Grama Amendoim Para Jardim

As gramas ajudam a compor a maioria dos jardins. Elas deixam o ambiente mais bonito, mais verde e com aspecto de mais natural. Quando bem cuidadas elas se tornam até bem cultivadas assim como qualquer outra planta e passam a fazer parte da sua plantação mesmo que seja apenas por um pequeno espaço. Quando encontramos as familiares placas de “Não pise a grama”, é muitas vezes pela sensibilidade desses pequenos e agradáveis matinhos.

Grama Amendoim

Grama Amendoim

É na grama boa que conseguimos criar uma espécie de colcha para evitar o contato direto com o solo. Vide os campos de futebol que são todos muito bem acentados e com a melhor espécie das gramas. Sim! Pode não parecer, mas existem alguns tipos diferenciados de grama e aqui hoje, você vai conhecer um desses tipos. Vamos conversar um pouco mais sobre a grama amendoim, um excelente tipo de grama, principalmente para locais em aclive, pois se precisa de alguma planta para controlar o barranco, comum nesses locais.

Ficha Técnica

A Arachis Repens, nome biológico da grama amendoim, planta da família da Fabaceae.  É uma planta de origem da América do Sul, principalmente aqui do Brasil e, portanto, seu clima típico é equatorial, subtropical e tropical, e apesar de ser uma planta de fácil cultivo, não suporta climas muito frios ou muito quentes. A grama amendoim é uma planta rasteira chegando a no máximo 30 centímetros de altura. Popularmente essa planta também é chamada de Amendoim forrageiro, Amendoim Rasteiro e Amendoinzinho.

A grama amendoim é bem sensível e não tolera pisoteio, então evite plantá-la em lugares de grande circulação, pois sua planta morrerá com muita facilidade. Tem um efeito paisagista muito bonito sendo muito utilizada em áreas abertas para conter as flores e sua propagação.

Deve ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil e preferencialmente enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Tolera secas , mas não é tolerante à geada. Multiplica-se por divisão dos estolões enraizados e pelas sementes formadas embaixo da terra.

Como Cultivar

Assim como todas as plantas, a grama amendoim precisa de um tipo de solo, rega, umidade e outros componentes essenciais para germinar e crescer de forma saudável. Quanto ao solo, ela exige muita matéria orgânica, portanto solos pobres não germinarão bem a grama amendoim. Uma boa capacidade de drenagem também é necessária para esse solo pois a grama amendoim pele um pouco mais de umidade na terra, mas sem que haja encharcamento pois isso pode matar a planta.

A luminosidade é outro fato muito importante no cultivo de uma planta, principalmente das que ainda estão pequenas e vão ser germinadas. Dar à planta exatamente a quantidade de sol que ela pede, vai resultar na coloração do verde e no caso da grama amendoim, isso é muito importante já que grama bonita é grama verdinha, não é verdade? Então procure sempre cultivá-la sob o sol pleno. A exposição muito grande da sua grama amendoim em locais onde a luz do sol é muito forte, pode deixar as flores amareladas.

No Jardim

No Jardim

Na hora de plantar, você terá a opção de cultivar através de estacas, de sementes e de mudas. Independente da forma que você escolher, a grama amendoim apresenta uma reprodução muito fácil, então você não terá problemas. Claro que cada uma dessas formas de cultivo possui suas características especiais, por isso vamos conhecê-las separadamente.

– Cultivo Por Estacas

No caso de cultivar a grama amendoim por estacas, retire 2/3 aproximadamente de todas as folhas de um ramo e enterre-as com a ponta do lado da raiz para baixo. Feito isso você precisa apenas forrar o canteiro com palha e regar bastante para que ela cresça saudável.

– Cultivo Por Sementes

Para cultivar a grama amendoim por sementes, você não terá nenhum grande trabalho. Cave um buraco raso para colocar as suas sementes e insira três delas em cada cova que fizer. As covas devem ter um espaçamento de 10 centímetros entre cada umas delas. Com aproximadamente uma semana as suas primeiras gramas amendoim começarão a aparecer.

– Cultivo Por Mudas

Plantar a grama amendoim através de mudas não é complicado. Você terá apenas que colocar em covas pequenas as mudas da planta onde cada uma dessas covas deve ter o espaçamento de 10 centímetros entre elas.

É importante lembrar alguns fatores ao plantar a grama amendoim. Evite deixar um espaçamento de mais de 10 centímetros entre as suas plantações, pois corre o risco da sua grama ser infestada de ervas daninhas e podem até morrer.  Isso acontece principalmente no primeiro ano de vida da sua planta, então se atente sempre para a questão do espaço e das condições de plantio que a grama amendoim exige. Se existir a infestação de ervas daninhas, só retire-as com uma ferramenta chamada Firmino. Ela está a venda em todas as lojas de plantas e não custa caro.

Como citamos mais acima, a grama amendoim não suporta pisoteios então evite cultivá-las em locais com grande circulação de pessoas porque você pode perder a sua planta rapidinho. Ela também não precisa de podas, mas é necessário que você faça uma manutenção quanto à regas e adubos e nesse momento então, muita atenção para não sair pisando na sua plantação. Procure pisar com cuidados e devagar. Não coloque baldes ou maquinários pesados sobre a sua grama porque ela não vai resistir.

Flores

As flores da grama amendoim são extremamente simpáticas.  Não temos o hábito de ver gramas florescendo lindinhas flores como essas, então fica difícil resistir. As flores da grama amendoim possuem sempre a cor amarela e não florescem em quantidades iguais para todos os ramos.

Elas são tão pequenas quanto as folhas da grama e também muito sensíveis a pisoteios então é sempre bom ter muito cuidado ao trafegar por áreas recobertas por elas. As necessidades de cultivo das flores da grama amendoim são as mesmas da planta em geral pedindo sempre uma terra bem adubada, úmida e cultivada sob o sol, mas sem muita luz direta para não queimar suas pétalas.

Diferente das outras flores, ela não sobrevive fora da planta e caso seja retirada do solo, logo murchará.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *