As flores são um elemento da natureza que nos surpreendem pela sua beleza e também pelo mistério que são capazes de nos transmitir com as suas formas e cores diferenciadas. Por isso mesmo não é estranho saber que várias flores contam com lendas a seu respeito. Separamos as lendas mais interessantes para que você conheça um pouco melhor o universo das flores mais bonitas. Leia e descubra como a sua flor favorita pode ter uma história linda e curiosa.
O Que São Lendas?
Antes de chegarmos às narrativas das lendas das flores é interessante esclarecer o conceito de lenda. Podemos dizer de forma mais simplificada que lendas são narrativas de cunho popular que são transmitidas de forma oral através das gerações. As lendas não podem ser provadas cientificamente, mas escutar uma bela história não faz mal a ninguém. Aliás, uma característica das lendas é ter sempre um elemento fantástico que cria uma nova forma de ver o mundo.
As Lendas das Flores
Amor Perfeito
A flor Amor Perfeito conta com duas versões de sua lenda, a primeira delas é russa e a segunda é grega. Na versão russa acredita-se que cada uma das três pétalas da flor reflete um momento da vida de uma jovem chamada Ana. Ana era uma jovem que acreditava em tudo e sempre encontrava uma explicação para tudo. Um dia ela se apaixonou por um rapaz sedutor que depois de conquista-la foi embora prometendo que um dia regressaria por ela. Porém, o rapaz nunca retornou e a cada dia que passava o desgosto e a esperança em Ana dividiam o seu coração. No dia em que Ana morreu ainda esperando o retorno do seu amor as flores conhecidas como Amor Perfeito começaram a nascer como uma forma de manter viva a esperança da apaixonada. Na versão grega, os amores perfeitos eram cultivados por Zeus, Deus soberano dos gregos, para alimentar uma amante sua transformada em vaca por Hera, esposa do Deus. A filha única do governante Ino se apaixonou por Zeus e por isso enfrentou a fúria de Hera que a transformou em vaca. Dessa forma, as flores Amor Perfeito representavam por um lado a força esplêndida de uma Deusa, mas também a esperança de que um dia o amor entre a mortal e Zeus pudesse ser possível novamente. Ainda tem a versão dos romanos que acreditavam que as flores amor perfeito eram pessoas que foram transformadas em flores por espiar o banho da deusa Afrodite.
Azaleia
A lenda que cerca a Azaleia diz que ela é capaz de seduzir a pessoa que recebe essa flor. Uma história, que pode ser lenda ou não, diz respeito a um exército grego que em 401 a.c foi a montanha de Colchis para buscar um torrão de ouro. Apesar de terem sido atacados pelos exércitos de nativos, tudo transcorria muito bem até que os soldados encontraram um lugar com vários favos de mel. Todos experimentaram e se deliciaram com o sabor fantástico, porém, depois de algum tempo todos caíram inconscientes. Após uns três dias todos os homens se recuperaram e descobriram que haviam passado mal devido ao mel que era proveniente de flores da família das Azaleias. Essas flores são cheias de néctar que possui características bem específicas como substâncias que podem fazer mal para quem as consome. Dessa fraqueza do homem diante do mel produzido pelas azaleias surgiu a lenda de que ela é capaz de seduzir qualquer pessoa.
Margaridas
Uma curiosidade a respeito dessas flores é que elas abrem antes do nascer do dia e por isso mesmo são também chamadas de “olhos do dia”. Traduzindo o nome Margarida do grego temos a palavra “pérola”. O aparecimento das margaridas no mundo conta com uma lenda bem interessante, diz-se que uma noite uma menina muito jovem pediu aos céus: “Oh estrelas! Por favor, queria que se transformassem em flores, para que eu pudesse brincar com vocês.”As estrelas refletiram muito e decidiram atender ao pedido da menina, quando ela acordou pela manhã já era uma Margarida. O sol então lhe perguntou se ela estava feliz com sua nova condição e prontamente ela respondeu que sim, mas que gostaria de florescer em todas as estações para fazer a alegria das crianças. O sol não pensou duas vezes e lhe tocou criando no centro da flor um círculo amarelo. Uma outra lenda sobre a Margarida diz que uma linda donzela fugia há muito tempo de um homem velho que a desejava. Cansada de fugir a donzela pediu ajuda para a natureza que a transformou numa margarida.
Flor Miosótis
Essa é uma flor curiosa e cercada de lendas, para começar em vários idiomas é conhecida como “não-me-esqueças”. O nome Miosótis significa orelha de camundongo o formato dessa flor. Sua origem é a Rússia e tem entre 25 cm e 30 cm no período em que está florescendo. As flores podem ser brancas, azuis ou rosadas, o florescimento acontece durante a primavera. Para explicar o surgimento da Miosótis existem diversas lendas muito antigas.
Não-Me-Esqueças
Uma lenda a respeito da Miosótis é que Deus a chamou de “não-me-esqueças” por que a flor era incapaz de lembrar o próprio nome.
O Nome Dado por Adão
Outra lenda diz que esse nome de “não-me-esqueças” surgiu no tempo em que Adão, ainda no Éden, estava nomeando as coisas. Depois de distribuir nomes para todas as flores ele foi perguntar a elas se haviam gostado e aceitado os nomes. Todas disseram que sim, mas uma voz singela perguntou: “Adão, qual será o meu nome?”. Então Adão percebeu que havia se esquecido da pequena flor que tinha uma beleza incrível. Para compensar o seu esquecimento ele disse que ela se chamaria “não-te-esqueças-de-mim”.
Miosótis e o Cavaleiro Alemão
Conta uma lenda alemã que o nome de “não-me-esqueças” da flor Miosótis surgiu por causa de um cavaleiro que estava a beira de um rio e tentou pegar uma dessas flores para a sua amada. Porém, devido ao peso de sua armadura acabou caindo na água e se afogando, assim a amada nunca esqueceu dessa flor.
As Lágrimas da Virgem Maria
Uma lenda cristã diz que as flores Miosótis ficaram azuis depois que a Virgem Maria chorou sobre elas.
Lindas lendas, gostei muito. Trabalho com teatro. E gosto de fazer montagens com lendas. que tenham aventura, suspense, ação , emoção e amor