Tomilho (Thymus Vulgaris L.): O Tempero e Suas Propriedades Medicinais

Saber como cuidar de cada planta é muito importante para todos que querem ter um jardim. Cada uma delas precisa de um cuidado diferenciado mesmo tendo as características gerais basicamente as mesmas. Por exemplo, sabemos que todas as plantas precisam de luz, adubo e água, essas são as características gerais. Acontece que algumas precisam de mais ou menos sol, mais ou menos adubo e mais ou menos água. É por isso que conhecer bem a planta que você cultiva em seu jardim é muito importante. Aqui no site vocês sempre encontram todas as direções possíveis para ter um bom plantio, como saber qual a melhor época para se cultivar, os melhores solos, ter dica de como plantar bem, etc. E agora, vamos conversar sobre uma planta em particular, a Tomilho.  Essa plantinha graciosa e que dá um toque todo especial no seu jardim. Ela tem um sabor picante e é muito utilizada na medicina natural. Você poderá ter seu cultivo de tomilhos sem precisar de muito espaço ou muitos gastos, basta apenas saber as dicas certas.

 Tomilho (Thymus Vulgaris L.): O Tempero e Suas Propriedades Medicinais

Tomilho (Thymus Vulgaris L.): O Tempero e Suas Propriedades Medicinais

Ficha Técnica

O Tomilho é cientificamente conhecido como Thymus Vulgaris L. e pertence à família das Lamiaceae. É uma planta de porte pequeno não ultrapassando os 40 centímetros de comprimento em sua fase adulta. Popularmente ela também recebe outros nomes, que variam de acordo com cada região que é cultivada, podendo ser chamada de Arçã, Arçanha, Erva Urso, Poejo, Segurelha, Timo, Tomilho de Inverno, Tomilho de Jardim, Tomilho Ordinário ou Tomilho Vulgar. É uma planta perene, ou seja, que brota durante todo o ano, tem origem Mediterrânea mas é muito comum na Europa também. O Tomilho popularizou-se ao redor do mundo, devido ser uma erva condimentar muito apreciada e também devido o seu poder medicinal, que vamos conhecer mais abaixo.

Cultivo

Como já citamos, o cultivo de tomilho é bem fácil devido ser uma planta muito pequena, então você pode plantá-la em pequenos espaços ou ter uma grande plantação sem ocupar muito do seu jardim.  Para cultivá-la você vai precisar de um lugar bem ensolarado, pois essa planta precisa do calor do sol para germinar perfeitamente. Se a sua plantação de tomilho for dentro de casa ou se você mora em apartamento, certifique-se de que o local onde ficará o seu canteiro recebe sol direto por uma boa parte do dia. Quanto ao solo, este deve ser muito rico em matéria orgânica, a areia deve ser bem solta e permeável pois como o tomilho precisa muito da luz do sol, consequentemente ele também precisará de regas constantes.  Apesar de preferir solos de areia solta, se o seu terreno for argiloso, você pode adicionar um pouco da areia usada para construção que vai facilitar a permeabilidade do local, mas somente o suficiente para soltar o local do plantio, certo?

Como Plantar Tomilho

Como acontece com a maioria das plantas, você poderá cultivar o tomilho a partir de sementes ou de mudas já germinadas. Como é uma planta pequena, você também poderá cultivar em vasos. Cada um desses processos tem uma forma especial de ser feita e deve ser atentado isso para que sua planta cresça perfeita. Para plantações com semente, abra uma cova entre 10 e 15 centímetros e coloque-as, em seguida feche a com a mesma areia e regue até germinar. Se estiver utilizando mudas, abra um buraco de profundidade suficiente para acomodar a sua muda, coloque a sua muda na cova, sem o saco de cultivo e deixe a terra bem regada. A plantação de tomilho em vaso segue basicamente as mesmas características que citamos mais acima. Você precisará de um vamos com pelo menos 30 centímetros de altura para plantar suas mudas ou sementes de tomilho. Quanto a areia, ela deve conter uma mistura de húmus de minhoca, adubo de curral e areia na seguinte proporção:

  • 3 partes de húmus de minhoca para
  • 1 parte de adubo de curral para
  • 2 partes de areia.

Sendo plantada por semente ou muda, é importante ao finalizar, fixar a areia para que ela acomode o seu tomilho, então sempre dê leves apertadas para que isso aconteça. Evite também completar todo o vaso com a areia, deixe cerca de 1 centímetro abaixo da borda. Isso é importante porque quando você rega a sua planta, a areia aumenta de volume um pouco, e o vaso estando cheio, pode derramar e você perder o substrato da planta.

Como Plantar Tomilho

Como Plantar Tomilho

Uso Medicinal

O tomilho tem algumas propriedades medicinais e pode ser tomado geralmente como chá para alguns problemas de saúde como diarreias, disenteria, cansaço, problemas relacionados a vermes, infecções, afecções na pele, problemas respiratórios e reumatismo. A única parte dessa planta que não tem propriedade medicinal alguma é a raiz, as outras partes são comumente utilizadas e além de chás, você também encontrará compostos à base de tomilho em capsulas, xarope e óleos. Mesmo sendo um medicamento natural, é importante que você visite um médico de confiança para se certificar das contra indicações da planta.

Culinária

Pelo seu sabor picante, o tomilho é utilizado como condimento para diversos pratos na culinária. Apesar de contar com mais de 100 variedades da planta, para a cozinha, apenas três delas são utilizadas: o tomilho limão, o tomilho de jardim e o tomilho alcarávia. Eles são utilizados como tempero tanto para pratos salgados como para doces. Você encontra o tomilho em supermercados geralmente seco. Caso precise da folha em si, não é tão comum nesses estabelecimentos, mas você encontrará facilmente em feiras de frutas e verduras. Ele deve ser guardado em um saco plástico e na geladeira, se for a folha fresca ou em recipiente opacos em caso da folhagem ser seca.

Para que seu gosto e o aroma sejam notáveis no seu prato, é necessário que você pique todas as folhas de tomilho, pois tanto o aroma quanto o gosto só aparecem quando as folhas são amassadas e/ou picadas. Você pode utilizar as folhas como decoração também porém elas não surtirão o mesmo efeito no seu prato. Na planta, você irá encontrar iodo, sódio, silica e sulfato  e todas as vitaminas dos grupos C, D, e complexo B.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *