Muitas vezes em algumas situações acabamos tendo que lidar com pequenos problemas que demandam muito tempo e dinheiro. Quando alguém pensa em decorar uma casa ou ainda um ambiente acaba tendo que se preocupar com uma série de fatores e principalmente em casas que possuem jardim, isso também está incluso. Um jardim bem cuidado em uma casa chama muito a atenção e é sem sombra de dúvida um item de decoração e beleza ímpar. Mas para manter sempre um local desses bem limpo e principalmente com total controle sobre as formigas não é nada fácil. Algumas medidas devem ser tomadas e seguidas a risca para garantir o sucesso total de quem deseja tornar o seu jardim um local muito especial.
Vídeo: http://youtu.be/YxdhD5HIFL8
Um Pouco mais sobre as Formigas
Esses animais são bem conhecidos pelo homem e são considerados como o maior grupo em nível numérico da classe dos insetos. São bem interessantes por sua organização, pois formam sociedades com subdivisões impressionantes. Também um fato interessante sobre as formigas é a construção de seus formigueiros que é uma grande obra digna de engenheiro. Câmaras subterrâneas são construídas cuidadosamente onde cada local é específico para um tipo de formiga. Só para ter uma idéia, algumas dessas câmaras são exclusivas para a formiga rainha, outra apenas para as larvas que ainda vão nascer e assim sucessivamente. Cada tipo de categoria de formiga desenvolve uma função específica onde algumas devem cuidar da proteção do formigueiro, outras da manutenção e alimentação das larvas, outras de procriação e assim sucessivamente. De fato é o animal de maior sucesso na história do planeta Terra, onde de 15 a 20% de toda a biomassa terrestre tem a presença de sua espécie.
Vídeo: http://youtu.be/1iyj2fapbZo
Porque as Formigas Gostam de Jardim?
Apesar de muitas pessoas conhecerem as formigas não sabem que elas podem causar grande prejuízo em seu jardim. Necessariamente as formigas não gostam apenas desse ambiente, mas sim de qualquer local onde percebam a presença de alimento. Dependo do local esse pequeno animal procura de todas as formas garantir a subsistência de sua espécie através de muito alimento que na maioria dos casos são as folhas das plantas que levam consigo. Daí o grande desespero dos jardineiros. Formigas da espécie “Cortadeira” são as que mais causam prejuízos. Todas elas cortam essas folhas para levarem ao formigueiro que vão nutrir os fungos, que é o principal alimento das formigas.
Como Controlar as Formigas que ficam no Jardim?
A grande preocupação da maioria das pessoas que cuidam de jardim é de controlar a proliferação das formigas. O que deve ser levado em conta é que a presença das formigas não deve ser encarada cegamente como ameaça intensa ao local que está localizado o jardim. É importante entender que esses animais desenvolvem-se em locais que possuem o solo mais desgastado ou até compactado. Em virtude disso elas acabam não encontrando alimentos como as ervas daninhas e são obrigadas a migrar em direção de ambientes com alta concentração de folhas. Como dito anteriormente é importante ressaltar que elas não comem as folhas dessas plantas, mas sim a utilizam para que seja produzido um tipo de fungo que é sua nutrição primária. Utilizar inseticidas acaba não sendo uma boa idéia por correr o risco de comprometer todo o plantio no local. O melhor a ser feito é tentar de todas as formas “desviar” o percurso das formigas, minimizando assim seu desenvolvimento. Antes de tudo é preciso saber o que elas gostam e não gostam.
Formigas adoram açúcar como todos sabem, mas não consomem todo tipo de alimento. Um alimento que também é muito atrativo para elas é o milho. Ou seja: sabendo disso é possível atraí-las para bem longe, ou então jogar milho no formigueiro para que deixem de levar as folhas e levem as sementes primeiro. Apesar de gostar de milho, as formigas detestam locais com excesso de matéria orgânica e isso pode ser usado também como controle. Outra opção interessante é usar o gergelim para a diminuição das formigas. Isso acontece porque o gergelim ocasiona azedamento em algumas plantas, e dificulta a produção do seu alimento. Logicamente casos mais graves exigem ações mais drásticas, e no caso de ainda assim não der certo o uso da água para inundar o formigueiro. Algumas plantas como hortelã-pimenta, manjerona, lavanda, batata doce e calêndula quando espalhadas ao redor de um formigueiro fazem os pequeninos animais saírem correndo. Outras pessoas preferem amarrar na planta um pequeno saco de tecido com muita pimenta vermelha para tentar assim afastar as formigas. As formigas cortadeiras que são as mais prejudiciais quando atacam ferozmente uma árvore podem ser combatidas da seguinte forma:
- 1- Conseguir certa quantia de graxa.
- 2- Pincel ou broxa
- 3- Passar ao redor da árvore ou enrolar uma faixa com bastante graxa no local.
Esse recurso acaba criando uma espécie de barreira onde as formigas não conseguem passar pela graxa. Porém, serve apenas para a espécie cortadeira, já que outras formigas podem transpor o obstáculo. Apesar de a espécie cortadeira ser prejudicial por um lado, pode ser benéfica de outro. As cortadeiras também se alimentam de algumas pragas e pulgões que acabam destruindo as plantas. Outra alternativa para controlar o seu excesso em determinada planta é comprar um limitador de formiga cortadeira, que impede que as folhas das plantas criem uma espécie de ponte entre o tronco e o chão, e assim ajudando a evitar que as formigas subam.
Tudo isso Funciona?
Muitos dos métodos citados acima produziram algum tipo de efeito nos mais variados graus. Logicamente que cada caso é um caso, mas o que é mais importante antes de tudo é prevenir a proliferação e desenvolvimento desses animais. Alguns jardineiros ainda assim acabam usando como alternativa a aplicação de inseticidas, o que tem demonstrado não ser bom para o meio ambiente e muito menos ao homem. Primeiramente é preciso procurar cultivar as plantas em um solo favorável e tratado adequadamente para evitar o surgimento das formigas. Como diz o velho dito popular: “É melhor prevenir do que remediar”.