Desde a antiguidade o homem sempre tem feito uso das ervas medicinais para diversas finalidades. Conhecendo suas propriedades curativas e sabendo que a grande resposta para diversos tipos de doenças pode ser encontrada na natureza, algumas plantas como a Cânfora-de-Jardim são extremamente importantes e eficazes para determinadas doenças e situações.
Acaba destacando-se por suas diversas propriedades sedativas, calmante, descongestionante, antiinflamatória e analgésica. Muito indicada para casos de picadas de insetos, problemas respiratórios, contusões e dores musculares. Quem nunca experimentou os benefícios dessa planta com certeza não vai se arrepender.
Conhecendo Mais Sobre a Cânfora De Jardim
Essa planta pertence a família Asteraceae e é muito conhecida como cânfora, canforinha, canforeira, macelinha canforada, canfrinho, cânfora-das-hortas e sempre foi muito utilizada e apreciada pelos índios da região dos Andes. Suas folhas são recortadas e possuindo um formato verde acinzentado, sendo muito rica em óleos essenciais e com alto teor aromático.
A grande parte utilizada dessa planta são suas folhas, ramos e raízes. É considerada bem exótica, porém, tóxica quando usada em grandes concentrações. Sua aplicação correta deve ser feita externamente em tinturas, pomadas, infusões ou ainda inalações e também para tinturas.
Uma grande curiosidade na Cânfora-de-Jardim são seus efeitos herbicidas, repelentes e fungicidas, tornando uma planta muito útil. A melhor forma de cultivar essa planta é diretamente ao sol, em um terreno que possua solo bem fértil, rico em matéria orgânica. Não se desenvolve muito quando é feito regas em excesso a ponto de encharcar.
Vídeo:
Características Principais Da Cânfora-de-Jardim
Sempre é bom conhecer as diversas características dessa planta, onde podemos destacar:
- Indicações: Muito favorável para casos de feridas, hemorragias, picadas de insetos, distúrbios neurológicos, distúrbios cardíacos, comprometimento cardiovascular, reumatismo, dores musculares, doenças neurovegetativas.
- Princípio ativo primordial: A Canfora-de-Jardim quando é submetida a uma grande quantidade de reações, acaba resultando em cânfora, cimol carvacrol, borneol, ácido canfórico, quinona de cânfora e isso-borneol.
- Contra-Indicações: Apesar de oferecer grandes benefícios, essa planta medicinal é totalmente contra indicada para crianças com menos de cinco anos e bebês. Alguns casos de pacientes com doenças renais crônicas e ulceração gastrointestinal também não são indicados para usar essa planta.
- Principais efeitos colaterais: Um dos efeitos colaterais que a planta oferece é a irritação da pele quando acaba sendo usada por longos períodos. Seu óleo volátil quando também é prescrito em dosagem acima do normal também provoca certa irritabilidade no trato gastrointestinal. Quando usada corretamente dentro das doses ideais é totalmente inofensiva a saúde.
- Formas de Usar: Em uso externo pode ser usada em compressas, cataplasmas até por quatro vezes ao dia. Outra alternativa é macerar as folhas em cachaça ou também em álcool de cereais, guardando em um recipiente por dez dias.
Internamente pode ficar em infusão com três ou quatro folhas, 3 vezes ao dia, sendo administrado via oral em estado bruto aquoso.
Vídeo:
Posologia Ideal Para Ser Usada Em Adultos e Crianças
A Cânfora-de-Jardim Deve Ser Administrada Em Adultos Da Seguinte Forma:
Externamente a planta pode ser usada com cataplasma em folhas frescas totalmente vaporizadas em água quente quatro vezes ao dia e realizar fricções com toda a tintura da planta de 10 a 20 ml, também dividido em até três doses diárias, diluídos na água. Também pode ser usado oito gramas de erva fresca em duas colheres de sopa em cada xícara de água.
Esse procedimento é muito favorável para ser tomado como diurético e para tratar infecções do aparelho geniturinário. Para casos em que deve ser usado como tintura sobre a pele e couro cabeludo, deve ser aplicada na região em formato de compressas e ser retirado após cinco minutos.
Para uso como expectorante, a planta pode ser combinada com leite e mel em duas colheres de sopa para cada xícara de água. Os botões das flores e seus frutos também podem ser totalmente consumidos sob formato de conserva.
Vantagens No Uso Da Cânfora-de-Jardim
Nos dias de hoje é muito comum aumentar a procura por medicamentos comprados apenas em farmácias ou até mesmo em sites que vendem medicamentos online. As pessoas acabam esquecendo que os melhores remédios realmente encontram-se na natureza.
Desde os primórdios o homem sempre teve essa interação com a natureza e dela usufruindo de forma integral, procurando sempre buscar a cura pela forma mais natural possível. Infelizmente com o passar dos anos isso tem diminuído, mas aqueles que acabam conhecendo as propriedades e benefícios que a erva oferecem, ficam ainda mais interessados em conhecê-la.
Como dito anteriormente os benefícios são inúmeros e podem ser de grande valia para o tratamento de muitos problemas de saúde, bastando apenas ser usado na quantidade correta.
Chá De Cânfora
Com tantas opções que a Cânfora-de-Jardim oferece, uma delas é o chá. Muito indicado para pessoas que possuam algum tipo de debilidade e fraqueza, também é muito utilizado para a melhora do funcionamento dos intestinos e do fígado. Pessoas muito estressadas que precisam de um tipo de calmante natural para casos de enjôos ou ainda problemas intestinais e de gases, são muito beneficiadas com o chá de Cânfora.
O modo de preparo do chá é muito simples, onde basta apenas colocá-lo em uma panela com 500 ml de água fervida. Duas colheres de Cânfora são o suficiente, devendo permanecer em um tempo de 15 minutos.
Em seguida, coar o chá e consumir de duas a três vezes ao dia. Também podendo ser usado em compressas com o óleo essencial de cânfora, o chá alivia certas dores reumáticas e muitas outras que são provocadas por nevrites.
Receita De Cânfora Contra Frieiras
Para fazer uma loção contra frieiras utilizando a Cânfora pegue uma garrafa com a boca larga, e coloque 200g de óleo de rícino desodorizado, de em seguida aquecendo o recipiente em banho-maria. Enquanto a água começa a se aquecer (não deve jamais ferver), coloque na garrafa, 10gr de essência de bergamota e também 5 gr de cânfora. Deixar tudo em banho-maria por aproximadamente uma hora, e depois afastar a panela do fogo. Quando o líquido estiver frio, tapar a garrafa cuidadosamente. Com esta loção pronta, fazer massagens três a quatro vezes ao dia sobre a região atingida. Para prevenir é suficiente fazer uma única fricção ao dia com muito cuidado.