Significado da Flor Tulipa

O meio ambiente sempre fez parte da vida das pessoas, não é verdade? Pois é. Durante muitos e muitos anos, a nossa dependência era direta e 100% da natureza: de lá, nós tirávamos os nossos alimentos e outras coisas que precisávamos para poder sobreviver. Com o passar do tempo, fomos nos distanciando do contato com a natureza, porém sempre dependendo 100% dela.

Nos últimos tempos ( e quando falo últimos tempos, é desde a Idade Média até os tempos atuais), a dependência do Ser Humano na Natureza atingiu níveis que antes não eram sequer pensados. Isso significa que nós estamos exigindo do planeta Terra muito além do que ele pode nos fornecer. Isso em uma escala mundial pode ser tão prejudicial que a extinção humana pode até ser cogitada em um período muito mais cedo do que se esperava.

Durante a Idade Média, os Europeus começaram a buscar terras à oeste, chegando até o continente americano. E, por aqui, promoveram o maior saqueamento da história, levando as riquezas para Europa, além de escravizar e ou exterminar a população nativa que, inocentemente, achava que essas pessoas eram homens enviados pelos deuses.

Com a exploração dos recursos naturais, muitos danos ambientais foram causados, tendo essas atividades evoluído a tal ponto que os problemas ambientais deixaram de afetar uma escala regional para chegar a uma escala mundial, levando várias nações a tomar medidas emergenciais para poder frear os causadores de problemas como a poluição.

Os seres humanos, como bem naturais que são, sempre preferem ter uma companhia para si, não é verdade? Alguns optam por outro ser humano. Mas existem aquelas pessoas que gostam de se cercar de animais ou de plantas, pois eles transmitem o que há de mais puro na natureza, deixando o ambiente mais leve. E em se tratando de plantas, existem várias delas que podem trazer o equilíbrio para o seu lar ou ambiente específico.

No artigo de hoje, iremos falar um pouco mais sobre a tulipa e o seu significado. Vamos lá?

A Tulipa

A Tulipa é uma planta angiosperma, ou seja, têm flores, sendo que é bastante reconhecida pelo seu formato, que é a de uma flor solitária na ponta do caule, tendo seis pétalas. As suas formas, bem como também suas cores são bastante variadas, sendo que muitas espécies híbridas fizeram com que outras características fossem avaliadas, como as pontas das pétalas, tons matizados, entre outros.

O bulbo da tulipa possuí alcaloides e cristais e oxalado de cálcio. Quando estes são manipulados, podem liberar um pó que causa diversos problemas de saúde ao ser humano, tais como rinite, conjuntivite e pode até mesmo desencadear uma crise de asma na pessoa.

Clima Propício Para o Cultivo

O clima preferido das tulipas é o temperado. Por conta disso, na Europa, os bulbos são plantados no outono, para que possam maturar durante o inverno e, assim, florirem na Primavera. Dá para notar, então, que ela não é muito familiar ao clima brasileiro, que é subtropical. Por conta disso, ter tulipas por aqui é uma tarefa muito difícil, sobretudo pela falta de temperaturas mais amenas. Mas isso não significa que a planta não possa ser cultivada aqui! Para que ela possa durar mais tempo, é recomendado que seja comprada as mudas que já tenham botões exuberantes, pois, a partir do momento que ela consegue brotar, a sua duração cai para mais da metade do tempo.

E, quando a flor começar a murchar, o ideal é que você corte a flor murcha e plante novamente. Dessa forma, você conseguirá com que a Tulipa passe por mais uma floração. É necessário que, além das flores, recorte também as folhas e retire os bolbos do substrato para que eles possam ser limpos (com uma escova macia, por exemplo).

Uma forma de fazer com que o calor fosse combatido e a flor pudesse ficar um pouco mais refrescada foi a adição de pedras de gelo no meio da terra onde o substrato está plantado. Dessa forma, fica mais fácil emular as condições europeias que a planta tanto gosta. Uma outra forma de despistar o clima brasileiro é colocar a tulipa em um local onde ela fique protegida dos fortes raios solares, bem como, também, que não receba ventos muito fortes. Dessa maneira, a planta ficará muito mais protegida e durará mais tempo em seu ambiente.

Significado da Tulipa

Como muitas coisas de nossa vida, a tulipa também tem toda uma história sobre a sua origem. A dela conta de um príncipe que estava apaixonado por uma moça. Porém, essa moça vem a falecer e quando ele descobre, passa a ficar tão triste que comete suicídio em um precipício. Cada gota do sangue derramado, então, deu origem à tulipa vermelha, tendo ficado para ela o significado de “Amor Perfeito”. Ou seja, uma história bastante trágica e, ao mesmo tempo, interessante.

Significado da Tulipa

Significado da Tulipa

É bem provável que as tulipas já faziam parte do homem primitivo há milênios. Mas, por conta de seus efeitos colaterais para nós e com o desconhecimento de como ela poderia nos prejudicar fez com que ela ficasse “isolada”, ou, até mesmo, manipulada com um certo cuidado pelas pessoas.

A tulipa é empregada em vários tipos de coisa. Um exemplo é o jogo Super Mario World, no qual um dos poderes para o jogador vêm em forma de uma tulipa vermelha.

Como Fazer Meu Jardim?

Fazer um jardim não é muito difícil. Você precisa apenas tomar cuidado para saber se há local suficiente em seu quintal para isso. Se sim, você necessitará fazer um buraco de aproximadamente 40 centímetros de profundidade. Feito isso, pegue a terra resultante do escave e, munido com fertilizantes e adubos, misture nessa terra. Logo depois, coloque a terra de volta ao buraco. A adição de minhocas também pode ser bastante benéfico, haja visto que o animal além de produzir o humus, que é bom para a planta, ajuda a fazer diversos buracos na terra, o que favorece a ventilação.

É necessário cultivar as espécies em vasos pequenos no início, para que elas possam chegar até o jardim definitivo mais fortes e saudáveis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *