Acelga – Beta Vulgaris Cicla

Algumas plantas são tão populares por outras funcionalidades que até esquecemos, por vezes, que se tratam de plantas comuns. É como se o tomate, a cebola, o arroz, o milho e tantos outros exemplos, fossem fabricados em indústrias. Tornou-se um habitual tão grande ter esses alimentos e alguns outros presentes na nossa alimentação diária e algumas pessoas preferem cultivar esse alimento em um jardim/horta em casa mesmo, para se manter longe de produtos químicos utilizados para acelerar o crescimento das plantas e fazer com que elas durem além do tempo vida natural.

A Acelga é um exemplo que cabe totalmente na descrição acima. Consumida como verdura, a acelga é muito popular na nossa alimentação diária e pode também ser cultivada em casa, para que você tenha ramos muito mais saudáveis e naturais. Mas o que mais você conhece sobre essa planta? Mais abaixo você vai ter acesso a todas as informações básicas sobre essa espécie, aprender a cultivá-la de forma correta e principalmente, além de conhecer algumas receitas deliciosas com essa verdura.

Ficha Técnica

A acelga é uma planta da família das Amaranthaceae que é a mesma família da beterraba. Cientificamente essa planta recebe o nome de Beta vulgaris cicla e vem sendo cultivada desde a antiguidade tanto para a alimentação de pessoas como de animais, principalmente na região do Egito e de Roma. Na Idade Média a acelga tornou-se muito popular na França e por lá também passou a ser consumida como alimento nos principais pratos.

Como Cultivar

Você deve cultivar a acelga sob o sol pleno, com solo fértil, arejado e drenável. Essas duas últimas características são bem importantes porque a planta prefere ambientes com um pouco de vento, pois como suas folhas são bem delicadas o calor em excesso pode danificá-las e o solo drenável deve ser porque a planta também não resiste bem a solos muito encharcados.

Você deve enriquecer temporariamente a sua plantação com matéria orgânica e também deve manter o espaço bem irrigado para evitar que o calor seque a planta. A acelga, apesar de gostar de ser plantada sob o sol pleno, desenvolve-se melhor em regiões onde o clima é mais ameno. A acelga possui um ciclo de vida perene, o que significa que o tempo para o florescimento desse tipo de planta é mais longo, podendo chegar até 2 anos. Isso vai resultar em uma planta florescendo durante o ano inteiro e não apenas em determinadas estações climáticas.

O ideal é que você coloque a sua acelga sempre em locais mais altos, para ela se desenvolver melhor, eles também preferem solos mais profundos e que tenham a textura mais argilosa, pois esse tipo de solo absorve melhor a matéria orgânica depositada nele, além de serem mais ricos e com nutrientes suficientes para ajudar a germinar acelgas bonitas, saudáveis e deliciosas.

A multiplicação da acelga é feita por sementes que devem ser colocadas à terra preferencialmente entre os meses de fevereiro e julho. As regiões sul e sudeste do nosso país é onde essa planta se desenvolve melhor devido todas as condições naturais que o local oferece. Semeando a acelga corretamente, ela vai levar cerca de 70 dias para ficar pronta para plantio e consequentemente, para consumo.

Uso Medicinal e Culinário

A acelga além de uma deliciosa verdura, também faz bem a sua saúde. O consumo habitual dessa planta vai ajudar o seu organismo a responder muito melhor a alguns aspectos, que vamos conhecer mais detalhadamente logo abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=UQJsJ5YgL3U

O uso medicinal da acelga é mais popularmente feito na Turquia, onde essa planta tornou-se o principal remédio para o tratamento de diabetes. Isso se dá porque a composição da planta faz com que a glicose no sangue seja reduzida e consequentemente, as taxas de diabetes do organismo irão reduzir. A acelga também é muito usada no tratamento de neurite, que é uma inflamação nos nervos, é muito consumida para ajudar a fortalecer o estomago, tem uma enorme e eficiente ação antioxidante, ajuda a combater os cálculos biliares, tornou-se um dos principais medicamentos naturais usados para tratar problemas de circulação e tem um poder cicatrizante imenso. Além de todas essas funcionalidades para a medicina natural a acelga ainda é muito indicada para incrementar a dieta alimentar de pessoas que não tem o intestino que funciona corretamente, pois essa planta tem um poder laxativo muito bom e além de ajudar a eliminar mais rapidamente os alimentos consumidos, ainda vai evitar dores na região abdominal.

Já na cozinha, as propriedades da acelga também são as mais variadas possíveis. Ela é muito utilizada em saladas e pode ser consumida tanto de forma natural como cozida. Os pratos que podem levar a acelga são os mais variados possíveis e você pode ainda incrementar as suas receitas, inventando e ousando na cozinha com a ajuda da acelga.

O seu gosto é um pouco amargo, mas quando a planta é cozida, esse sabor desaparece totalmente e torna-se um pouco mais delicado.  As calorias desse alimento são baixíssimas e a quantidade de nutrientes extremamente elevadas, principalmente de Vitamina K, uma vitamina essencial para que haja a coagulação natural do sangue. Você também vai encontrar outras vitaminas como as do complexo A e C, fibras alimentares e muitas proteínas. Atente-se apenas para o consumo excessivo da acelga, pois ela tem em sua composição um nutriente chamado de ácido oxálico, que quando consumido em excesso pode prejudicar os seus ossos na absorção de cálcio, se você tiver problemas do tipo, evite comer a acelga crua.

Receita Deliciosa de Acelga Refogada:

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 01 Maço de acelga.
  • 02 Dentes de alho amassados ou bem picados.
  • ½ (meia) cebola media picada.
  • ½ (meia) colher de sopa com sal.
  • 02 colheres de sopa com óleo.

Com todos os ingredientes em mãos, basta seguir os passos abaixo para preparar corretamente a sua acelga refogada.

  1. Lave bem todas as folhas da acelga, corte os talos e reserve.
  2. Enrole algumas dessas folhas fazendo uma espécie de charuto e com uma faca, corte tiras bem finas.
  3. Em uma panela acrescente o óleo, o alho e a cebola. Frite bem esses ingredientes até que eles fiquem bem dourados.
  4. Acrescente a acelga e o sal. Misture tudo.
  5. Deixe a panela tampada em fogo médio por aproximadamente 10 minutos. O ponto certo é quando as suas folhas de acelga já estiverem um pouco escuras.

Agora é só consumir a vontade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *