Tomate – Solanum Lycopersicum: Dicas Para Cultivar

Frutas, verduras e legumes são essenciais para o crescimento humano, além de nutrir o organismos com as suas vitaminas e sais minerais. Uma salada, ao menos uma vez ao dia, é essencial na janta e no almoço, de acordo com alguns especialistas. Por causa deste fato, as pessoas costumam procurar alguns frutos, verduras e outros alimentos para complementar a dieta, incluindo o favorito de todos: o tomate. Ele está presente em grande parte dos pratos feitos na culinária, além de ser o detentor de diversas vitaminas e nutrientes. O tomate pode ser usado para diversos fins culinários, portanto, você não deve deixar de conhece-lo.

Informações Gerais

O tomate possui um nome científico, assim como diversas espécies de plantas, afinal, ele é uma delas. O nome dado pelos cientistas para esta espécie vem do latim e é conhecido como Solanum lycopersicum. Mesmo assim, o fruto não deixe de ser conhecido pelos seus nomes populares como Tomate ou Tomateiro. Ele está inserido dentro da família conhecida pelo meio científico como . Além disso, está inserida dentro de uma porção de categorias importantes. São elas:  e . Por isso, o Tomate é ingrediente essencial em uma bela salada para o almoço e até mesmo para refeições noturnas.

Origem

Os primeiros vestígios da existência do tomate foram encontrados na América central e na América do Sul. Por causa disso, pode ser cultivados em alguns climas típicos dessa região de forma correta. Alguns deles são:  e . A plantação do tomate data de alguns anos atrás, desde a época em que a agricultura estava começando a ser descoberta. Foi um dos primeiros frutos a serem incorporados a dieta humana e um dos mais antigos no mundo da culinária.

Altura

Um pé de tomate pode atingir uma variedade de alturas diferentes, dependendo da variante do fruto. Os tamanhos podem estar entre  e também . Assim, o seu ciclo de vida anual deve ser respeitado e a luminosidade ideal é sob sol pleno. Dessa forma, ela atinge uma altura ideal para o seu desenvolvimento sadio.

Descrição

O tomateiro é um planta cultivada no mundo todo, onde o seu fruto, o tomate, é essencial para a dieta humana, podendo ter diversas finalidades na culinária. O fruto pertence a mesma família do tabaco, das batas e da berinjela. Seu caule possui uma textura que vai de herbácea a semi-herbácea, sendo muito ramificado e se desenvolvendo de forma rasteira, sendo considerado um trepador.  Os tomateiros costumam ser muito flexíveis, a lém de recobertos por numerosos tricomas. Estes tricomas podem ser simples ou em formato granular.

Crescimento do Tomateiro

Inicialmente, o tomate cresce de maneira ereta, mas, de forma lenta, acaba se tornando prostrado, devido ao peso das suas volumosas ramificações que se desenvolvem muito rapidamente. Seu comprimento varia de 1,2 a 2,5 metros em média e dependo das formas de cultivo adotadas.

Folhas

As folhas dos tomateiros costumam ser alternas, pecioladas, além de pinadas e com margens dentadas, mais ou menos serrilhadas.Podem variar em tons de verde.

Flores

As flores do tomateiro são elementos secundários e que raramente chamam a atenção dos cultivadores. Elas geralmente crescem de forma agrupada, em números de 3 a 12 dependendo da variação da planta. As inflorescências que surgem são do tipo cimeira e costumam ser bem amarelas.

O Tomate

O tomate é um fruto tipo baga e pode ter diversos formatos diferentes, variando entre o arredondado e o oblongo. De acordo com as maneiras diversas de cultivos, o tomate pode variar em coloração também, indo desde o verde, amarelado até o vermelho vivo. Com isso, os frutos podem ficar lisos ou até mesmo estriados.

O tamanho dos tomates também podem ser diversificados: alguns são tão pequenos que podem se assemelhar as cerejas enquanto que outros podem apresentar tamanhos definidos e maduros. Dentro dos frutos, há uma espessura carnosa onde se encontram as sementes. Elas podem variar em tamanho de acordo com a variedade da espécie.

Na Culinária

O tomate possui um sabor bastante peculiar.Ele é um pouco adocicado e com um gosto um pouco ácido. Além disso, pode ser usado em diversas áreas da culinária, indo desde a produção de molhos até o seu consumo de forma crua, em saladas ou em meio a temperos. Assim, o fruto pode ser consumido de diversas maneiras: cru, cozido, assado ou desidratado.

As formas de consumo são as mais diversas também, incluindo as listas logo abaixo, que são as mais comuns:

  • sucos
  • saladas
  •  molhos
  •  sopas
  •  drinks
  •  polpas
  •  geléias
  •  catchup
  •  tomate seco

Nutrientes Presentes no Tomate

O tomate passou a ser adorado por povos de diversas partes do mundo, não só por causa do seu gosto agridoce, mas também pelas suas propriedades nutritivas. O fruto possui licopeno, vitaminas A, B e C, além dos poderosos carotenóides e minerais. O tomate é nutritivo e contém propriedades antioxidantes, além de todas as outras presentes.

Formas de Cultivo

O tomate deve ser plantado sob sol pleno, sendo colocado em solo irrigado e com muita matéria orgânica presente.Além de ser irrigado de forma regular, as terras que abrigariam o tomate devem ser profundas, destorradas e bastante drenável.

O clima deve ser bastante ameno para o seu cultivo, além de possuir uma grande fertilidade em meio ao solo de cultivo, envolvendo todas as condições climáticas.

É preciso tomar cuidado com as pragas que podem atacar o tomateiro. Em algumas  condições de elevada umidade e calor, a planta acaba se tornando muito suscetível às doenças e diversas pragas.

A espécie também precisa de manejos específicos tais como o transplante, amôntoa, desbrota, tutoramento com estacas e amarrios.

Multiplicação da Espécie

Multiplica-se por meio de sementes postas para germinar em  algumas sementeiras ou diretamente em locais definitivos para tais fins. O período de plantio à colheita no verão leva cerca de 110 dias no total.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • aula do tomateiro

    andré joão fernando 29 de março de 2014 14:36 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *