: um na parte em que os bambus foram sobrepostos e outro em uma distância de 5 cm do furo feito anteriormente.
  6. Pegue uma vara de bambu em corte-a em partes de 3 cm. Reserve.
  7. Utilize a cola branca e preencha os furos feitos no bambu. Coloque os pinos de bambu cortados na etapa anterior e encaixe-os  nos furos, utilizando o martelo para que eles fiquem bem fixados.
  8. Pegue o cipó e amarre-o nos bambus. Em seguida, retire os excessos de cipó com um alicate.
  9. Termine de montar o quadro de bambu, que deverá ter dois pedaços de bambu de cada lado. Em seguida, fure o quadro com a furadeira e passe o cobre por dentro dele.
  10. Agora proteja as suas mãos com a luva de borracha e coloque a fibra de coco e o adesivo natural em um recipiente, deixando a mistura descansar por mais ou menos duas horas. Então é só moldar a massa e finalizar o processo.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *