Tampala – Informações Sobre Essa Planta Tão Consumida na Ásia

A nossa natureza é muito sábia e nos ensinou que uma simples planta pode ser cultivada para diversas funcionalidades. A diversidade de culturas também nos ensinou muito isso, pois o que é comido aqui no Brasil, pode ser extremamente incomum, na Índia, por exemplo. Fixando-se mais nas plantas, algumas são consumidas como remédio, outras como temperos e há aquelas que são cultivadas apenas como plantas ornamentais. Aqui vamos conversar um pouco mais sobre a Tampala, uma planta de origem asiática, mais precisamente da Índia e muito comum no mundo inteiro devido o seu colorido. A tampala é facilmente cultivada e raramente apresenta problemas para germinar ou chegar até a fase adulta. Enquanto aqui vamos cultivar a tampala para ornamentar o nosso jardim e deixá-lo bem mais bonito e colorido, na Índia e em outros países do continente asiático, a tampala servirá como alimento sendo muito consumida como verdura por lá. Se você já ouviu falar dessa planta ou se nunca ouviu mas ficou interessada agora, vamos aprender um pouco mais sobre ela.

Ficha Técnica

A Tampala, é biologicamente chamada de Amaranthus Tricolor e pertence à família das plantas Amaranthaceae. Popularmente ela também recebe o nome de bredo, caruru e caruru de mancha, todas devido a sua coloração. Tem origem do continente asiático mas é utilizada por diversas culturas no mundo inteiro pelas mais variadas culturas como alimento e também com uma planta ornamental. O seu tamanho não ultrapassa a um metro e meio de altura e possui uma coloração muito variada. A Tampala possui um ciclo de vida anual o que a torna uma planta muito popular em algumas localidades, principalmente as regiões de clima equatorial, mediterrâneo, subtropical, temperado e tropical. Existem algumas variações de tampala que se diferenciam de acordo com a utilidade da planta, que como citamos mais acima pode ser tanto consumida como verdura como também planta ornamental. Podemos citar algumas variações de tampala que são usadas como ornamentação, a Early Splendor, a Flaming Fountain, a Molten Fire, a Perfecta, a Splendens, a Ilumination e a Tricolor. Já as comestíveis estão a Purple Giant, a Tampala, a Red Stripe e a White Round Leaf.

Como Cultivar

A tampala deve ser cultivada preferencialmente sob o sol pleno, com solo bem fértil e bem drenado. A matéria orgânica não pode faltar para que sua planta cresça bem forte e também jamais deixar a sua planta seca, então as regas tem que ser bem regulares.  Se você vai cultivar a tampala em uma região onde o clima é mais temperado, será bem fácil cultivar essa planta dentro de casa e em vasos, mas a tampala prefere climas mais quentes como o tropical e o subtropical. Se quiser que a sua tampala germine mais rapidamente, basta cultivá-la por sementes e durante a primavera, que são os meses mais propícios. E já que estamos falando do cultivo, a tampala só germina através de sementes que devem ser inseridas em covas não tão profundas, de no máximo 20 centímetros. As precisam manter uma regularidade, principalmente se a sua tampala for cultivada em áreas externas onde ficam sob ação direta dos raios do sol.

Como Cultivar

Como Cultivar

Tampala na Culinária

Como já citamos mais acima, a tampala é muito usada como verdura nos países do continente asiático. Apesar de não ser um costume nosso, você pode experimentar a planta em algum prato. Tradicionalmente, quando consumidas como verdura, é comida apenas as folhas que podem ser consumidas cruas em saladas, refogadas também em saladas ou em algum prato que não exija tanto cozimento e também caem perfeitamente em sopas, bolinhos, recheios de alguma carne ou até mesmo de bolo, entre outros pratos mais cozidos. Se você quiser experimentar a tampala na culinária, separamos algumas receitas usando essa planta. Confira!

Tampala na Culinária

Tampala na Culinária

Molho de Tampala

Você Vai Precisar De:

  • – Um molho de Tampala bem verde. Você pode colher a partir da sua plantação de tampalas ou comprar em feiras de verduras como bredo, caruru ou caruru de mancha, dependendo da sua região.
  • – Uma cebola
  • – Um tomate
  • – Um pimentão verde
  • – Um pouco de coentro verde
  • – Meio vidro de leite de coco ou leite de coco ralado fresco e processado
  • – Azeite de oliva e
  • – Sal

Como Você Vai Preparar o Molho:

Primeiro retire todas as folhas dos talos da tampala e lave-as bem.  Faça o procedimento como se você costumeiramente lava alface, por exemplo. Coloque em uma panela com água e sal e deixe cozinhar. Depois de cozidas coloque todas as folhas de tampala em uma peneira e deixe escorrer toda a água. Não pressione ou esprema mesmo que de leve. Enquanto as suas folhas de tampala escorrem, coloque em uma panela o azeite e refogue a cebola, o tomate, o pimentão e o sal. Depois de refogá-los bem e apresentar uma consistência de molho, acrescente o leite de coco e refogue mais um pouco. Acrescente um pouco de água se acha necessário. Depois de 3 minutos aproximadamente no fogo, você desliga e ainda quente, acrescenta as folhas de tampalas escorridas. Para finalizar acrescente o coentro verde em pedaços grandes para dar um sabor especial. Esse molho pode ser servido com bacalhau ou qualquer peixe cozido ou frito que cai muito bem. Se quiser ainda pode ousar e fazer um delicioso refogado com frango ou carne.

Peixe no Coco Com Tampala

Você Vai Precisar De:

  • – 2 quilos de peixe de sua escolha divididos em postas
  • – 1 limão
  • – 2 maços de tampala
  • – 1 cebola grande picada
  • – 4 dentes de alho picados
  • – 6 colheres de sopa de azeite de oliva
  • – 2 tomates
  • – 500 ml de leite de coco
  • – 2 copos de água
  • – Coentro a gosto
  • – Sal e pimenta do reino a gosto

Como Preparar:

Lave o peixe como o de costume. Tempere com o limão em suco, o sal e a pimenta do reino. Deixe reservado. Lave todas as folhas de tampala e coloque-as em uma panela com água morna e deixe cozinhar até virar um caldo mais ralo. Coloque as folhas em uma peneira e deixe escorrer. Enquanto as sua tampala escorre, em uma panela grande coloque o azeite e acrescente a cebola e o alho e deixe em fogo médio até dourar. Junte os tomates e cozinhe até virar um molho. Acrescente o peixe separadamente para não esmagar as postas, o leite de coco, a água, o coentro e tempere com sal e pimenta caso sinta necessidade. Deixe no fogo até o peixe cozinhar. Acrescente a tampala e deixe por mais 10 minutos no fogo.

Agora é só servir.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *