A planta herbácea conhecida como Tapete-Inglês tem como nome científico Polygonum capitatum e pertence à família Polygonaceae. No segmento de plantas é encaixada na categoria de forrações à meia sombra ou então de forrações a sol pleno. Os melhores climas para cultivar essa planta é o Subtropical, Tropical, Temperado, Mediterrâneo, Continental e Oceânico.
A origem do Tapete-Inglês remonta da Índia, Himalaia e Ásia. Atinge alturas entre 15 e 20 cm de altura. Pode ser cultivada com sucesso a sol pleno ou então a meia sombra. Trata-se de uma planta de ciclo de vida perene e que é bastante utilizada no paisagismo.
Descrição Do Tapete-Inglês
A planta Tapete-Inglês é herbácea, reptante e perene, pode alcançar alturas que ficam entre os 15 e 20 cm de altura. A sua ramagem é delicada e possui uma cor castanha, as folhas que compõem essa planta são lanceoladas, com nervuras e margens vernelhas, pubescentes, com uma cor bronzeada e também com desenhos em forma de “V”.
Acima da folhagem durante todo o ano despontam as inflorescências que são globosas, terminais, brancas, verdes e rosadas. O período principal de aparecimento das inflorescências são os meses do verão e do outono.
A Utilidade Paisagística Do Tapete-Inglês
Uma planta excelente para fazer forração uma vez que forma lindos tapetes em áreas que são ensolaradas e também naquelas que são semi-sombreadas. A sua textura e cor singulares ajudam a adicionar mais charme a vários tipos de jardins.
Essa planta ajuda a conferir um visual mais rústico e natural em bordaduras ao longo de caminhos ou pedras. Além disso, você pode cultivar o Tapete-Inglês em vasos e floreiras. A dica é evitar cultivar essas plantas em locais em que há o fluxo intenso de pessoas, pois a mesma não tolera o pisoteio.
Nos climas temperados essa planta perde a sua folhagem nos meses do inverno. Outra característica do Tapete-Inglês é se adequar ao plantio no litoral.
O Cultivo Do Tapete-Inglês
Para que essa planta apresenta bons resultados de cultivo é necessário que seja colocada em ambientes que tenham sol pleno ou mesmo meia sombra. Também é importante que o solo seja fértil, bem drenável e preparado com a adição de matéria orgânica. As regas devem ser periódicas para que a planta possa crescer saudável.
Uma excelente dica para quem vai plantar o Tapete-Inglês é colocar apenas 4 mudas por metro quadrado. Isso vai ajudar a formar um denso tapete, o efeito visual é muito bonito. Porém, se você vive numa região seca é importante reconsiderar o plantio do Tapete-Inglês uma vez que essa planta tolera apenas curtos períodos de seca.
Uma vantagem de cultivar o Tapete-Inglês é que ele exige pouca manutenção, basta fazer podas de controle e crescimento, as adubações são anuais. Uma planta que aprecia o frio subtropical ou mediterrâneo e que se desenvolve melhor nessas regiões.
A sua multiplicação deve ser feita por divisão de ramagem enraizada e espontaneamente por sementes. Vale destacar que essa planta pode surgir espontaneamente em fendas de muros e calçadas.
Saiba Mais Sobre As Plantas De Forração
O Tapete-Inglês é um exemplo bem interessante de planta de forração, se você se interessa por jardinagem e deseja cultivar plantas que ajudem a dar um toque de paisagismo no seu espaço verde saiba mais sobre essas plantas.
O Que é Uma Planta De Forração?
As plantas de forração são aquelas que possuem pouca altura e que tem a capacidade de forrar grandes espaços de terra. Basicamente elas formam um tipo de cobertura vegetal que é chamado de forração. Quando elas crescem acabam criando um visual de gramado verde e extenso.
O termo espécie de forração também está ligado a ideia de plantas de cobertura que não são resistentes ao pisoteio. Dessa forma muitos jardineiros e paisagistas profissionais não incluem essas plantas na categoria de grama.
Os especialistas definem como planta de forração aquelas espécies ornamentais que são usadas para cobrir toda a terra de um canteiro, um vaso ou mesmo de uma área extensa de jardim. Essas plantas funcionam como um tipo de tapete vivo para o seu jardim.
Para boa parte dos especialistas as plantas que são comumente usadas como plantas de forração quando cultivadas num vaso ou canteiro perdem essa designação. Podemos dizer que basicamente esse termo está associados a planta que faz a cobertura direta do chão.
Pelo fato de não resistirem ao pisoteio essas espécies são mais indicadas para serem cultivadas ao redor de árvore ou então sob bosques sombreados. Numa média geral as espécies de cobertura crescem até uma altura máxima de 30 cm.
Forração Que Protege
As forrações podem ser usadas para outros fins além de somente enfeitar um espaço, podem ser usadas para proteger o solo de barrancos e taludes das erosões que são causadas pelas chuvas. As plantas agem contra o ressecamento que é causado pelo calor excessivo.
Além disso, essas plantas ainda podem ajudar na absorção de água da chuva e isso evita que a mesma se acumule no terreno. As plantas de forração além de ajudar a proteger os espaços em que estão completam o projeto paisagístico do jardim. São plantas que ajudam a dar mais cor e textura para esse espaço.
A melhor opção para a manutenção do espaço drenável do solo, de pisos impermeáveis ou mesmo de pedriscos soltos que acabam aumentando a irradiação do calor e a temperatura do ambiente.
Da mesma forma que outros tipos de plantas as de forrações também podem ser divididas em opções que devem ser cultivadas a pleno sol e aquelas que se adaptam a cobertura de locais sombreados em que um gramado convencional dificilmente conseguiria crescer.
As espécies conhecidas como de forração em geral gostam de receber luz indiretamente, filtrada e tem um desenvolvimento melhor sob as árvores. O toque incrível para deixar o seu jardim mais bonito, a forração criada por esse tipo de planta fica muito bonito no seu período de floração.
Plantas De Forração
- Dianthus chinensis (cravina)
- Selaginella kraussiana (musguinho)
- Hedera canariensis (hera verde de folha larga)
- Maranta bicolor (maranta bicolor)
- Maranta leuconeura (barriga de sapo)
- Syngonium angustatum (singônio)
- Sindapsus aureus (jiboia)
- Arachis pintoia (grama amendoim)
- Acalypha hispida (rabo de gato)
Pingback: Como cuidar do Tapete-inglês (Polygonum Capitatum) - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores