Nativa das florestas tropicais e matas de galeria na Austrália e Nova Guin. Árvore cresce a 15m (49 pés) de altura. Possuem compostos médios e folhas verdes em grupos de sete folhas. As flores desenvolvem no topo da árvore. Muitas vezes, cresce como uma epífita em árvores da floresta . Ela produz cachos de até 2 metros (6,5 pés) de comprimento, contendo até 1.000 pequenos maçantes flores vermelhas. Floração começa no início do verão e continua por vários meses. Pode ser resistente a certos tipos de secas.
Ecologia: Schefflera Actinophylla
A planta produz até mil flores gerando grandes quantidades de néctar que atraem aves quê se alimentam de mel espalham as sementes. Os frutos são consumidos por muitos animais. Arvore polvo é espécie exótica do Centro o Sul da Flórida e todas as ilhas principais do Havaí. Nativa de Queensland. Em terras havaianas a árvore polvo foi relatada pela primeira vez na ilha de Molokai em 2000, mas por esta altura, era bem conhecido em Kauai, Oahu e Maui. Na Flórida e Havaí, árvore polvo foi introduzida como planta ornamental nas várias ocasiões. Foi introduzido pela primeira vez no Havaí, em 1900.
Na Flórida e Havaí a árvore polvo invadiu as florestas primárias. Ela evolui em comunidades de cipreste, vertentes para pinho areia, matagal e habitats extremos que variam de dunas de areia seca e fundo sombreado de carvalho.
Em Miami, árvore polvo é especialmente invasiva em espreguiçadeiras de madeira não perturbadas e, em menor medida, em habitats de pinheiros. Árvores Octopus podem ser epífitas em carvalho. No Havaí, árvore polvo é comum em baixa elevação.
Árvore polvo tem crescimento rápido verde com um ou vários troncos nus e alguns galhos robustos. Uma árvore de polvo na Flórida cresceu com uma única haste principal por muitos anos, mas uma vez que a haste foi quebrada, a árvore produziu seis grandes troncos. Elas podem crescer como epífitas, especialmente quando jovem.
O folheto central é maior e pode chegar a 12 polegadas (30 cm) de comprimento. Flores na cabeça medem 2,5 cm de diâmetro e ocorrem ao longo dos caules lotados com 16 a 35 polegadas (40-90 cm) de comprimento e lembram tentáculos de polvo. Flores são normalmente restritas às árvores em condições de pleno sol. Polvo árvore produz cachos de drupas carnudas com 10 a 12 sementes.
Cultivo da Schefflera Actinophylla
Cultivadas em climas leves para aquecer como árvore decorativa em jardins de maiores dimensões. A propagação acontece por sementes e estacas. Prefere solos bem drenados e apenas precisa de rega ocasional e alimentação para prosperar. É, no entanto, uma planta agressiva e suas raízes podem dominar o solo circundante. Em algumas áreas (por exemplo, Flórida e Havaí EUA), é uma erva invasora e, portanto, o plantio é altamente controlado. Árvores de flores polvo são possíveis a partir de abril a outubro, no Havaí, durante o verão ou outono na Flórida. O processo de regeneração funciona da seguinte forma:
01. Polinização e sistema reprodutivo
02. Produção de sementes
03. Dispersão de sementes
04. Bancos de sementes
05. Germinação
06. Estabelecimento de plântulas e crescimento de plantas
07. Regeneração vegetativa
Arvore polvo se reproduz por sementes. Reprodução vegetativa e propagação não ocorrem embora à regeneração tivesse ocorrido. Sistema de polinização e reprodução possui o néctar.
Propagação por Animais
Características da fruta e observações de campo sugerem que sementes das árvores polvos são dispersos por animais. Frutos de árvores são compostos de látex. Em florestas tropicais de baixa altitude, pesquisadores relatam que sementes de árvores polvo são dispersos por animais dispersos.
Na Nova Guiné, algumas espécies foram observadas levando frutas da árvore polvo de florestas tropicais. Dispersões de morcegos são relatadas no Norte da Austrália e no Sul de Queensland. A dispersão de ave é considerada a razão predominante para a invasão da árvore polvo e propagação em habitats.
Os pássaros comuns são responsáveis por algumas propagações de sementes no Havaí e na Flórida. Na Flórida, corvos, tentilhões e estorninhos que se alimentam de frutos de árvores polvos e transportados por sementes em áreas naturais.
Regeneração Vegetativa: Árvores Polvo
Depois de extensas observações de campo e escavações de raiz em florestas tropicais de monção no Território do Norte, os pesquisadores concluíram que a árvore polvo não se espalha pelas raízes clonais. Uma árvore de polvo na Flórida cresceu com um único tronco, até que foi quebrado em um furacão. Após isto, a árvore produziu cerca de seis caules “maciços”.
Clima e Árvore Polvo
Árvore polvo é capaz de estabelecer e difundir em climas tropicais e temperada-quente. Em seus habitats tropicais nativos da floresta do norte de Queensland, as temperaturas médias diárias nos meses mais quentes são 30-32°C, e nos meses mais frios, apenas 9 a 13 ° F (5-7 ° C) ou inferior . Noventa por cento da precipitação ocorre ao longo de período de seis meses, e durante esse tempo são possíveis eventos de precipitação de 20 polegadas (500mm).
Nos Estados Unidos, a árvore polvo é geralmente restrita às áreas em que a temperatura mínima média anual é acima de -1°C. Poucos dias de temperaturas abaixo de zero são tolerados. Árvore de polvo é moderadamente tolerante à seca. No sudeste Oahu, no Havaí, a árvore polvo ocorreu limite superior da região perto da linha de humidade, onde as médias de precipitação anuais são de 50-60 polegadas, com precipitação e níveis de evaporação quase iguais.
Solos: Cultivo da Árvore e Polvo
Cresce em solo alcalino a ácido e ocasionalmente chuvoso para solos bem drenados. No entanto, o crescimento pode ser melhor em terras úmidas e ricas. No norte da Austrália a árvore polvo ocorreu em florestas tropicais úmidas / básicas / molhadas / ácidas de monção. Sua frequência é de 70% em áreas de mananciais de várzea com profundidade, húmico, solos argilosos mais de argila; 50% em florestas com molas nas encostas de arenito e areia; 40% em florestas profundas e úmidas; 30% na planície de molas na várzea ou margens costeiras em profundidade e orgânicos. No norte de Queensland, árvore polvo prospera em florestas mistas com areias siliciosas bem drenadas. Várias fontes dos EUA indicam que a árvore polvo é tolerante à sombra, embora o crescimento possa ser melhor em pleno sol.
Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier