Tem certas plantas que parecem que fazem parte naturamente de um jardim. É como se sem elas faltasse algo naquele ambiente. Esse é o caso das palmeiras e para deixar o seu jardim ainda mais bonito, mais abaixo você encontrará as principais informações sobre uma espécie em especial, a Fênix.
Ficha Técnica
A Fênix é uma espécie de planta que está presente na família das Arecaceae e cientificamente recebe o nome de Phoenix roebelenii. Categorizada como uma palmeira, essa planta tem origem na Tailândia e no Vietnã, mas com uma popularidade incrível ao redor do mundo. Dessa forma, você facilmente encontrará essa espécie com outros nomes populares como, por exemplo, Palmeira anã, Palmeira fênix, Tamareira anã, Tamareira de jardim e muitos outros.
Essa planta não tem um porte muito grande, por isso a maioria dos nomes remete a uma planta anã, chegando a sua altura a no máximo 4 metros de altura. O ciclo de vida dessa planta é perene, o que significa que ela vai levar um tempo maior para completar a sua floração, podendo chegar até 2 anos e devido a isso, você terá folhas, flores e frutos nascendo durante um ano inteiro.
Formação da Fênix
Essa planta é uma palmeira bem ereta, com o tronco simples, bem fino e muito elegante. A maioria desses troncos é bem estreito na base e alargam-se um pouco mais quando chegam na copa da planta. Assim como o seu tamanho, que não ultrapassa os 4 metros de altura como vimos mais acima, a sua largura também não ocupa um espaço muito grande, chegando a medir 20 centímetros cada tronco.
A Fênix é uma planta dioica, ou seja, uma planta que possui sexo. Você vai encontrar espécies de Fênix masculinas e espécies femininas e cada uma dessas espécies terá um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento do tipo de planta, assim como suas características diferenciadas, apesar de poucas.
As flores da Fênix são amarelas e os frutos na cor vinho bem escuro. Estes são muito apreciados por pássaros e não existe a informação ou indicação de consumo por humanos. As folhas são todas compostas, pinadas e sempre em um verde bem escuro e brilhante, típico de palmeiras que costumamos encontrar. O tamanho dessas folhas são grandes, também detalhe muito comum nas palmeiras e no caso da fênix, chegam até 1 metro e meio de comprimento e os segmentos chegam a 20 centímetros.
Sobre o Cultivo da Fênix
Saber alguns detalhes sobre o cultivo da Fênix vai sim fazer uma diferença muito grande no resultado do seu plantio. A temperatura, por exemplo, é um fator completamente determinante para o bom desenvolvimento da planta. No caso dessa espécie, devido o seu local de origem, os climas Equatorial, Oceânico, Subtropical e Tropical são os ideais para manter a planta em perfeito estado.
Se você não possui naturalmente essas condições de temperatura, não significa que não pode ter o seu exemplar da Fênix entre as suas plantas. Você, nesse caso, precisa apenas dar condições referente a temperatura e iluminação para que ela se desenvolva bem, isso pode ser feito com a montagem de um ambiente ou uma simples localização planejada em seu jardim onde a planta irá receber o sol que precisa para crescer bem.
Já que estamos falando de sol, a Fênix vai preferir se desenvolver sob o sol pleno, mas caso o local não tenha essa condição (já que você pode cultivar a sua espécie em um ambiente interno), você pode deixá-la a meia sombra contanto que tenha uma boa quantidade de iluminação.
Essa espécie é bem resistente ao frio, apesar de comumente acharmos que palmeiras são plantas totalmente ambientadas em regiões litorâneas. Isso se dá porque aqui no Brasil elas são muito comum no nosso litoral, inclusive a Fênix está entre as mais populares palmeiras presentes nos jardins do nosso país e também em decorações de interiores.
Você vai conseguir cultivar a Fênix em diversos tipos de solo, essa planta não exigirá tanto assim de você quanto a isso. O único fator indispensável para o solo onde você irá plantar a sua fênix, é que ele tenha uma boa capacidade de drenagem. Esse fator se dá devido a planta não reagir muito bem a ambientes encharcados, podendo acontecer o apodrecimento das raízes, assim como a proliferação de fungos e outras doenças. Consequentemente, a sua planta pode morrer.
Dê preferência também aos solos mais úmidos ( sem encharcamentos como citamos) e ricos em matéria orgânica. Frequentemente, é importante que seja feita uma limpeza no tronco da sua palmeira Fênix para que todos os restos de folhas sejam retiradas. Mesmo não estando caídas, você também deve realizar uma espécie de poda com as folhas amarelas eliminando todas da sua planta. Quando for fazer essa limpeza, atente-se apenas para os espinhos que você vai encontrar em toda a planta. Evite, por esse motivo também, deixar a Fênix em ambientes onde exista uma grande circulação de crianças para evitar acidentes.
A reprodução da Fênix é feita através de sementes que são produzidas apenas pelas plantas femininas. Caso você queiras ter um cultivo mais largo dessa espécie, é indicado atentar-se sobre o “sexo” da sua palmeira e ter pelo menos um exemplar feminino no seu jardim.
Como Cultivar a Fênix
Se você se interessou por essa espécie, com certeza agora vai querer ter um exemplar em seu jardim. Nesse caso é importante ter alguns conhecimentos sobre o cultivo, além do que citamos mais acima, para que não haja nenhum erro na hora de plantar a sua Fênix. Vamos aos detalhes.
Quando for realizar o plantio, faça uma cova de profundidade que acomode bem a sua planta, dependendo do tamanho em que ela se encontra. Se tiver mais de 1 metro, é indicado que você utilize um tutor para que ela fixe-se bem na terra. Acrescente na cova, 1 litro de adubo animal de curral do tipo bem curtido, composto orgânico e areia. Isso vai além de adubar bem a sua planta, vai ajudar na hora da drenagem.
Nos primeiros dias, regue diariamente a sua palmeira até se certificar que ela está totalmente fixada ao solo.