- Nome Científico: Artemísia Dracunculus.
A explicação do nome dracunculus, que vem do latim e significa “dragão”, pode ser explicada devido ao fato da planta ter uma raiz semelhante ao formato do animal.
Composição:
- Sais Minerais
- Iodo
- Vitamina A e C
Características da Planta: A erva estragão possui folhas no tom de verde escuro, que são pontiagudas e bem estreitas. Além disso, a erva pode atingir até 1 metro de altura.
Sabor e Aroma: Apesar de exalar um cheiro forte, a erva possui um sabor que apesar de picante chega a ser adocicado. Apesar de ter um nome inusitado, o estragão é uma planta medicinal que teve origem na Ásia Central e posteriormente foi utilizado na China 2.000 a. C. No entanto, a erva foi levada para outros lugares, tanto que algum tempo depois foi introduzida na culinária árabe, em seguida levada para alguns países da Europa.
Uso Terapêutico
O estragão é rico em taninos, flavonoides e cumarina, além de ter ação diurética e depurativa do sangue, o que significa que a erva pode ser eficaz em casos de retenção hídrica, dismenorreia e gripes. Além disso, diz-se que a erva é capaz de combater o mau hálito. No entanto, o estragão não é indicado durante a gestação. Portanto, se você quer comprovar os efeitos terapêuticos da erva, confira a uma receita básica do chá de estragão:
- 1 Colher de Chá de Estragão
- 1 Xícara de Água Fervente
Para o preparo do chá, basta ferver a água e deixar a erva descansar na água por, aproximadamente, 5 minutos.
Uso Culinário
Sucesso na culinária francesa, o estragão possui um sabor bem característico, mas que possui certa semelhança com o anis. Além disso, a erva tem a capacidade de estimular o apetite e, de quebra, acelera a digestão. Por possuir um sabor bem acentuado, o estragão é capaz de dar um toque todo especial em molhos, saladas, vinagres, peixes, omeletes, entre outros pratos. Além disso, a erva é versátil nos diversos preparos, pois permite seu uso na versão seca ou fresca, o que acontece também com outras ervas, como é o caso do orégano, manjericão, etc. Agora que já conhecemos as funções terapêuticas da erva e sabemos que mesmo que não seja tão difundido no Brasil, o estragão faz sucesso em muitos países, separamos algumas receitas super saborosas, para que você introduza a erva durante o preparo de seus pratos, confira.
Receitas com a Erva Estragão
- Omelete de Cebola com Alecrim e Estragão
Para começar, separamos uma receita bem simples, pois mesmo que você não tenha tanta intimidade com a cozinha, será capaz de preparar esta deliciosa receita.
Ingredientes Necessários:
- 4 ovos
- 1 colher de sopa de parmesão ralado
- 1 colher de chá de alecrim
- 1 colher de chá de estragão
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto
- 1 colher de azeite
Modo de Preparo:
Inicie mexendo os ovos e acrescentado as ervas, a pimenta e o sal. Então, coloque o azeite em uma frigideira e deixe aquecer bem. Em seguida, vire a mistura feita anteriormente na frigideira e deixe que os ovos cozinhem bem. Então tire a omelete da frigideira e acrescente o queijo ralado.
- Frango com Estragão
A próxima sugestão é para que você fuja um pouco do tradicional e aposte em um ingrediente que dará um toque todo especial do seu prato, o estragão. Confira nossa sugestão e não deixe de preparar a receita.
Ingredientes Necessários:
- ½ kg de frango cortado em pedaços
- 3 cebolas
- 2 dentes de alho
- 1 cenoura
- Suco de 1 limão
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- 1 colher de sopa de estragão fresco
- 1 xícara de vinho branco
- 3 colheres de óleo
Modo de Preparo:
Inicie lavando o frango e deixando os pedaços de molho na água, acrescentando o suco de limão. Em seguida, amasse os dentes de alho, pique a cenoura em rodelas pequenas e corte a cebola em anéis. Reserve. Agora, coloque o óleo em uma panela e assim que ele estiver bem quente, acrescente e refogue bem os ingredientes que foram resevados anteriormente. Novamente reserve os ingredientes em outro recipiente. Na panela em que os ingredientes anteriores foram reservados você deverá dourar o frango, acrescentando o sal e mexendo de vez em quando. Então, assim que os pedaços estiverem bem dourados, basta que você acrescente o vinho branco, o estragão e os ingredientes que foram cozidos no primeiro momento da receita e cubra com água. Então, deixe que a água reduza um terço e acerte o tempero do frango. Em seguida, coloque o frango em outra panela e bata o caldo que restou no liquidificador, pois eles formarão o molho que posteriormente será colocado sobre o frango.
- Peixe Ensopado com Estragão
Que tal incrementar seu peixe com o sabor inconfundível com a erva estragão? Então, a partir de agora confira nossa receita.
Ingredientes Necessários:
- 1 kg de peixe em postas
- ½ cebola
- 1 colher de estragão
- 2 colheres de óleo
- Cebolinha a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- 1 dente de alho amassado
- 4 tomates (picados e sem pele)
- 2 xícaras de caldo de peixe
- 1 colher (café) de bicarbonato
- 1 colher (sobremesa) de trigo
Modo de Preparo:
Inicie temperando o peixe com sal e pimenta a gosto e, em seguida, prenda as duas pontas do peixe com um palito. Reserve. Então, coloque o óleo em uma frigideira, acrescente a cebola e o óleo e assim que eles estiverem bem dourados coloque a metade do caldo de peixe e o tomate picado e sem pele. Agora, deixe que a mistura cozinhe por alguns minutos. Em seguida, junte o estragão e o bicarbonato de sódio, adicione o peixe e a cebolinha e deixe o peixe no fogo até que esteja bem cozido. Finalize reservando o peixe e adicionando, aos poucos, a farinha no caldo da panela até que a mistura fique bem encorpada. Então, acerte o tempero e acrescente o peixe no caldo feito anteriormente.