Para aqueles que amam cultivar, ter um canteiro ou um espaço vazio é a inspiração para começar a escolher algumas espécies para plantar. Porém, nem todo mundo prefere investir unicamente em plantas ornamentais, arbustos e outros elementos paisagísticos.
Os que gostam de legumes frescos e saudáveis podem investir em uma bela horta! Para que isso aconteça, basta ter um pequeno espaço em um canteiro e muita força de vontade para fazer os alimentos se desenvolverem da forma correta, realizando uma boa colheita no final. Quer aprender? Leia este artigo até o final!
Primeiras Verificações
Antes mesmo de saber o que você vai plantar e comprar as primeiras sementes, antes é preciso fazer algumas verificações. Por exemplo, o seu solo deve estar apropriado para o cultivo de determinadas espécies, bem como o clima e os produtos necessários para complementar toda a sua plantação, como adubo, fertilizantes e outros elementos. Um outro ponto é sempre verificar se o espaço no seu canteiro é o suficiente para começar o cultivo de uma bela horta, explorando sempre a sua criatividade para estas ações.
Um conselho sempre é dado é prestar a atenção na espécie que se vai plantar. É preciso descobrir qual o nível de dificuldade para o seu cultivo: se você não tem muito tempo para observar o crescimento, opte por espécies mais práticas, inclusive para a colheita. Aproveite para verificar também qual o número de colheitas que devem ser feitas para as espécies escolhidas. Verifique várias dessas informações na hora da compra, nas embalagens das sementes adquiridas.
O Que Plantar?
Se você ainda está dúvida do que começar a plantar e ainda é um iniciante neste ramo, existem algumas espécies ideais que podem ajudar você na hora de cultivar e colher, sempre gerando alguns legumes frescos para as suas refeições de cada dia. Abaixo confira algumas ideias:
1. Couve-manteiga
2. Alface
3. Cebolinhas
4. Rabanetes
5. beterrabas
6. tomate-cereja
7. cenoura
8. Inhame
9. Ervas aromáticas
10. Milho-verde
11. Rúcula
12. Vagem
Preparando O Seu Canteiro
Antes de plantas as sementes, é preciso preparar o seu espaço ou canteiro. Existem algumas pequenas etapas que devem ser cumpridas para que o seu canteiro esteja pronto para receber os alimentos da horta.
O primeiro passo é afofar bem a terra, deixa-las sem muita compactação, já que existem muitas hortaliças por exemplo com raízes bem frágeis e que não conseguem se desenvolver em solos mais pesados. Evite sempre trabalhar com o solo molhado demais, deixando o mesmo sempre úmido ou seco, principalmente na etapa de afofar a terra. Trabalhar com o solo encharcado acaba deixando-o duro como um tijolo!
Dica: Dê forma ao seu canteiro de maneira que haja espaço para que você ande entre as sementes plantadas, sem esmagar as espécies. Você vai precisar se movimentar para realizar as irrigações, adubações e principalmente a colheita das espécies. Espaços muito pequenos acabam deixando a plantação sem muita utilidade, prejudicando até mesmo o solo onde se planta.
Na hora da preparação dos canteiros, é uma ótima ideia começar a misturar o adubo, deixando a terra bem fertilizada. Você pode usar substancias orgânicas e alguns minerais como os seguintes: húmus de minhoca, esterco bem curtido, terra vegetal, NPK ou ureia agrícola. Misture as substancias escolhidas em uma profundidade de 10 cm mais ou menos, sempre deixando os elementos bem mesclados em meio ao solo. Para não matar a sua planta, evite exagerar na quantidade de adubação, sempre respeitando quantidades e medidas recomendadas.
Dica: Depois de realizar a etapa de adubação, espere aproximadamente 10 ou 15 dias para que as substancias orgânicas e os minerais entrem em equilíbrio com a terra. Dessa forma, você consegue evitar futuros problemas com a sua horta, eliminado assim as dores de cabeça desnecessárias.
Plantio
Depois da preparação do canteiro e de dividir bem os espaçamentos, dando formato a uma verdadeira horta, é hora de começar o plantio de sementes ou mudas.
1. Plantando sementes: Para plantar sementes, comece abrindo pequenos sulcos no solo, cavando a terra em uma profundidade desejada. Depois, coloque as sementes cuidadosamente nestes espaços feitos. Vale lembrar que nem todas as sementes germinam, por isso é recomendado colocar sempre mais de uma delas na terra. Cubra as sementes assim colocadas com a terra fina ou então use serragens. Lembre-se que cobrir os torrões pode impedir a germinação das sementes!
2. Cultivando com mudas: Ao invés de sementes, você pode preferir plantar algumas mudas na sua horta. Para tal, é preciso cavar uma pequena cova, sempre posicionando as mudas com muito cuidado. Cubra a base com um pouco de terra e evite sempre quebrar as raízes, tomando muito cuidado na hora de colocar as mesmas nas covas. Para acomodar a sua mudinha, aperte a terra em volta para acomodar a plantinha. Um exemplo de planta que é preferível se plantar como muda, realizando estes procedimentos é o tomate.
As Primeiras Regas
Para terminar o processo de semeadura, o ideal é sempre fazer a irrigação logo que finalizar, já que é uma das etapas mais importantes da preparação da horta. Nos primeiros dias, o ideal é regar bastante, porém, usando uma linha fina de água para não encharcar as mudas, as sementes e muito menos o solo em si. Tudo isso acaba fazendo com que as regas dos primeiros dias de cultivo acabem se tornando bastante demoradas. Porém, vale a pena preservar todo o trabalho de plantio até agora em prol de uma horta bem cuidada e saudável.
Acompanhando O Desenvolvimento
Depois das primeiras regas, só que resta acompanhar o crescimento da sua horta. Dependendo do alimento, o crescimento não é imediato. Para colher, a maioria das plantas atingem de 5 a 10 cm de altura ou apenas demonstram maturidade para que as mesmas sejam colhidas. Geralmente estas informações específicas podem ser conferidas nas embalagens das sementes ou mudas para cada planta.
Aguardando a emergência das plantas e logo após a colheita, basta lavar muito bem os alimentos da horta e servir no almoço e no jantar, agradando todos aqueles que apreciam uma alimentação mais fresca e saudável!
Posts Relacionados
Saiba como ter uma horta bonita em casa adaptando aos recursos e espaços que você tem. Entenda como montar uma horta em apartamento sem prejudicar o crescimento das plantas. Veja como usar adubo na horta e qual é o tipo indicado para cada situação.