Muitas pessoas tem costume de cultivar plantas em suas residências, criar pequenos jardins, ter a natureza pertinho de si e de sua casa. As plantas são seres que trazem inúmeros benefícios ao ambiente, e esse hábito de manter um jardim em casa, além de ser bastante saudável, pois acaba fazendo com que a pessoa tenha uma atividade que acaba prendendo sua atenção, pelo fato das plantas exigirem uma série de cuidados para que se mantenham fortes, vigorosas e saudáveis.
O cuidado com as plantas também é uma atividade que traz paz e calma, funcionando como terapia e atividade antiestresse, para essa vida tão corrida e movimentada que levamos nas grandes cidades.
No entanto para cuidarmos das plantinhas é necessário uma série de cuidados e atividades, inclusive precisamos de ferramentas adequadas e apropriadas para que não causemos nenhum dano as espécies vegetais cultivadas, pelo fato de não sabermos usar ou realizarmos um mau uso dos equipamentos disponíveis.
A Jardinagem
A jardinagem nada mais é que o ato de cuidar e manter espécies vegetais com o intuito de o ambiente ficar mais belo e mais agradável. A Jardinagem está ligada a decoração e a ornamentação dos ambientes com a utilização de espécies vegetais.
Para realizar a prática da jardinagem não é necessário que a casa da pessoa tenha grandes espaços, basta que seja colocada em prática a criatividade, pois hoje em dia conseguimos cultivar plantas em vasos, painéis e até mesmo na parede de maneira vertical (os famosos jardins verticais).
No entanto as plantas exigem uma serie de cuidados e manutenção para que fiquem sempre verdes e bonitas, como por exemplo: regas, adubo, iluminação, temperatura agradável, ventilação adequada e etc.
Para realizar esse cuidado e manutenção para com as plantas, as pessoas precisam de certas condições, inclusive material – como por exemplo: as ferramentas.
As Ferramentas Básicas Usadas Na Jardinagem
A medida que cuidados de um jardim, é necessário que tenhamos algumas ferramentas básicas para que a nossa atividade seja facilitada e consigamos desenvolver a tarefa de cuidar das plantas com maior rapidez e qualidade.
O uso de ferramentas no cuidado das plantas é um dos benefícios que a tecnologia nos trouxe, pois com o uso das ferramentas podemos manter as plantas mais bonitas por um tempo maior.
Segue Abaixo Algumas Informações Sobre As Ferramentas Usadas Para Manutenção e Cuidado Dos Jardins:
a) Pá
A pá é uma ferramenta extremamente necessária para quem cuida de um jardim. Ela é uma ferramenta que apresenta varias funções e que nos dá a condição de mexermos com maior facilidade no solo.
Entre as funções da pá podemos citar ela sendo utilizada para cavar, para semear, para transplantar espécies vegetais e etc.
As pás apropriadas para o uso no jardim possuem o formato onde as extremidades são arredondadas com um ponto pequeno. Esse formato serve para ajudar a cavar a terra e não permitir que sejam criados buracos.
Caso no seu jardim apresente a necessidade de realizar a retirada de materiais mais duros e fortes, como por exemplo: as rochas, você pode realizar a aquisição de uma pá que tenha um lâmina plana e quadrada que será capaz de atender a esta necessidade.
As pás podem apresentar diversos tamanhos, sendo adequada para cada situação e tipo de jardim, por exemplo: temos pá larga e pá estreita (própria para locais apertados para evitar causar danos as plantas).
b) Rastelo
O rastelo é uma ferramenta que possui a função de fazer a retirada do solo de pasto e ervas daninhas, que são seres indesejáveis em nosso jardim.
De uma forma geral o rastelo possui 02 (duas) ou 03 (três) lâminas ou pontas, podendo apresentar uma forma reta ou mesmo curvilíneo.
Os rastelos de formato reto, geralmente apresentam uma haste de tamanho longo, e os rastelos de formato curvilíneo geralmente são usados manualmente.
Para as pessoas que possuem algum problema na coluna, os especialistas indicam que deve ser usado o rastelo que possui o cabo longo.
c) Tesouras
As tesouras são ferramentas multiuso para o seu jardim. Elas são ferramentas indispensáveis para quem deseja manter um jardim bonito, pois é através do uso dela que será feita a remoção de galhos, flores, folhas e ramos que se encontram secos e doentes.
No mercado especializado você irá encontrar diversos tipos de tesouras adequadas para a jardinagem. O mercado disponibiliza estas ferramentas com diversos tamanhos, formas e funções, cabendo você ter as que melhor se adéquam as necessidades do seu jardim.
A tesoura mais comum para jardinagem é a de podar, usada para controlar o crescimento das plantas e para fazer a retirada de partes doentes da mesma.
d) Enxada
A Enxada é uma ferramenta comumente ligada trabalho com a terra, e ela tem a função de auxiliar na organização do jardim, fazer a retirada de espécies vegetais daninhas e na criação de fileiras entre as plantas para melhor escoamento da água no jardim.
De uma maneira geral, as enxadas apresentam cabeças largas, triangulares e planas, sendo sustentadas por um cabo de madeira.
e) Luvas
A pessoa que trabalha com plantas necessita ter mãos saudáveis e na hora de mexer nas plantas e na terra é importante que o manejo seja feito com luvas.
As luvas funcionam como um equipamento de proteção, pois existem plantas que possuem espinhos, ou apresentem substancias toxicas, e com isso você não está com a sua mão diretamente nas espécies vegetais.
f) Mangueira
A mangueira é uma ferramenta útil para regar as espécies vegetais, principalmente nos jardins que apresentam grande extensão.
A boa utilização da mangueira permite que seja feita uma rega equilibrada, o que é fundamental para as plantas, pois estas precisam bastante de água, no entanto precisam receber na medida certa.
Uma forma interessante de fazer uso da mangueira, é optar por uma mangueira perfurada que fica colocada no chão, permitindo que a água seja lançada diretamente na terra, sendo esta hidratada de maneira suave, permitindo que as raízes das espécies vegetais tenham água de maneira continua e sem exageros.
Considerações Finais
Com algumas informações sobre as ferramentas básicas para serem utilizadas na jardinagem, agora é colocar a mão na massa e cuidar do jardim para que as suas plantas fiquem bonitas e fortes, trazendo vida e alegria para o ambiente.
De uma maneira geral, os especialistas recomendam que sejam usadas as ferramentas que possuem cabo com uma borracha, pois este material ajuda a ter uma maior tração, o que gera uma maior segurança no manejo das ferramentas.
Não esqueça que existe uma grande disponibilidade de equipamentos disponíveis, o que permite que a manutenção do jardim seja executada da melhor forma possível, bastando apenas disponibilizar tempo e fazer o uso correto das ferramentas.