Samambaia Americana – Nephrolepis Paniculata

A Nephrolepis Paniculata é o nome cientifico de uma espécie vegetal popularmente conhecida e chamada de Samambaia Americana.

A Samambaia Americana é uma planta típica de clima tropical, sendo nativa da America do Norte, America do Sul, America Central, África, Ásia (Indonésia).

A Nephrolepis Paniculata possui como sinonímia a nomenclatura Nephrolepis Exaltada. E alem do nome Samambaia Americana, a espécie vegetal é popularmente conhecida por: Lâmina de Espada, Samambaia Espada e Samambaia de Boston.

Samabaia Americana

Samabaia Americana

A espécie possui o nome popular de Samambaia de Boston, por uma serie de fatores:

  • Por uma espécie ter sido descoberta na cidade;
  • Por ser uma planta bastante cultivada e popular na cidade norte americana;
  • E por essa espécie ter passado por um trabalho de melhorias genéticas nessa cidade;

A Samambaia Americana é uma planta bastante cultivada em ambientes interiores, e esse uso é uma das formas de exploração das características ornamentais dessa planta.

A Samambaia Americana é uma espécie vegetal pertencente a família das Davalliaceae.

Imagem de Amostra do You Tube

A Família Davalliaceae

A família de plantas Davalliaceae é considerada como a família das samambaias. Essa família abriga o gênero Nephrolepis, que possui cerca de 40 (quarenta) espécies diferentes de samambaias. O nome do gênero significa em forma de rim.

Essas espécies vegetais podem ser terrestres ou epífitas (plantas que vivem sobre outras plantas) e se caracterizam por serem resistentes e resilientes (capacidade de se recuperar quando sofrem danos).

As plantas dessa família possuem rizomas (tipo de caule subterrâneo que consegue acumular nutrientes para a sobrevivência da planta). Essas espécies possuem folhas longas afiladas e alternadas.

As espécies dessa família devem ser cultivadas em áreas que contenham sombra, em solo preferencialmente úmido e rico em nutrientes (húmus) e que possuam uma alta umidade. Normalmente, as espécies desta família (as samambaias) são cultivadas como plantas de ambientes interiores.

As Características da Samambaia Americana – Nephrolepis Paniculata

A Samambaia Americana é uma espécie de planta herbácea, que se caracteriza por apresentar um crescimento curto e um caule macio e não lenhoso, pois não possui a presença de lignina – substancia que concede a aparência lenhosa para a planta.

A espécie também apresenta a característica de ser uma planta rizomatosa, isto é, possui rizomas que além de terem a função de armazenar nutrientes e alimentos que irão sustentar a planta, os rizomas (através da sua divisão) irão ajudar no processo de multiplicação e propagação da espécie.

A Samambaia Americana se caracteriza por ser uma espécie vegetal que possui ciclo de vida perene, que significa dizer que a planta possui um ciclo de vida grande, longo, nos termos do reino vegetal.

Esta espécie vegetal se caracteriza por ser uma planta de pequeno porte que atinge uma altura média de 60 centímetros.

As folhas da Samambaia Americana se caracterizam por serem longas e subdivididas em folíolos lisos e retilíneos. As folhas desta espécie possuem coloração verde clara e elas possuem um aspecto compacto. De uma maneira geral, as folhas da Samambaia Americana formam touceiras de grande volume, o que fazem com que elas demonstrem uma textura muito bonita.

As flores da Samambaia Americana não possui nenhum valor ornamental.

O Cultivo da Samambaia Americana – Nephrolepis Paniculata

A Samambaia Americana é uma planta que aprecia o clima quente e úmido, sendo típica de clima tropical, no entanto ela consegue se adaptar ao cultivo em regiões que apresentam outros climas como por exemplo: equatorial e subtropical.

Esta espécie vegetal é uma planta que deve ser cultivada sob a condição de iluminação de meia sombra ou luz difusa, nunca devendo ficar exposta ao sol por bastante tempo, por isso mesmo ela é bastante cultivada em ambientes interiores, bastante que a planta consiga receber iluminação por alguns períodos do dia para que continue a se desenvolver e viver bem.

As Samambaias Americanas são plantas rústicas, isto é, conseguem se desenvolver sem a necessidade de maiores cuidados da parte de quem cultiva a espécie. Contudo, quem cultiva esse tipo de planta precisa ter conhecimento que a espécie não tolera frio intenso.

A realização de aplicação de material orgânico para que o solo fique rico em húmus, pode ser feitas quinzenalmente, pois isso irá ajudar a Samambaia Americana a manter um verde brilhante e vivo, dando maior beleza a planta.

Normalmente, essas espécies vegetais são cultivadas em vasos e em jardineiras ou cestas suspensas, e estes precisam ser regados com grande frequência e regularidade. A planta aprecia a alta umidade, pois essa condição beneficia o desenvolvimento da espécie. Quando o clima estiver passando por períodos secos, a realização de pulverizações de água ajuda a manter a umidade do ambiente para que a planta não sinta tanto as dificuldades que estão sendo geradas pelo clima.

Saiba Mais

Saiba Mais

Os vasos onde a Samambaia Americana é cultivada devem possuir boa condição de drenagem para o desenvolvimento e manutenção da planta.

Normalmente, os vasos onde são cultivadas a Samambaia Americana são aqueles feito de Xaxim, no entanto essa espécie está correndo perigo de sofrer extinção, por isso é condenado a utilização e compra desses vasos. Os estudiosos estão buscando alternativas ao Xaxim, e hoje em dia, estão recomendando o uso de vasos fabricados com a fibra do coco.

Contudo os cultivadores e apreciadores de plantas epífitas como a Samambaia Americana, afirmam que a fibra de coco não possui as mesmas qualidades e condições do Xaxim. Contudo, nesse momento de vivencia da conscientização ecológica, e preservação do meio ambiente, devemos preservar e respeitar a cultura do Xaxim, usando outros tipos de substratos, até que os estudiosos consigam encontrar um que apresente similaridade de características e condições a essa espécie em extinção.

A Samambaia Americana são muito usadas na decoração de ambientes interiores, e é uma das espécies vegetais mais usadas como planta ornamental em nosso país. As espécies que normalmente são vendidas nas lojas, são as Samambaias Americanas que sofreram alterações e melhorias genéticas feitas na cidade de Boston.

Imagem de Amostra do You Tube

A Multiplicação da Samambaia Americana – Nephrolepis Paniculata

A Samambaia Americana é uma espécie vegetal que se multiplica através da divisão de suas touceiras, que é um dos processos de reprodução vegetativas das plantas ornamentais mais conhecidos que existe.

Ela consiste em realizar cortes nos rizomas, para criação de mudas preservando rizomas, raízes e folhas para que a muda crie condições de desenvolver uma nova espécie.

A época ideal para a planta se multiplicar é o inverno e a espécie é encontrada nas florestas úmidas da Flórida, América do Sul, México, América Central, África, Índias Ocidentais e Polinésia. Isto é, a Samambaia Americana está espalhada por todo o mundo.

Um comentário

  1. onde que eu compro estas sambambaia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>