Tipuana – Tipuana Tipu: Árvore Sul-Americana

A árvore ornamental conhecida popularmente como Tipuana tem como nome científico Tipuana tipu e pode ser conhecida também como Amendoim-acácia. A Tipuana pertence a família Fabaceae e pode ser encaixada na categoria de árvores e árvores ornamentais.

Tipuana - Tipuana Tipu: Árvore Sul-Americana

Tipuana – Tipuana Tipu: Árvore Sul-Americana

Os climas preferidos dessa planta são o mediterrâneo, o temperado, o tropical e o subtropical. A origem dessa árvores é a América do Sul países como Bolívia e Argentina. Pode chegar a atingir entre 9 e 12 metros, alguns espécimes de Tipuana podem passar os 12 metros. A luminosidade que essa planta prefere é a de sol pleno e o seu ciclo de vida é perene.

Descrição Da Tipuana Tipu

A Tipuana tipu é uma árvore florífera e decídua que tem uma copa bastante densa e ampla. Devido a isso essa árvore já foi bastante utilizada na urbanização em diversos países inclusive o Brasil. As cidades brasileiras em que se pode observar essas árvores com maior frequência é São Paulo e Porto Alegre.

Porém, nos últimos anos a Tipuana tem sido deixada em segundo plano em grande parte pelo seu grande porte, a fragilidade da sua madeira e também por que suas raízes são agressivas. As árvores Tipuana mais velhas, por exemplo, são muito suscetíveis a quebra e a ação de cupins quando não tem manutenção correta.

Tronco, Folhas e Floração

O tronco da Tipuana tem uma casca com um tom de cinza escuro e cuja superfície é rugosa e com fissuras. Uma boa alternativa para a fixação de plantas epífitas como as bromélias, orquídeas e as samambaias. As folhas dessa árvore são opostas, grandes e imparipinadas. Também são compostas por vários folíolos oblongos e verdes.

No final do inverno e na primavera a floração da Tipuana começa a aparecer em ramos que são axilares, pendentes ou terminais. A árvore fica repleta de lindas flores com um tom de alaranjado e que possui uma mancha pequena marrom na sua base. As suas flores são muito parecidas com as flores do pau-brasil. Os frutos da Tipuana são na forma de vagem, alados e indeiscentes.

Tronco, Folhas e Floração

Tronco, Folhas e Floração

O Cultivo Da Tipuana

O cultivo para fins de paisagismo da Tipuana é mais indicado em espaços grandes pelo fato de ser uma árvore robusto e frondosa. O crescimento dessa árvore é tido como relativamente rápido e por isso mesmo você pode fazer podas. Uma dica é deixar a primeira primeira bifurcação da planta crescer o máximo que puder, isso ajuda a evitar que os ramos pendentes e terminais encostem no chão.

Não é indicado usar a Tipuana na arborização de estacionamentos, calçadas, residências e nem mesmo no centro de canteiros, pois as suas raízes são muito agressivas e podem acabar destruindo o concreto. Em parques e praças o plantio da Tipuana pode ser bem interessante desde que mantida a devida distância de construções e pavimentações.

Dicas De Cultivo

Para que a sua Tipuana cresça saudável é importante escolher um local com sol pleno e de preferência com um solo fértil que seja enriquecido com matéria orgânica e profundo. A irrigação deve ser feita de forma regular no primeiro do cultivo, trata-se de uma planta que gosta de calor e umidade, porém, que aguenta o frio.

A multiplicação da Tipuana deve ser feita por sementes uma vez que não precisa de nenhum tipo de tratamento especial para possa germinar. Esse tipo de multiplicação é feito com facilidade.

Tipuana – Uma Árvore De Várias Nacionalidades

A árvore Tipuana tipu conhecida somente como Tipuana na América do Sul é bastante popular nos Estados Unidos onde é chamada de Rosewood. Alguns espécimes de Tipuana podem atingir mais de 100 metros de altura e 60 metros de largura, por isso mesmo são ótimas opções de árvores para fazer sombra.

O fato de as folhas crescerem em cachos é outro fator de encantamento nos locais em que essa árvore é cultivada. No final do verão é possível ver a Tipuana totalmente florida. Além disso, essa planta tem como fruto a sâmara que tem a sua semente na extremidade.

Pelo fato de ser uma árvore caduca em certo ponto do ano perde todas as suas folhas e assim lançam as suas sementes no período de janeiro a maio de cada ano. Apesar de a sujeira que esse lançamento de sementes causa é uma árvore encontrada em vários países. Para os bolivianos a Tipuana é o “Orgulho da Bolívia”.

Outro fato que gera preocupação em relação a Tipuana é o seu sistema radicular muito agressivo que exige precauções quando ela é cultivada próxima a edifícios, por exemplo, ou então em casas ou piscinas.

Evitando Danos

Apesar de as raízes da Tipuana serem muito agressivas é possível evitar certos problemas causados por ela. A dica é abrir valas perto da estrutura numa profundidade de mais ou menos 1 metro e em seguida encher com entulho ou mesmo com revestimento de trincheira, um plástico grosso resolve.

Curiosidade

A Tipuana é bem comum no sul da Califórnia e muitas das árvores da região fora invadidas por insetos chamados psilídeo Tipu. A origem do nome da Tipuana.

Espécie Invasora

A árvore Tipuana é vista como uma planta invasora em alguns países, basicamente uma planta invasora é aquela que não teve sua origem no local e que se multiplica muito rapidamente causando a morte de espécies endêmicas. A Tipuana é capaz de produzir massas de sementes e grande parte dessas sementes consegue germinar.

Além disso, as sementes da Tipuana tem a capacidade de suportar uma grande variedade de condições adversas desde uma temperatura de -4°C até uma terrível seca. A planta serve de alimento para cigarrinhas do tipo Ptyelus grossus.

A Tipu é uma árvore valente que consegue atingir entre 30 e 40 metros em Phoenix, Arizona nos Estados Unidos mesmo com o clima e os solos sem tantas condições. A necessidade de água é moderada para a Tipuana. O seu crescimento acontece de forma acelerada até que ela chega a forma adulta.

Uma árvore imponente, interessante e que consegue sobreviver até mesmo as condições mais adversas e complexas. O cuidado deve estar somente em não cultivá-la próxima a edificações devido as suas raízes agressivas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *