A planta popularmente conhecida por Ripsális ou Cacto Macarrão (graças ao seu formato) é um cacto diferente e exótico.
Essa espécie vegetal é cientificamente chamada de Rhipsalis Baccifera e é oriunda das regiões tropicais do planeta (principalmente a América do Sul, América Central, América do Norte), no entanto elas estão espalhadas por todo o planeta – África, Ásia, Europa e Oceania.
A Rhipsalis Baccifera possui como sinonímia no reino vegetal as seguintes espécies vegetais: Cassytha Bacífera, Rhipsalis Cassytha e Cactus Parasiticus.
O Cacto Macarrão pertence a família botânica Cactaceae ou Cactáceas. Essa espécie vegetal se destaca por sua beleza e excentricidade, o que faz com que ela seja usada por decoradores e paisagistas, nas composição de ambientes interiores decorados com plantas.
A Família Botânica Cactaceae
As Cactáceas ou a família Cactaceae abrange 90 (noventa) diferentes gêneros que estão distribuídos em aproximadamente 1.400 (mil e quatrocentas) espécies.
As espécies vegetais dessa família se caracterizam por serem arbustivas, suculentas, com uma consistência dura (mas não apresentam lignina, que tornam a estrutura com aspecto lenhoso) e geralmente apresentam espinhos.
A maioria das espécies vegetais cactáceas que existem são nativas do continente Americano, existindo somente um gênero que é nativo da África.
Uma das peculiaridades dessa família são os diferentes tipos de caule que existem em suas espécies: cilindro, cônico, globo e espalmada. De uma maneira geral, o caule é ramificado e suculento.
As ramificações dos caules das cactáceas podem ser longas ou curtas e apresentarem folhas ou não. No entanto, existe a presença de espinhos, que geralmente ocorrem devido a transformação evolutiva das folhas.
Existem diversas espécies vegetais desta família que são utilizadas com plantas ornamentais (gêneros: Opuntia, Schlumbergera, Hylocereus e Cereus) e existem outras espécies que geram frutos comestíveis.
As Características do Cacto Macarrão
O Cacto Macarrão é uma espécie vegetal herbácea e epífita, e se caracteriza por ser um cacto diferente, sendo visto em arvores mais antigas, inclusive nas maiores cidades.
Essa espécie vegetal é muito comum nas regiões de Mata Atlântica, se destacando pelos ramos de formato cilíndrico, que formam verdadeiras cabeleiras de cor verde, sobre as árvores.
Apesar de ser um cacto com características de planta epífita, o Cacto Macarrão não prejudica as espécies vegetais em que ele vive hospedado.
O Cacto Macarrão se caracteriza por ser uma espécie vegetal de pequeno porte, atingindo uma altura que varia de 30 (trinta) centímetros até 90 (noventa) centímetros. Os ramos dessa espécie vegetal podem alcançar o comprimento 02 (dois) metros.
O Cacto Macarrão é uma planta que possui ciclo de vida perene, isto é, apresenta um ciclo de vida grande e longo, que no caso do reino vegetal é quando a planta vive um período maior que 02 (dois) anos.
O caule do Cacto Macarrão tem a sua composição em diversas partes (chamadas de artículos) que se ramificam bastante. Os ramos geralmente possuem formato cilíndrico e são pendentes.
A planta produz pequenos frutos de formato redondo, que no verão tem grande poder atrativo sobre aves e pássaros. Os frutos possuem cor branca e rosa.
O Cacto Macarrão é uma espécie vegetal que floresce geralmente na primavera e no verão. As flores possuem cor tendendo ao branco (esbranquiçada), e são compostas no decorrer dos ramos terminais.
O Cacto Macarrão pode ser cultivado em vasos e em placas de fibra de coco ou de xaxim, no entanto eles se dão muito bem quando cultivados em jardineiras e em cestas pendentes.
O Cacto Macarrão é uma ótima opção para a composição de jardins verticais, deixando cobertas paredes que possuem luminosidade a meia sombra, ou mesmo ambiente internos.
O Cultivo do Cacto Macarrão
O Cacto Macarrão é uma espécie vegetal típica de cultivo em clima tropical, no entanto ela é facilmente encontrada em locais que apresentam clima subtropical e equatorial, o que facilita a sua propagação e por isso se espalhou com extrema facilidade por todo o planeta.
Apesar de ser uma espécie vegetal que aprecia o clima quente e úmido, o Cacto Macarrão é uma planta que deve ser cultivada a meia sombra ou a sombra total, devido a isso, se dá o fato de encontrarmos essa planta junto a árvores antigas. O local ideal par ao cultivo do Cacto Macarrão é sob a copa de uma arvore, que irá gerar as condições ideais para o bom desenvolvimento dessa espécie vegetal.
O Cacto Macarrão exige cuidados semelhantes aos das plantas epífitas. De cor verde, essa espécie vegetal é uma folhagem que compõe muito bem com outras espécies vegetais como por exemplo: as orquídeas, as samambaias e as bromélias.
O Cacto Macarrão é uma planta que deve ser cultivada fazendo a aplicação de substrato apropriado para as espécies vegetais epífitas, sendo indicado o mesmo aplicado para as orquídeas (fibra de coco aliada a composto orgânico), podendo ser plantada e cultivada em vasos, arvores e até mesmo em paredes.
O Cacto Macarrão é uma espécie vegetal que deve ser regada com regularidade, e a planta aprecia a umidade, contudo o solo não deve ficar encharcado, pois essa situação pode ocasionar o sufocamento das raízes, o que pode levar o Cacto Macarrão à morte.
O ideal é que o Cacto Macarrão seja regado ao menos 02 (duas) ou 03 (três) vezes a cada semana. Faça a rega de maneira que o substrato não fique seco, isto é, mantenha o solo ligeiramente úmido, essa condição é importante para o bom desenvolvimento da planta.
O solo ideal para o cultivo do Cacto Macarrão é aquele que possui uma boa capacidade de drenagem, para absorver a água utilizada na rega dessa planta.
Apesar de o Cacto Macarrão ser uma planta típica de locais quentes, ela consegue tolerar e suportar o clima frio e as temperaturas mais baixas.
A Multiplicação do Cacto Macarrão
O Cacto Macarrão é uma espécie vegetal que se multiplica de 02 (duas) maneiras diferentes:
- Por dispersão de suas sementes;
- Por Estaquia;
A multiplicação por dispersão das sementes consiste em espalhar as sementes geradas pelas flores do Cacto Macarrão. As sementes podem ser espalhadas de maneira natural, pelo vento e pelas aves quando se alimentam dos pequenos frutos, e pela ação do ser humano, que coloca as sementes em situações aptas para o cultivo do Cacto Macarrão.
A multiplicação por estacas consiste em formar pequenas estacas das pontas dos ramos do Cacto Macarrão. Essas estacas são cortadas com a presença de ramos e folhas, e são colocadas em covas com o substrato ideal para que possam se desenvolver e gerar um novo Cacto Macarrão. As estacas devem ser feitas no começo da primavera ou no fim do inverno.
Pingback: Tudo sobre o Cacto-macarrão (Rhipsalis baccifera) - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores