Melhores Plantas Para Solo Seco

Conheça algumas das melhores plantas para serem plantadas em solo seco. Plantas boas para esse tipo de solo, tanto pelo clima onde habita, pelas propriedades da própria terra ou pelo simples fato de não ter muito tempo para ser regada.

Melhores Plantas Para Solo Seco

Melhores Plantas Para Solo Seco

Melhores Plantas Para Solo Seco

– Agastache

É um gênero botânico o qual pertence a família das Lamiaceae. A Agastache é uma planta de aspecto selvagem, nativo a Ásia Oriental e da América do Norte. Sua beleza de 1m 20 cm está em suas flores de tons rosas, laranjas e lilás, as quais vão embelezar qualquer jardim, sendo também uma atração para os pássaros, principalmente o beija-flor. As pontas das folhas podem ser feita em chás ou serem comidas. A Agastache é fácil de ser cultivada em solo úmido, bem drenado e prefere uma posição ensolarada. Ela em forma rugosa possui um histórico de uso em fitoterapia chinesa.

– Sedum

É um gênero de planta que pertence a família das Crassulaceae. Essa planta é disponível em centenas de variedades, com destaque para flores lindíssimas ou para folhas invulgares, são pouquíssima as que não se dão bem no solo seco. Sua tradição é se usada como vegetação ornamental em jardins comerciais e residências, além disso ela também vêm recebendo preferência em projetos modernos de cobertura verde devido a sua notável tolerância a extremos climáticos. A Sedum é bem influenciada pelo sol, o qual é o principal requisito para sua beleza. Apesar dela não ser muito alta, medindo 45 cm, ela engrandece qualquer jardim da Primavera até o Outono.

– Echinacea Purpura

Apesar dessa planta chegar até 1m 50cm, ela se da bem em solo seco. Durante a maior parte do verão, a luz solar direta contribui para o florescimento dos seus invulgares bolbos de cor púrpura, sendo também a planta ideal para atrair para o jardim, as borboletas. Na natureza, suas cabeças em forma de cone com flores normalmente são roxo, mas nem sempre. A Echinace purpura é nativo da América do Norte, cultivada como planta ornamental e também numerosos cultivares foram criados para a forma da planta e qualidade das flores, incapazes de crescer na sombra, que prospera em qualquer solo úmido e seco, e uma vez estabelecida, pode tolerar a seca. Pode ser propagado ou de semestre ou vegetativamente. Através de estudos, foi mostrado que a Echinacea purpúrea possui propriedades antidepressivas em ratos brancos, pois aumenta a ação estimulante de L-DOPA e é considerado como estimulante para o sistema imunológico por muitos.

- Echinacea Purpura

– Echinacea Purpura

– Gaillardia

A Gaillardia é uma planta vistosa devido ao seu 90 cm de altura, que contém flores  amarelas-avermelhadas. Essa planta adora o sol direto e o calor, sendo próspera em qualquer tipo de terra mais seca, e ela até contribui para a poupança de água. Usada como alimento para algumas espécies de lagartas.

– Amsonia

Apesar da Amsonia não necessitar de muito água e ser relativamente baixa, isso não quer dizer que ela não seja uma planta bela, pelo contrário. Durante o Outono a Amsonia apresenta folhas de vários tons de dourado, e na Primavera as flores são de cor azul claro e invulgar.

– Lavanda

São plantas do gênero Lavandula, que pertence a família das Lamiaceae. A lavanda é uma planta muito bonita, perfumada e colorida, a qual desenvolve mais e melhor quanto menos água receber. Amante de um solo bem drenada e do sol, a lavanda pode chegar a medir até 90 cm de altura. Elas crescem em jardins e suas flores são usadas em arranjos florais secos.  São usados em pot-pourris, os brotos e as flores púrpuras de fragrância suave. O cultivo comercial da lavanda é para extração de óleos das flores, plantas e caules, que são usados na indústria de cosméticos, em aromaterapia, e como anti-sépticos.

http://www.youtube.com/watch?v=9NeQ–af5U4

Erva dos Carpinteiros

Conhecida também como mil-em-rama, mil-folhada, erva-dos-cortadores, erva-dos-soldados, erva-dos-militares, erva-dos-golpes e mil-folhas, a erva dos carpinteiros  é uma planta que pode chegar a medir até 1m 20 cm de altura, sem a necessidade de muita rega. Na França a erva-do-carpinteiro é conhecida como pestana-de-vênus. Pode ser encontrada nos tons de amarelo, branco, rosa, laranja e vermelho, e é perfeita para montar arranjos florais. As folhas são divididas, dando a ilusão de serem múltiplas. As várias partes da planta como raízes e flores, exalam um odor alcanforado muito aromático, com sabor adstringente e amargo. É um ótimo tônico, diurético e excitante. As sementes dessa planta crescem facilmente e prosperam na grande parte dos solos pobres, menos no solo encharcado. O excesso de sombra, estrume e fertilizantes pode fazer com que a planta se desenvolva fraca. Tem de ser cultivada em pleno sol e em solo ligeiramente ácido. “A planta floresce todo o Outono e Verão. Para garantir a continuação das flores é necessário remover as flores semimortas. A erva-carpinteiro é capaz de atrais muitas espécies de borboletas ao jardim, juntamente com algumas espécies de joaninhas. Essa planta se descartada em uma pilha de compostagem acelera a decomposição, já quando cultivada, ela ajuda as plantas em volta a ficarem mais resistentes à doença e pragas.

– Equinopes

A planta Equinopes é fácil de ser cultivada e necessita somente de uma terra bem drenada e de muito sol. A Equinopes produz flores azuis metálicas em um formato esférico que as fazem ser especiais. Chegando até 1m20cm, essas flores podem ser opções para arranjos florais secos ou frescos.

– Callirhoe

Callirhoe é um gênero botânico, a qual pertence a família Malvaceae. Não existe mais nada que a Callirhoe gote mais que terra seca e calor, mesmo assim ela consegue chegar a 30 cm e conseguem também produzir flores delicadas em tons de rosa choque, as quais dão a um jardim de flores qualquer, um toque de cor e dinamismo.

– Oenothera

Oenothera é um gênero botânico, o qual pertence a família das Onagraceae. Apesar dessa planta ser pequena, com os seus 15 cm, a Oenothera é vistosa. De flores amarelas as quais florescem a uma rega quanto baste e à exposição solar direta, mantendo-se bonitas da Primavera ao Outono.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *