Como um bom e vacinado jardineiro é, você precisa saber o que são pesticidas orgânicos. Não sabe? Então chega aqui no Cultura Mix! Neste artigo, vamos falar sobre eles, os pesticidas feitos a base de materiais orgânicos que não irão castigar as suas plantinhas no jardim. Os pesticidas mais industrializados podem causar danos a saúde das espécies e à do ser humano e por isso, sempre opte pela opção mais saudável e também sustentável. Aqui, você também vai aprender como fazer um desses produtos dentro de casa e sem nenhum risco. Confira !
O Que é Um Pesticida Orgânico?
Para cuidar de um jardim, é preciso recorrer de certos itens obrigatórios. Os pesticidas orgânicos é um deles. Segundo profissionais especializados na área de jardinagem, a definição desses produtos é a mais simples possível: ” Trata-se de um composto específico que está livre de substâncias químicas nocivas e protege o crescimento das plantas de todo o tipo de insetos que vivem na terra ou nas respetivas flores e vegetais, incluindo vermes, ácaros e outros parasitas. Existem vários tipos de pesticidas orgânicos que estão à venda em viveiros e em lojas de jardins especializadas, no entanto, também pode fazer um pesticida orgânico sem ter de sair de casa.”
Materiais Necessários
Para fazer o seu próprio pesticida orgânico, é preciso de alguns materiais especializados. Confira abaixo quais são eles e comece a fazer o seu!
- Uma garrafa vazia e limpa
- Um frasco pulverizador com bico de pulverização
- Um liquidificador
- Um funil
- Um pano limpo
- Uma panela, pote ou jarra com capacidade de 4 litros
- Duas cebolas pequenas
- Um pimento jalapeño
- Um dente de alho
- Um pedaço de sabão de limpeza
Passo a Passo
- Hora de aquecer e preparar a água! Coloque aproximadamente 4 litros de água para aquecer e assim, começar a fazer o pesticida orgânico. Em seguida, quando a água já estiver bem quente e formando as suas singelas bolhinhas de ebulição, despeje-a em uma panela ou em uma jarra específica para que ela possa aguentar a temperatura alta da água fervente.
- Corte os legumes: Um pesticida orgânico não pode ser feita sem a escolha dos vegetais necessários.Por isso, selecione-os da melhor maneira possível e depois comece a corta-los em pedaços bem pequenos. Segundo profissionais já especializados nessa área mais específica de pesticidas orgânicos, o certo é fazer o seguinte: “Eles não precisam de ficar geometricamente cortados, pois não vão ser servidos em nenhuma refeição. Dessa forma, deve picar as duas cebolas, metade do alho e ¾ do pimento jalapeño.” Isso depois que os legumes estiverem devidamente preparados. Todos esses ingredientes são indispensáveis ao preparo de um pesticida orgânico, já que algumas substancias presentes nesses elementos são as responsáveis por matar os insetos e as pragas que atingem a sua plantação.
- Lembram-se na água fervente. Então, é hora de colocar os legumes recortados na água! Antes, miste-os no liquidificador para gerar uma verdadeira papinha de legumes. Os legumes deverão estar sem líquido ou grumos depois que forem batidos. Pegue este preparo e vire na panela aonde a água se encontrava. Deixe que a mistura repouse por mais ou menos 20 minutos. Segundo os especialistas: ” Esta “sopa” será a base de um pesticida orgânico e, nesta fase, os gostos e os odores serão muito fortes. Muitos jardineiros adicionam um ¼ de uma xícara de vinagre aos vegetais, pois consideram que o vinagre é o ingrediente ideal para tornar a superfície da terra das plantas mais ácida, impedindo a colocação de ovos por parte das pragas.”
- Os odores e os sabores dos vegetais batidos vão começar a se misturar na água quente. Com isso, o preparo vai precisar ser filtrado para um jarro apropriado: “Nesta altura, pode utilizar um funil e um pedaço de pano limpo para impedir a passagem dos vegetais e para fazer a respetiva filtragem. Também pode utilizar outro tipo de filtros, como o filtro do café, mas o pano oferece os melhores resultados.” explicam os profissionais. Se o pano sujar durante a filtração, reutilize o que ficou no pano para uma extração posterior. Esse resto também pode ser reutilizado para fazer uma compostagem e assim, produzir fertilizantes orgânicos.
- No filtrado, adicione um pedaço de sabão: “O sabão vai fazer com que as plantas fiquem com um sabor e um odor desagradável para os insetos e isso é uma mais-valia em termos da sua proteção.”. Lembrando que o sabão deverá ser comprado somente se for feito a base de petróleo, perfumado, com corantes diversos e biodegradável para que o ambiente possa agradecer! Seguindo todos esses passos a risca você vai conseguir produzir um bom pesticida orgânico para proteger a sua plantação de possíveis pragas indesejáveis.