Ter um jardim em casa é uma atividade bastante prazerosa, que poderá se tornar frustrante caso alguns cuidados não sejam tomados, ainda mais quando o assunto a ser citado é a adubação. Por este motivo reunimos algumas dicas de alguns especialistas sobre as possíveis compostagens, fertilizantes e cuidados para fazer as suas plantas crescerem bastante fortes e saudáveis podendo ficar bonitas o ano inteiro, além de também existir a plantação de frutas e verduras no jardim.
Compostagem, Uma Ótima Alternativa Para Desenvolver Plantas
A compostagem é um método bastante interessante e fácil além de já conhecido de fazer em casa com a transformação de restos de alimentos em adubo natural, utilizar cascas de frutas, legumes e verduras, além de coadoras de café, saquinhos de chá, cascas de batata são ótimas alternativas para a produção de adubos naturais, eles que são excelentes reprodutores de nutrientes e ainda sais minerais para plantas, vasos e também jardins.
Se quiser poderá também utilizar fertilizantes foliares, aqueles que são diluídos em água e podem ser borrifados nas folhas, procure nunca os aplicar nas plantas que recebem sol diretamente, procure deixar para aplicar o produto nos finais de tarde a partir dás 16 horas ou também passe o vaso para um local que seja sombreado por dois ou três dias. Desta forma os sais deverão ser absorvidos pelas folhas juntamente com a água, caso contrário o sol irá evaporar e a água irá concentrar os sais nas folhas, gerando queimaduras, desidratação ou mesmo manchas.
A Utilização De Fertilizantes Orgânicos
Procure sempre utilizar fertilizantes orgânicos , como por exemplo pó de serra, lodo de cervejaria, terra infusória, aparas de grama, carvão, biofortificação e dejetos de cavalos já curtidos, para que não gerem a queima do colo da planta em decorrência da fermentação.
Se por acaso você nunca teve utilizado fertilizantes minerais que fossem mais concentrados, procure dar preferência para aqueles que tenham uma baixa solubilidade em água, como por exemplo o Fosfato Natural de Araxá, Torta de Mamona, Hiperfosfato de Gafsa (fonte de fósforo e micronutrientes) e o Sulfato de Potássio. Se por acaso acontecer uma superdosagem, os danos causados pelos produtos são bastante pequenos já que a sua solubilidade é menor e a sua liberação dos sais poderá ser mais lenta. Vale lembrar que o nitrogênio é muito importante para o crescimento de folhas, o fósforo para o enraizamento e o potássio para o florescimento e a frutificação.
Outra alternativa interessante é utilizar excrementos de pássaros, cascas de maçã, ótimos para plantas que não querem florescer. Por este motivo procure colocar vários pedaços ao redor da terra cobrindo os vasos com plástico durante quatro semanas.
Procure em seguida adubar com fertilizantes minerais quando as plantas já estiverem estabelecidas. Antes disso é bastante recomendado se utilizar esterco de gado ou mesmo de galinha, ou ainda húmus de minhoca.
A seguir procure utilizar terra vegetal, esta que deverá ser rica em materiais orgânicos, misturada com terra de jardim, quando começar um plantio, procure adubar com 20 a 30cm de profundidade.
O Adubo Como Deve Ser Utilizado
Uma ótima plantação que poderá ser utilizada no pátio da sua casa, que irá deixar o visual bastante interessante e também atraente aos olhos, é de frutas e verduras no jardim, existem várias alternativas, como o mamão, o chuchu, o maracujá, e nos canteiros, procure plantar pimentas, que ficam uma verdadeira delícia além de dar um visual delicado e bonito para a sua casa.
Adube mensalmente este tipo de planta, porém evite adubar nas temperaturas mais frias, como por exemplo no período de maio a julho, principalmente antes de sua floração. Se a planta for adubada neste período, você poderá perder os botões de flores, uma vez que eles aparecerem os frutos o processo ainda poderá recomeçar.
Algumas Dicas Rápidas
As folhas de chá que ficarem no fundo das chaleiras, são ótimas alternativas e podem ser borrifadas em plantas de vaso, fornecendo uma série de doses de oligoelementos, os chamados microminerais.
A utilização de pregos, parafusos e outros artefatos que sejam ferrosos, quando são colocados na Terra poderão liberar óxido de ferro, que é muito interessante para as plantas como nutrientes.
A casca de ovo é ótima para as orquídeas, basta apenas as colocar em uma garrafa, colocar água e regar as plantas com a mistura, que certamente elas irão gostar muito.
Água usada de aquário ou jarras que tiverem flores e cinzas de lareira são ricas em fósforo e potássio.
O tabaco também é bastante interessante, é um ótimo adubo para roseiras, procure deixar na água por oito dias, coe e regue as suas plantas.
Farinha de ossos é ótimo para plantas que estiverem na época de floração e ainda pequenas quantidades de vinho favorecem também o crescimento de plantas.
Plantas , com pequenos cuidados ficam bonitas e viçosas
Um dos principais motivos que levam as plantas a apodrecerem é o excesso de água, e isto fica diretamente ligado aos tipos de vasos escolhidos, os de plástico pedem por uma menor quantidade de água, estes não absorvem tanto os líquidos como os de barro, Uma ótima alternativa para saber se a planta precisa de água ou não é o teste do palito, espete um palito, e se ele sair com terra grudada é que está úmido o suficiente, se não estiver é preciso regar.
Evite também comprar mudas de folhas ralas, o que significa que estão desnutridas e não irão se desenvolver de maneira plena. Procure examinar a parte de trás das folhas, se elas tiverem pontos brancos ou recurvadas, é sinal que estão sendo atacadas por pragas por isto não compre.
Para que evite o aparecimento de doenças e pragas, procure limpar as folhas e o caule com esponjas macias, ou mesmo panos embebidos em água e vinagre, se por acaso as folhas de sua planta ficarem recurvadas, é sinal de pragas, utilize um inseticida á base de piretro e retona, que é encontrado em casa especializadas e pulverize as plantas, desta forma você terá plantas muito mais saudáveis e bonitas.