Existem algumas plantas que podemos utilizar para fins medicinais, que são tão populares que passam a fazer parte do nosso dia a dia. O consumo de algumas dessas plantas é mesmo tão habitual que encontramos facilmente em supermercados, feiras e comércios não existindo tanto, a necessidade do cultivo naquele pequeno jardim com ervas que temos em casa. O boldo é um ótimo exemplo para esse caso. Mesmo aquelas pessoas que não conhecem tanto sobre essa planta, sabem das suas funcionalidades medicinais e sabem exatamente quando devem tomar um chá da planta. Mas como sempre, mesmo conhecendo bem, existem dúvidas acerca dessas ervas, vamos aqui conhecer um pouco mais sobre o boldo e sobre todas as suas propriedades medicinais, assim como, aprender como fazer um chá e até cultivar em casa, caso você ache necessário e prefira uma folha dessa erva, mais fresca.
Ficha Técnica
O boldo é uma planta da família das Labiatae e das Lamiaceae. Biologicamente essa planta é chamada de Plectranthus barbatus, em sua espécie mais popular e vamos encontrar três espécies distintas de boldo: o Boldo de jardim ou boldo da terra (espécie que citamos mais cima como a mais popular entre os boldos), o Boldo do Chile e o Boldo baiano, essa, uma espécie totalmente brasileira. Cada uma das três espécies acima possui as suas particularidades, então para melhor entender cada uma dela, vamos conhecê-las separadamente.
Boldo de Jardim ou Boldo da Terra
Essa espécie de boldo, tem origem no continente africano, crescendo à uma altura máxima de 2 metros. Suas flores são característica da planta por conter um azul bem marcante. Ela fornece um óleo essencial muito rico em algumas composições como o guaieno e a fenchona. O boldo de jardim tem propriedades analgésicas, é um ótimo estimulante da digestão e também ajuda a combater a azia, por isso médicos indicam o consumo habitual do chá desse tipo de bolo sempre meia hora antes de cada refeição. O boldo de jardim também é muito indicado para problemas hepáticos, ajudando-o a funcionar melhor por isso é tão indicado para pessoas que tem hepatite. A única contra indicação é para o uso feito em períodos mais longos, pois pode causar irritações no estômago e para mulheres grávidas por ter propriedades abortivas.
Boldo do Chile
Como o nome dessa planta já indica, esse tipo de boldo tem origem no Chile, apesar de ser bem comum em outras regiões. Biologicamente, ele recebe o nome de Peumus boldus, sendo também essa espécie uma árvore que atinge até 15 metros de altura. O boldo do Chile pertence à família das Monimiaceae e devido as suas propriedades medicinais serem muito semelhantes às do boldo da Terra ou boldo de jardim, eles são comumente confundidos. De fato eles são praticamente iguais, porém com as contra indicações totalmente diferentes. Falando em propriedades medicinais esse tipo de boldo é muito indicado para problemas de origem digestiva e do fígado devido os seus compostos serem a boldina e o alcaloide. Assim como o boldo de jardim, chá de boldo do Chile tomado sempre meia hora de cada refeição ajudará o estômago e o fígado a funcionarem melhor e evitar problemas relacionados a esses dois órgãos. No caso do boldo do Chile, ele ajuda também a quem tem problemas de intestino preso e ajuda bastante na digestão de gordura e na ação desta no nosso organismo; Como citamos antes, esse boldo e o boldo de jardim são bem semelhantes exceto as contra indicações. No caso dessa planta. Ela não deve ser consumida em hipótese alguma por pessoas que apresentam problemas inflamatórios nas vias biliares e/ou no pâncreas, assim como cálculos biliares e hepatite. Mulheres grávidas ou em processo de amamentação também devem evitar o boldo do Chile.
Boldo Baiano
Esse boldo é típico do nosso país, mas tem origem africana. Ele chegou aqui, trazido pelos escravos e na verdade é uma espécie que se difundiu do boldo de jardim. Sendo popularmente chamado de boldo baiano, ele ainda recebe outros nomes populares dependendo da região que é cultivado. Biologicamente, essa espécie de boldo recebe o nome de Vernonia condensata, sendo uma planta da família Asteraceae. Esse é o tipo de boldo que encontramos comumente nas feiras e prateleiras de supermercados e mesmo com toda essa praticidade, ainda é uma das mais cultivadas em jardins e hortas no nosso país. As folhas do boldo baiano são muito utilizadas na medicina popular, sendo consumidas em forma de chás ou sucos. A funcionalidade dessa espécie de boldo é mais para o tratamento da azia e da indisposição gástrica, por isso é tão comum ouvirmos os mais velhos indicarem o uso do boldo em casos de “empachamentos” no estômago, sendo também o chá mais popular para cura da ressaca. Mas além desses problemas, o boldo também é bastante indicado para o controle da gastrite e estimulante da digestão e do apetite. Mesmo tendo essa infinidade de indicações fitoterápicas, ela deve ser evitada em doses elevadas ou em consumo abusivo, pois pode causar irritações na mucosa do estômago. Mesmo com o nome de boldo baiano, podemos encontrar cultivos dessa planta em todo o território brasileiro, sendo mais bem cultivada em Pernambuco, Bahia, Ceará, São Paulo e Minas Gerais. Isso faz também com que o boldo baiano acabe recebendo outras denominações como acontece no Ceará que ele também é conhecido como alcachofra.
Como Preparar o Chá de Boldo
Não existe mistério para fazer o chá de boldo.
Você vai Precisar Apenas de:
- 1 sachê de folha de boldo que é encontrado facilmente em supermercados ou 2 colheres de chá de folhas de boldo (secas ou frescas) que também são encontradas em supermercados.
- 2 xícaras de chá de água
- Açúcar ou adoçante
Como Preparar:
Coloque a água em uma panela e deixe em fogo médio até alcançar a fervura. Quando estiver fervendo, apague o fogo e acrescente as folhas ou o sachê de boldo. Deixe descansando por aproximadamente 10 minutos e de preferência em um recipiente tampado. Após esse tempo, retire as folhas (caso as use) e adoce a vontade. Você pode beber o chá de boldo no máximo três vezes ao dia e evite fazê-lo diariamente por muitos dias seguidos. Algumas pessoas também preferem tomar o chá dessa planta sem ser adoçado, então escolha qual a melhor opção para você.