O Ruibarbo é uma planta que possui propriedades medicinais, e ela possui o nome cientifico Rheum Tanguticum Var Tanguticue pertence a família dos polygonaceae. O Ruibarbo é conhecido popurlamente por Ruibarbo Palmado e Ruibarbo do Campo.
O Ruibarbo é um planta que tem um forte efeito medicinal, tendo uma poderosa ação estimulante e digestiva, sendo bastante usada para o tratamento dos problemas gástricos e de prisão de ventre.
O Ruibarbo é um forte aliado das mulheres, pois ele é um medicamento natural contra os sintomas da menopausa. O uso terapeutico do Ruibarbo auxilia as mulheres a sentirem alivio com relaçao aos frequentes calores que são sintomas bastante comuns quando se está na menopausa.
O Ruibarbo é um vegetal que também é muito utilizado na preparação de várias receitas, como por exemplo: compotas, doces, bolos, etc. Pois ela é uma planta que tem paladar bastante apreciado, e torna os produtos feitos com consigo muito mais gostosos e principalmente muito mais saudáveis.
A Origem Do Ruibarbo
O Ruibarbo é uma planta que possui origem asiática, e seu uso medicinal é explorado há vários anos, principalmente pela medicina chinesa. Os componentes do seu caule são usados na fabricação de muitos medicamentos (principalmente os laxantes) e o próprio talo é uma fonte de alimento rica e saborosa.
As folhas do Ruibarbo não devem ser consumidas, pois elas aprensentam uma grande concentração de cristais de ácido oxálico, e estes são prejudiciais ao nosso organismo.
As Propriedades Do Ruibarbo
Entre as várias propriedades medicinais do Ruibarbo, estão:
- Laxante;
- Disfunções Estomacais;
- Digestivo;
- Estimulante do fígado;
- Adstringente;
- Antihelmintico;
- Antibacteriano;
- Antiinflamatório;
- Antisséptico;
- Tônico Estomacal;
Para Que Serve o Ruibarbo
O Ruibarbo tem várias propriedades que ajudam o tratamento e o combate de muitas doenças como:
- Amenorréia;
- Carbúnculos;
- Coágulos no Sangue;
- Constipaçao Intestinal ou Prisão de Ventre;
- Diarréia e Disenteria;
- Febre;
- Feridas em geral e feridas na boca;
- Hemorróidas;
- Icterícias;
- Menopausa;
- Queimaduras;
- Vermes;
Como Fazer Uso Do Ruibarbo
O Ruibarbo pode ser usado de duas formas: em forma de compressas ou cataplasma e em forma de chá.
- O Ruibarbo pode ser usado em forma de cataplasma ou compressas. A pessoa umedece um pano limpo no chá de Ruibarbo e faz uma aplicação na área que está afetada. Essa forma de utilizaçao do Ruibarbo pode ser aplicada contra febres, queimaduras e feridas na pele;
- O Ruibarbo pode ser usado em forma de chá, desta maneira o chá de Ruibarbo pode ser utilizado de duas formas (consumo e bochecho ou gargarejo). O consumo do chá de Ruibarbo serve como tônico, laxante e adstringente, o chá deve ser consumido de duas a três vezes por dia. Caso a pessoa deseje fazer uma limpeza bucal ou combater feridas na boca, a pessoa pode fazer o bochecho ou gargarejo do chá de Ruibarbo uma vez por dia.
Os Efeitos Colaterais Do Ruibarbo
Apesar do Ruibarbo ser uma planta medicinal e ter inúmeras propriedades curativas, e o consumo do seu chá ser seguro, o Ruibarbo pode trazer para as pessoas que a consomem, alguns efeitos colaterais. Esses efeitos colaterais estão associados ao consumo exagerado da planta, principalmente quando ocorre o alto consumo por períodos prolongados.
Segue abaixo alguns dos efeitos colaterais mais comuns ocasionados pelo consumo fora dos padrões do Ruibarbo:
- Urina Amarelada ou Avermelhada;
- Dores abdominais e cólicas;
- Contrações Uterinas;
- Náuseas e Vômitos;
- Sensaçao de queimação na boca e garganta;
- Desidratação;
- Perda de potássio no organismo;
Contra Indicações Do Ruibarbo
Como os principios corantes do Ruibarbo passam para a urina, para o suor e para o leite materno, ou seja, o uso do Ruibarbo é contra indicado para as mulheres grávidas e para as mulheres que estão em fase de amamentação.
Como Plantar Ruibarbo
Para realizar o plantio do Ruibarbo, é ideal que a pessoa escolha um solo profundo, e que seja rico em húmus e nutrientes. É ideal que o local tenha boa exposição ao sol, de preferência que exista incidência solar direta, porém a plantação de Ruibarbo não se dá bem em lugares que sejam extremamente quentes e úmidos, por isso é necessário que haja exposição solar, mas que também tenha bons periodos de sobra. O solo deve ser rico em húmus e nutrientes.
As sementes, raizes ou coroas de Ruibarbo podem ser adquiridas em casas especializadas, e o ideal é que sejam plantadas na época do outono ou na primavera. Deixe um bom espasso entre as plantas de Ruibarbo (pelo menos 01 metro), e elas devem ser regadas frequentemente, porém sem deixar a terra encharcada (isso pode estragar a plantação) e as flores devem ser colhidas imediatamente.
O crescimento da plantação de Ruibarbos está diretamente ligado a forma de adubação do solo. Por isso deve se utilizar adubação orgânica, para que o solo tenha todos os nutrientes necessários para ficar o mais fértil possivel e adequado para o desenvolvimento dos Ruibarbos.
A colheita dos Ruibarbos irá depender do tamanho que suas plantas atingirem (os Ruibarbos devem ser colhidos quando atingirem um comprimento médio de 30 centimetros). Quando a pessoa for colher o Ruibarbo, ele deve segurar a planta pela base do caule e deve empurrar com força para baixo e para os lados , para que dessa maneira as raízes se soltem da terra. Os caules devem ser colhidos até o fim de junho, mas sempre deixe alguns na terra para que volte a desabrochar novamente.
Como todas as espécies de plantas, os Ruibarbos podem ser atingidos e sofrer com as doenças e pragas (como por exemplo: ervas daninhas, lesmas, caracóis, mildio, podridão e fungo phytophthora), por isso tem que se tomar todas as precauções (como o uso de herbicidas, o solo tenha uma boa drenagem e seja bem adubado, fazer um revezamento nos locais de plantio, sejam bem regadas) para que suas plantas não sejam vitimas dessas pragas.
Tenha paciência com a sua plantação de Ruibarbos para obter os melhores resultados, e para isso espere até o segundo ano de crescimento da planta para iniciar a colheita. Outra dica importante é a de nunca fazer a colheita de mais de um terço da planta de uma só vez, esse fato ajuda a conservar e renovar a sua plantaçao.