É fácil se deixar levar plantar um jardim. Mesmo depois de comprar todas as ferramentas necessárias e suprimentos, há plantas que necessitam de mais aparelhos. Mas isso não significa que o jardim tem de se transformar em buraco para o dinheiro.
Algumas das melhores dicas de jardinagem não custam um centavo e ajudam a economizar dinheiro durante anos.
1. Comece Plantas a Partir de Sementes
O preço de um pacote de sementes continua a subir, mas o mesmo acontece com os valores cobrados pelas plantas. Sementes são grandes negócios. Cultivo de flores perenes leva um pouco de paciência, porque vai demandar alguns anos antes de se tornarem plantes grandes e com floração. As economias de hortaliças a partir de sementes pagam o resto do seu jardim.
2. Plantas Menores
As plantas estão com preços por tamanho. É bom ter um jardim grande, mas se está tentando poupar dinheiro, compre plantas de menor porte e reduzir os gastos. E as plantas pequenas muitas vezes podem fazer o ajuste do transplante mais fácil do que àquelas maiores.
Sedie uma troca de planta com amigos de jardinagem. Todo mundo tem muito de algo. Enquanto está dividindo e redesenhando na primavera podem surgir sementes extras. Interessante ter uma etiqueta com o nome da planta, cor e preferências de crescimento. Também é divertido fazer com que cada jardineiro mostre e conte um pouco sobre as plantas que eles trouxeram. Esta é uma ótima maneira de crescer jardim criativo com processos menos custosos.
3. Divida os Custos
Lâmpadas, em particular, são verdadeiras pechinchas quando compradas em grandes quantidades. Mas quem realmente precisa de mil narcisos? Obter dez de amigos e tenha grande faixa de narcisos no quintal com fração mínima do custo. É possível também pode solicitar assistência para comprar uma planta muito grande, então dividir de modo que cada um pega um pedaço. Esta é uma maneira inteligente de comprar plantas incomuns a preço de banana.
4. Limpeza do Jardim
Esse é um protetor de dinheiro óbvio, não precisa ser mencionado. Mas é incrível como muitos jardineiros deixam a limpeza do jardim ir para o lixo. Mesmo se não tiver o entusiasmo para fazer mais do que empilhar tudo em um canto do quintal, pelo menos faça algo. Em termos gerais as folhas secas formam compostos maravilhosos em cada temporada. As camadas são ótimas para atrair minhocas e todos os tipos de insetos benéficos ao organismo.
5-Reciclagem e Salvamento
É comum jogar no lixo um monte de coisas que poderiam servir com algum propósito no jardim. Jornais fazer grandes barreiras de plantas daninhas. Jornal picado é mesmo bom na parte inferior dos recipientes, para ajudar a reter a humidade. Garrafas de todos os tipos podem ser utilizadas para proteger plantas em molas. Recipientes de iogurte significam opções para juntar sementes. Utilize os resíduos com criatividade e colabore com menos acúmulo de lixo nos aterros.
6-H2O Barato às Plantas
A água é uma das despesas de jardinagem não percebida até o momento em que chegar a conta. Um barril de chuva pode ser uma das ferramentas mais fáceis de serem usados no jardim. Insira o tubo de drenagem para o buraco no barril e espere a tempestade.
7-Irrigação e Gotejamento
Esta é uma poupança de dinheiro. Há uma grande quantidade de pequenas peças e parece muito complicado e caro, mas no final das contas vai ser mais vantajoso. Mesmo com irrigação por gotejamento programado várias vezes ao dia, o processo custa menos água e dinheiro do que uma imersão mangueira.
8-Economizando nas Flores de Quintal
Há muitas maneiras de economizar dinheiro no paisagismo do quintal. Talvez a mais simples esteja em crescer as próprias plantas a partir de sementes. Isso não é difícil de fazer se tiver uma janela ensolarada e alguns itens simples.
Necessário ter terra de qualidade que custa barato. Basicamente, todos os tipos de solo se beneficiam com a adição de matéria orgânica. Minerais, como a palha, são degradados em sopa de nutrientes, mergulham para dentro da terra e fertilizam as plantas existentes. Ácidos húmicos aglomerados com pequenas partículas de argila tornam a terra macia.
Aplique nitrogênio extra para evitar que o processo de decomposição de nitrogênio da terra consuma as plantas que precisam para crescer. Não aplique textura fina nas coberturas, como recortes de grama em camadas espessas que sufocam o solo.
9-Reiquze do Solo
Se solos são ricos em matéria orgânica suspensa para expor o topo de plantas recém-plantadas, adicione maior matéria orgânica para manter as raízes sob a tampa. Caso o jardim esteja ao lado de uma casa ou muro, mantenha o nível do solo baixo o suficiente para entrar em contato com o tapume de madeira. Ao plantar ao redor de árvores, evite cobrir a coroa com material orgânico. Isso ajuda a evitar doenças.
Certifique-se de quando comprar sementes ler e seguir com atenção todas as instruções da embalagem. Outra forma de economizar é utilizar flores silvestres em sua paisagem, como violetas, por exemplo.
As ervas daninhas são oportunistas porque aproveitam qualquer tipo de solo para fazer a sua casa. Embora cresçam em todos os lugares, preferem solo fértil, muitas vezes pesados e com ácido para incentivar o crescimento do capim-colchão, plátanos, alazão e cavalinhas. Solo alcalino (também chamado de solo doce ou básico) é favorecido pela camomila.
Solos férteis quase neutros podem fornecer ambiente acolhedor para dentes de leão e mostarda selvagem. Na terra recém-preparada as ervas daninhas brotam em certas zonas de forma mais lenta. As áreas com ervas são suscetíveis de serem hidratadas e melhores para a germinação de sementes.
10-Paciência e Prosperidade
Não é do dia para noite que o jardim vai prosperar, independente da quantia investida na terra, a não ser que as plantas sejam compradas no vaso, o que de fato e requer maior dinheiro gasto por parte dos donos do jardim. Siga as regras simples indicadas para cada espécies que em poucas temporadas o jardim vai florescer em níveis admiráveis. Seja criativo ao utilizar adubo ou composições para acelerar o crescimento das espécies.
Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier