Grumixama – (Eugenia Brasiliensis)

A Grumixama, é uma árvore brasileira que pode ser encontrada na floresta pluvial da Mata Atlântica, é também chamada em vários lugares de grumixaba, grumixameira, cumbixaba, ibaporoiti. Sua árvore possui até 15 metros de altura, e é bastante comum ser encontrada desde a Bahia até regiões de Santa Catarina, em matas aluviais e encontas suaves. Hoje em dia é bastante raro de se visualizar um exemplar desta planta.

Os seus frutos, ou suas bagas globosas, que também são assim chamadas de uma ou duas sementes, além de se ter um consumo humano, atraem bastante as aves.

Grumixama – (Eugenia Brasiliensis)

Grumixama – (Eugenia Brasiliensis)

Locais onde era bem possível se encontrar a espécie

Amazônia e Mata Atlântica, na Floresta Ombrófila Mista e Densa e na Floresta Estacional Semidecidual. Espécie pioneira, heliófita e seletiva higrófita. Antigamente a planta era bastante utilizada como uma espécie de refrigerantes para as febres e ainda para as convalescenças.

Além de seus frutos bastante saborosos e comestíveis pelos humanos, a sua madeira decor branca, era bastante utilizada para se fazer a caixotaria, carpintaria, forros e móveis. Este é um dos motivos que fizeram com que as árvores tivessem um grande sumiço, a ação do homem. Este tipo de planta é um tanto útil na arborização urbana como também na recomposição de matas ciliares e ainda reflorestamentos que são destinados a sua preservação, existem diversas citações inclusive que poderiam se fazer uma espécie de vinho com seus frutos.

Atualmente a árvore vem contando com excelentes características de paisagismo, principalmente por ter um pequeno porte e uma forma de copa estreita. Ela floresce a partir do final do mês de setembro, sempre se prolongando até novembro, e seus frutos costumam amadurecer até os meses de novembro e dezembro.

Os Frutos Da Planta

Seus frutos tem um tamanho equivalente a 2,5 cm, são negros, amarelos ou mesmo vermelhos de acordo com a sua variedade da espécie, são arredondados porém comprimidos nos polos, com um cálice persistente. Possui uma polpa espessa de cor clara, bastante suculenta e doce, que normalmente derrete na boca, lembrando certamente um sabor muito semelhante aos das cerejas. A árvore quando é cultivada costuma atingir em torno de 6 a 7 metros de altura em ambientes abertos, porém existem registros de que foram encontrados exemplares com mais de 20 metros de altura. Suas folhas são bastante espessas, de uma tonalidade verde bastante profundo, sendo assim aliadas as suas flores brancas são um espetáculo á parte, com uma folhagem jovem e avermelhada dando um bonito aspecto.

Os Frutos Da Planta

Os Frutos Da Planta

A Utilização De Seus Frutos

Seus frutos são excelentes para que aconteça um consumo ao natural, desta forma como para o preparo de geleias, licores e tortas. A sua árvore possui um excepcional valor para o paisagismo, e principalmente quando estiver disposta em grupos.

O Cultivo Da Planta

A planta bastante comum em climas tropicais e subtropicais aparece normalmente em solos que sejam ricos em matéria orgânica, tendo assim uma capacidade de reter a ujmidade podendo ser cultivada inclusive ao sol pleno ou á meia sombra.

Sua origem é existente deste a Mata Atlântica que vai do sul da Bahia até Santa Catarina nas regiões costeiras.

Mais Informações Sobre a Grumixama

A Grumixama, é uma espécie nativa bastante cultivada na sua produção de frutos, que são muito saborosos e ainda consumidos principalmente pelo homem, além de serem bastante procuradas por pássaros, o que pode tornar esta espécie um componente indispensável para as áreas de reflorestamento em todo o Brasil de forma heterogênea, sempre destinadas a preservação. Vem sendo largamente comercializada como doces em massa, caldas, licores, e geleias. Sua madeira também é bastante utilizada.

A planta costuma se adaptar bem a qualquer tipo de ambiente, resistindo á geadas podendo chegar até mesmo a 20 metros de altura, tem a capacidade de produzir muitos frutos. Sua polpa doce envolve duas sementes escuras. É bastante comum acontecerem tratamentos térmicos na quebra da dormência ocorrente das sementes, principalmente nos níveis de embrião.

ara estas sementes consideradas florestais, existem pesquisas que contam com o tratamento de quebra de dormência que cada vez mais ganha atenção, tendo em vista uma produção bastante atual de mudas em viveiros de todo o país, isto que visa atender a uma grande demanda para plantios, com os frequentes reflorestamentos em execução. Seu objetivo do presente trabalho deverá avaliar a germinação de todas as sementes de grumixama após se receber vários tratamentos térmicos em diversificados períodos de tempo.

Natal

Uma curiosidade relacionada a esta planta está no fato na época que ela costuma dar mais frutos. A maioria dos pesquisadores falam que a maioria dos brasileiros acabam tendo um grande problema relacionado a falta de conhecimento e até mesmo de consumo dos produtos naturais que podem ser encontrados na nossa biodiversidade. Isso está realmente enraizado na nossa cultura, porque muitas vezes acabamos dando preferência aos produtos importados e acabamos deixando de lado o que as árvores do nosso País acaba nos dando.

Por exemplo, no final de ano, especialmente durante as comemorações natalinas, existe uma grande procura das pessoas por cerejas importadas. Chega muitas vezes a faltar estes alimentos nos grandes mercados públicos, já que a procura é muito grande. Dentre as cerejas mais pedidas pelos brasileiros, as Chilenas costumam ter preferência. Mas nesta mesma época costumam florescer as cerejas brasileiras, também conhecidas por Grumixama. Segundo muitos especialistas, as pessoas que optarem por comprar o produto brasileiro ao invés do que chega das Terras Chilenas acabam não apresentando nenhuma diferença em termos de sabor, de odor e de cor, e muito menos de qualidade. A única diferença é que o produto acaba sendo muito barato principalmente na época do natal.

Os moradores do estado de São Paulo que moram em determinadas regiões em que estas árvores nascem podem até mesmo desfrutar deste delicioso fruto de graça, já que as árvores costumam estar muito carregadas durante o final de ano. E, por mais incrível que possa aparecer, muitos plantadores brasileiros acabam tendo dificuldades em vender as frutas justamente porque as pessoas não sabem sobre a o gosto destas frutas. Esta é uma boa dica para quem quiser economizar no natal sem perder qualidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Essa semana começou a dar frutos uma árvore no quintal da minha casa,ficamos intrigados por não saber de que fruto se tratava, apenas que era comestível…curiosos, resolvemos experimentar,para nossa surpresa..a fruta é uma delícia,depois de uma pesquisa descobri que é Grumixama ,ficamos Felizes por ter essa raridade em nosso quintal..

    Neiva 4 de dezembro de 2013 18:53 Responder
  • Prezados por gentileza seria possível me informar de que forma se desenvolve a raiz desta arvore frutífera Grumixama e como é o desenvolvimento da mesma, ou seja demora muito para crescer e dar frutos. Me preocupo com relação a raiz se ela espanei muito e pode danificar como por exemplo casa, calçadas.
    A que distancia é necessário o plantio da Grurixama para que sua raiz não afete uma piscina.

    Muito grato pelo retorno e atenção.
    Ferreira

    Ferreira 31 de dezembro de 2013 0:28 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *